Páginas

29 de jun de 2010

Blogueiros do DJC em ação



Sempre venho relelembrar a importância dos blogs do DJC.

Favorecem bastante nossa articulação, irmanação e formação permamente.

E vejo com alegria o número de discípulos que acessam a internet em visível crescimento, bem como nossos blogs que estão ficando mais bonitos e cada vez mais atualizados.

O caminho é este.

Nunca esquecer de que os responsáveis pelo DJC real são os mesmos por eles responsáveis no mundo virtual.

Também, só fazer postagem com oração, discernimento, bom conteúdo e beleza.

Até mais!

Pe. Marcos Oliveira

28 de jun de 2010

Encontro de Aliança 28/06/10


Graça e Paz DCAs!

Conforme nossa Disciplina Comum (estatutária), hoje, 28 de junho de 2010, quarta segunda-feira do mês, às 19h, temos nosso Encontro de Aliança.

O mesmo vai ser realizado separadamente por sub-Fraternidades de Aliança, tendo bor base a dimensão do apostolado, ou seja:

Por DCAs que servem num DJC Local

e por DCAs que servem exclusivamente num Ministério, Discipulado ou Apostolado Geral.

Eu sirvo sozinho no Ministério Geral de Acompanhamento, Edmar serve sozinho no Ministério Geral de Desenvolvimento Integral e Helton é o único DCA existente no Apostolado Geral das Artes. Mesmo assim, também nós devemos reservar um tempo a sós, e em comunhão com todo DJC, realizar nosso encontro de aliança individual.

Porém, neste Encontro de Aliança, o DCA que está à frente do mesmo poderá ampliá-lo ou usar de criatividade, inclusive permitindo que o mesmo acolha, por exemplo, a participação de outros servidores do DJC. Desta forma, apesar de preencher o tempo próprio para o Encontro de Aliança, o mesmo atenderia nossos estatutos, mesmo não sendo mais encontro de aliança propriamente dito, ou um outro evento, etc

Eu, por exemplo, no horário deste Encontro de Aliança, estarei com os vocacionados na Casa Graça e Paz. Então meu Encontro de Aliança hoje será, na verdade, um Encontro Vocacional.

O certo é que hoje todos DCAs devem se encontrar, a sós, ou com a participação de outras pessoas, ou numa confraternização, ou numa formação, etc

Tendo em vista que sou o responsável pela Fraternidade de Aliança, deverei ser sempre consultado para dar meus encaminhamentos e orientações também.

Em tempo:

1 - A internet já é muito acessível em todas localidades e já faz um bom tempo que a gente vem enfatizando a mesma como intsrumento de comunicação e articulação de todo DJC. Na sociedade, se uma pessoa não receber uma carta do banco porque não atualizou o endereço, a responsabilidade não é do banco, mas da própria pessoa, devendo a mesma arcar com todas as consequencias possíveis pelo fato de não ter sido devidamente informada. De igual modo, se um DCA não sabe desses encaminhamentos que a gente vem dando através deste blog, a responsabilidade não é mais nossa, mais do próprio DCA que, mesmo quando não venha a saber navegar na internet, tem toda facilidade para que algum familiar, amigo ou irmão de caminhada possa ajudá-lo.

2 - Já está sendo distribuído o Irmanador 23 para o trimestre julho-agosto-setembro. Favor, se possível, todos possam pagar já no ato do recebimento, pois isto facilita nossa vida junto à Gráfica Encaixe.

Muito obrigado!

Sempre a serviço de Jesus, da Igreja e do DJC!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral

19 de jun de 2010

Reunião do Corpo de Apostolado Geral


Hoje, 21 de junho, às 19h, terceira segunda do mês, segundo a Disciplina Comum do DJC, é dia de reunião do Corpo de Apostolado Geral, mais conhecida como reunião dos servidores do DJC.

Como vem sempre acontecendo, a reunião será realizada separadamente:

Por DJCs Locais
Para todos que servem num DJC Local, a reunião será na casa do DJC Local (Corpo de Apostolado Local), sob a coordenação do Acompanhante Local.

Por Ministérios Gerais ou Missão
Todos os que servem num Ministério Geral ou Missão, a reunião será na respectiva casa de referência. No momento temos a Missão Aos Pés da Cruz que vinculada ao Apostolado Geral das Artes como Ministério Geral de Música, haverá de se encontrar na casa do Apostolado Geral das Artes sob a coordenação do Helton.

