Páginas

20 de fev de 2010

Encontrro de Aliança

22 de fevereiro de 2010

Por sub-Fraternidades de Aliança

ou seja, separadamente,
DCAs que servem
no DJC Cascavel,
no DJC Fortaleza,
no DJC Palmácia,
no DJC Manoel Sátiro,
no Ministério Geral de Acompanhamento,
no Ministério Geral de Desenvolvimento Integral,
no Apostolado Geral das Artes,
na Missão Graça e Paz.
Local: casas do DJC

19:00h – Oração

19:30h – Partilha, encaminhamentos, etc

Importante relembrar que, todos nós DCAs formamos uma só Fraternidade de Aliança, referenciada na Casa Graça e Paz (Mucunã, Maracanaú). Desta forma, todos os DCAs são acompanhados por mim.

Por conta da dimensão do Apostolado, esta única Fraternidade de Aliança está organizada em sub-Fraternidades de Aliança.
Portanto, aonde os DCAs estão exercendo o seu apostolado, todos devem mesmo ser co-responsáveis, embora um DCA esteja coordenando os demais DCAs e o organismo no qual estão servindo no seu conjunto.

Por exemplo: no DJC Cascavel, todos DCAs que estão servindo nele são responsáveis pelo mesmo, embora a DCA Leila Lemos seja a Acompanhante Local e tudo o que se refira ao DJC Cascavel necessite do seu consentimento, direto ou indiretamente. Aí, todos DCAs são acompanhados por mim. Desta forma, a título de exemplo, espera-se que os DCAs não precisem ficar sendo "puxados" pelo DCA que está à frente, uma vez que todos DCAs juntos é que devem animar e orientar as outras pessoas que estão caminhando na Obra DJC. Da mesma forma deve acontecer nos outros DJCs Locais e demais organismos do DJC.

Somos uma só Fraternidade de Aliança.

Morando ou servindo em locais diferentes, precisamos estar unidos espiritualmente, atentos à disciplina comum lembrada na Agenda da Caminhada Discipular e obedientes aos nossos estatutos.

Desta forma, com passos firmes e concatenados entre si, permaneceremos um só DJC, "evangelizando como exército em ordem de batalha" e sem ficar dando murros em ponta de faca.
Finalizando, nosso Encontrão de Aliança todas as segundas segundas-feiras de cada mês é fundamental para a vida e a missão do nosso DJC, da mesma forma que os encontros das sub-fraternidades de Aliança todas as quartas segundas-feiras. Além disso, é fundamental o Conselho Geral todas as primeiras-segundas!

Não caiamos na tentação do inimigo e observemos sempre a nossa disciplina pessoal e comum, pois como a própria Palavra de Deus nos lembrava, a disciplina é a nossa vida. Ou seja, sem ela, nós morremos, seja individualmente seja comunitariamente.

21:00h – Oração final

Força na caminhada discipular!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira

17 de fev de 2010

Quaresma e CF 2010


A quaresma (quarta-feira de cinzas ao domingo de ramos) é um grande retiro de espiritualidade popular, como preparação próxima para a Semana Santa, especialmente para o Tríduo Pascal. Relembra tanto a jornada de quarenta anos do povo de Israel da casa da escravidão para a Terra Prometida, como os quarenta dias de Jesus no deserto antes de iniciar a sua missão. Nós também precisamos de um tempo oportuno (simbolizado no número quarenta) que seja suficiente para escutar Deus e, caminhando com Ele, ser plenamente realizados em nossa vida e missão.


“Convertei-vos e crede no Evangelho!” Esta exortação de amor será pronunciada repetidamente aos nossos ouvidos durante o tempo quaresmal, almejando realmente iluminar a nossa mente e tocar o nosso coração.

Crer no Evangelho significa acreditar em Jesus e acolhê-lo como Senhor e Salvador.

Vendo a nossa triste condição de pecadores doentes, concupiscentes, influenciados negativamente pelas coisas ruins existentes no mundo, e atacados sistematicamente por Satanás, o Divino Pai Celestial se compadeceu da nossa miséria e nos concedeu a salvação em Jesus.

Jesus é a plena manifestação do amor salvífico de Deus por cada um de nós. Não veio para condenar, mas para salvar; para que todos tenham vida, e vida em abundância. Porém, da nossa parte, livres e conscientes, precisamos ter fé nele a fim de que a graça da salvação seja uma realidade em nossa vida pessoal, familiar e comunitária.

A atitude de fé pressupõe a conversão, de modo que nem todos que dizem “Senhor, Senhor entrarão no Reino dos Céus, mas aqueles que fazem a vontade de Deus”. Conversão na Bíblia é metanóia, mudança de trajetória e de mentalidade, que se realiza na prática numa opção fundamental por Jesus, no Caminho do Evangelho que conduz para a Verdade e a Vida.

Quem realmente aceita Jesus como Senhor e Salvador, renuncia satanás e todas as suas obras; muda de caminho quando o seu caminho não está de acordo com o caminho de Deus; arrepende-se com sinceridade de todos os pecados e erros cometidos; vai fazendo por onde sair das trevas para a luz, do ódio para o amor, do egoísmo para a solidariedade, da morte para a vida, da maldição para a bênção, do “nada” para o “ser”.

Precisamos nos converter dos nossos pecados pessoais... Mas a Igreja vem nos lembrar que também precisamos nos converter dos chamados pecados sociais. Direta ou indiretamente, por pensamentos e palavras, atos ou omissões, somos responsáveis por tudo que não presta no mundo; aquelas estruturas de morte que escravizam e matam, distanciando a sociedade atual do plano original do Criador: drogas, violência, destruição da natureza, desemprego, fome, etc. Temos uma parcela de culpa e por isso precisamos cooperar com Deus, fazer algo para reverter, ou melhor, para converter a situação, a fim de que surjam “novos céus e nova terra”.

Por isso que em cada quaresma, inicia-se também uma Campanha da Fraternidade. Sempre é abordado um desafio da atualidade, em vista de que, ao ser refletido e julgado por todos à luz da Palavra de Deus, possa ser combatido mediante ações concretas a curto, médio e longo prazo.

Este ano a Campanha da Fraternidade é ecumênica e aborda a economia mundial, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”(Mt 6,24). Esta reflexão se tornou ainda mais necessária depois da crise econômica mundial de 2008-2009.

De fato, existe uma estrutura econômica capitalista mundial que efetiva o permanente enriquecimento de “ricos cada vez mais ricos às custas de pobres cada vez mais pobres”. Somada às crises de valores e de espiritualidade, o resultado de tudo isso é evidente e vão sendo armadas verdadeiras bombas sociais que mais cedo ou mais tarde vão explodindo em forma de aquecimento global e diversos desastres naturais(a natureza também reage aos ataques do consumismo irracional), guerras, terrorismo, gangues, seqüestros, drogas, etc

“Convertei-vos e crede no Evangelho!” Deus Pai quer nos salvar em Jesus para que tenhamos vida, e vida em abundância, que comece já nesta terra e se prolongue por toda eternidade. Vida em plenitude para a pessoa, sua família e para a humanidade em geral. Salvação para o homem todo e para todos os homens de todos os tempos e lugares... Sejamos sábios e humildes! Durante esta quaresma possamos dar mais tempo para meditar a Palavra de Deus e enxergar a realidade com os olhos de Jesus. O Espírito Santo vai nos revelar que existe um Deus que nos ama infinitamente e que Ele sempre tem razão em tudo o que diz e faz. Haveremos de nos converter mais e mais e na mesma fé vamos ressuscitar (indivíduo e sociedade) para uma vida nova e abundante em Jesus Salvador.


Pe. Marcos Oliveira

12 de fev de 2010

Nossos blogs têm ajudado muito no Reavivamento 2010


Nosso Deus é comunicação desde toda eternidade... Comunicação entre si: Pai, Filho e Espírito Santo em permanente diálogo. Comunicação ad extra, pois desde sempre quis se revelar à humanidade.

A comunicação favorece a articulação, a integração e a irmandade.

Por isso que diálogo é diferente de diabo... Deus é diálogo, pois une, articula, integra. O diabo divide, atrapalha, desarticula.

Portanto, não é de estranhar que a grande tentação do inimigo é sempre não deixar se comunicar e nem dialogar para poder atrapalhar, destruir e confundir.

Sempre falamos que o DJC, reavivado no Espírito Santo, deve estar de pé, como exército em ordem de batalha, pois é assim que está escrito na profecia de Ezequiel.

Para tanto, no DJC deve haver comunicação em rede e os membros dialogando entre si.

Eis a razão pela qual incentivamos tanto a Rede Discipulado na Internet (blogs) e o Irmanador (jornal). Tudo vai ficando mais fácil, mais articulado, mais integrado.

Como exemplo, basta ver o que está acontecendo com o Reavivamento 2010. Quem tem acompanhado nossos blogs, está por dentro de tudo: orientações, informes, formações, diretrizes, etc

Desta forma, o resultado é que o Reavivamento está sendo bem encaminhado, com divisão de responsabilidades, todos sabem que é um evento geral da nossa Disciplina Comum (todos os esforços devem se concentra nele), programação, etc

Continuarei lembrando essas "coisas" pois muitas vezes a tentação é que nos esqueçamos delas e fiquemos "dando murro em ponta de faca".

"Quem não comunica se entrubica".

Valorizemos a ministerialidade no DJC, leiamos sempre nossos blogs e o Irmanador. Aí vamos entender os "porquês" de muitos encaminhamentos, vamos ficar a par do que está acontecendo e cada vez mais amar e ajudar o DJC.

Graça e Paz!

Pe. Marcos Oliveira

8 de fev de 2010

Que bom ver o DJC evangelizando em rede



Sempre tive a certeza que não é um isoladamente que evangeliza, mas a Igreja toda, e dentro dela cada obra, sempre na graça do Espírito Santo.

Sendo o nosso DJC essencialmente católico, ele traz em si o DNA católico...

Por isso muito me alegra ver o DJC evangelizando em rede, tendo à frente um só objetivo geral, mas se articulando na pluralidade dos seus diversos órgãos, sendo diferentes as responsabilidades na dinâmica da ministerialidade.

Este Reavivamento 2010 tem demonstrado muito o quanto crescemos na ministerialidade e responsabilidades, tendo à frente os diversos Conselheiros Gerais.

Isto se torna mais evidente ainda quando, apesar de estar operado, por conta de ter quebrado o tendão do joelho, o Reavivamento vai ser realizado, o pessoal está determinado, cheio de parresia, superando dificuldades e tudo aponta para ser um grande momento de experiência de Deus.

Vejo também os diversos Conselheiros Gerais e blogueiros dando mais vida no nosso site, e gosto de lembrar estes pontos porque é desta forma que a gente vai se articulando, crescendo e partilhando.

Que bom ver o DJC evangelizando em rede, pois é desta forma que temos eficácia para pescar no grande mar da desafiante sociedade moderna.

Feliz Reavivamento 2010. Deus abençoe todos os Servidores!

Pe. Marcos Oliveira

3 de fev de 2010

Apegue-se a promessa-tema do Reavivamento 2010


É importante confiar na Palavra de Deus
e apegar-se a sua promessa
para receber as suas bênçãos.

Por isso que hoje,
em preparação para o Reavivamento no Espírito Santo,
proponho que você comece a se apegar ao tema deste ano,
decorá-lo mesmo,
e fazer dele um ato de fé.

Pense na sua vida ou das pessoas por quem estás intercedendo e Diga:

O meu Deus faz os mortos viverem
e chama à existência aquilo que não existe !

Quais são os sinais de morte? Quem são as pessoas mortas?
Creia e tudo isso vai ser vencido, essas pessoas ressuscitarão no Reavivamento 2010.

O que ainda não existe? O que para você é impossível?
Deus vai providenciar, pois para Ele nada é impossível!

Participe do Reavivamento com esta fé.
Esta promessa vai ser realizada na sua vida!

Pe. Marcos Oliveira

2 de fev de 2010

Rumo ao Reavivamento no Espírito Santo



O Reavivamento no Espírito Santo (da pessoa ou do grupo)
faz parte da espiritualidade cristã na medida em que:

- No batismo recebemos a salvação

- Mas esta graça precisa ser sempre renovada, atualizada:

tanto individualmente (reaviva o dom de Deus que há em ti)

como coletivamente/grupalmente (reaviva a tua obra, Senhor, no decurso dos anos)

- É a única e mesma graça que recebemos no Batismo (a graça do Espírito Santo) que é renovada, que é atualizada. Mas ao mesmo tempo esta renovação já é por si mesma uma nova graça, pois vamos crescendo na salvação: experiência do amor de Deus, conhecimento de Deus, cura, libertação, carismas, etc.

- O Reavivamento no Espírito Santo tem por fim a vida nova do participante, o seu renascimento, a sua ressurreição, pois "o nosso Deus chama à existência aquilo que não existe e ressuscita os mortos".

- Por isso é fundamental que todos os Servidores do Reavivamento sirvam no poder do Espírito Santo e em Nome de Jesus: pregação querigmática do amor de Deus com parresia, orações de bênção com autoridade e poder, orações de cura e libertação, oração de efusão do Espírito Santo, livre uso dos carismas, celebração dos sacramentos com mistagogia (além da eficácia dos mesmos, é muito importante que eles sejam vivenciados por cada fiel), etc


Já agora:

- Que todos os Servidores possam desde já se colocar numa atitude de oração preparatória, de rendimento incondicional ao Espírito Santo.

- SERVIDORES: IMPORTANTE REVER/REZAR O SUBSÍDIO DO RES !

- Que se faça um grande trabalho de motivação e pescaria: propaganda na rádio Dom Bosco, faixas, cartazes, panfletagem, letreiros nos muros e rodovias, cópias do cd de músicas do repertório e propaganda, (colocar este cd pra tocar em casas, colégios, bares, carros de som), convites em missas, programas de rádio e outros eventos, convites boca-a-boca, pescaria corpo-a-corpo, organização de caravanas,  que os siloés e outros encontros do Discipulado possam motivar o pessoal a ir para o Reavivamento (sobretudo realizando o encontro de oração RUMO AO NOVO PENTECOSTES) etc

- Que todos que vão participar do Reavivamento sejam motivados a também se render incondicionalmente a Graça de Deus.

- É importante que todos comecem a se render, e que ao mesmo tempo todos ajudem a pescar outras pessoas. Tudo isso já é REAVIVAMENTO NO ESPÍRITO SANTO. Convidar mesmo quem você acha que não iria participar. Apenas pesquemos com alegria e veremos muitas bênçãos de Deus serem derramadas e vidas novas que serão colhidas.

- Sim, além de motivar quem já é do DJC, expandir a pescarria para além-fronteiras, pois "não podemos ficar pescando em aquário".


Feliz Reavivamento 2010 !!!


Quanto a mim, estarei lá, na Tenda da Misericórida, ministrando o Sacramento da Reconciliação e Orientação Espiritual. Espero você para este encontro com o amor de Deus que salva, cura e liberta!

Pe. Marcos Oliveira


NOTA: O ENCONTRO DE ALIANÇA DO DIA 08/02 VAI SER POR SUB-FRATERNIDADE E SOBRE O REAVIVAMENTO. Favor conferir na Disciplina Comum ao lado, lá em cima!