Porque falo de terceira segunda, horário e até de local? Porque tudo isso tem a ver com a nossa disciplina comum e referência para todos que já estão servindo, bem como aqueles que ainda vão começar a ser servidores.

Tudo isso facilita nossa articulação como um só DJC e também cultiva nossa identidade, para evangelizarmos com eficácia e unção, como um exército em ordem de batalha. Vários batalhões, cada qual no seu posto e local de referência, mas um só exército espiritual.

Contribuição Fiel e/ou Apoio
Em tais reuniões de servidores, peço para que os responsáveis motivem todos a serem contribuintes fiéis, pois isto muito ajudará o DJC a continuar evangelizando e crescendo. De igual modo, todos servidores podem incentivar os outros discípulos a também serem contribuintes fiéis. Além de que, pessoas que não caminham no DJC, também podem nos ajudar seja como contribuintes fiéis, seja como apoiadores. No tocante a este assunto, maiores informações e orientações com a Socorrinha. Ela agora voltou a ser exclusivamente do Apostolado da Infraestrutura.

Confraternização Graça e Paz
Dia 31 de julho, último sábado, será a Confraternização do DJC, na Casa Graça e Paz, à tarde e à noite. Por isso não teremos nem Encontro de Aliança e nem Vocacional em julho, para que todos possam estar presentes.

Irmanador 23
Já está prestes a ser distribuído o Irmanador Discipulado 23. O bom mesmo é que, se possível, os exemplares sejam pagos no ato do recebimento.

Discipulado na Internet
Motivar todos a sempre visitarem nosso blog geral, que possui os links dos demais blogs do DJC, repetindo no virtual nossa estrutura básica real. Eis o nosso endereço no continente digital: http://www.djcgeral.blogspot.com/. Você sabia? Nosso papa Bento XVI está tão atualizado que foi ele quem cunhou este termo "continente digital"?

Graça e Paz!

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral

13 de jun de 2010

Discipulado de Jovens no rumo certo


Após duas missas que celebrei nesta manhã de domingo, fiz uma visita ao Encontro de Espiritualidade do Discipulado de Jovens, lá na Casa Graça e Paz, em Maracanaú.

Sob a coordenação da Edilma e ajuda de adultos provenientes de DJCs Locais e do Apostolado Geral das Artes, o encontro transcorria com serenidade e unção com a bela participação de muitos jovens provenientes de municípios aonde o DJC tem centros de evangelização.

Este é o primeiro encontro de espiritualidade do Discipulado Geral de Jovens. Vejo que estão no rumo certo.

Agora é o momento de organizá-los ainda mais em Fraternidades Cristãs, orientá-los para pescar outros jovens e assim possam ir crescendo em qualidade e quantidade.

Estes Jovens são dons de Deus para o DJC. Na hora da pregação da Leila, escutei-os proclamando em pé, cheios de fervor, que estavam protos para partir em missão, como exército emm ordem de batalha.

Como acompanhante geral e pároco, minha agenda é superlotada. Por isso não acompanho os jovens diretamente. Além de que, mesmo que se tivesse tempo de sobra, no nosso DJC a ministerialidade é uma marca muito presente desde os inícios. Sempre dividimos responsabilidades para servir melhor e com durabilidade.

Porém, digo aos Jovens do DJC que mesmo indiretamente, vou acompanhá-los através da Edilma e dos Acompanhantes Locais. Podem contar com minhas orações e ajuda naquilo que for necessário.

Deus vos abençoe, Jovens do DJC. Em Cristo Jesus vocês têm a vida, a vida em abundância!

Mãos e coração à obra, com criatividade e unção a serviço da evangelização!

8 de jun de 2010

A missão dos Conselheiros Gerais dos Discipulados e Apostolados Específicos




Os Discipulados Gerais dos Jovens, dos Adultos e dos Casais existem dentro do DJC para formar e acompanhar Fraternidades Cristãs (de Jovens, de Adultos e de Casais), vinculadas a DJCs Locais ou não. Estas Fraternidades Cristãs, por sua vez, são espaços favoráveis para a pescaria e acompanhamento personalizado de discípulos.

É muito importante que multipliquemos as Fraternidades Cristãs, e zelemos pela integridade do MEAD nas já existentes, pois elas são muito necessárias dentro da obra DJC.

Já os Apostolados Gerais da Bênção, das Artes e da Infraestrutura possuem a missão primeira de, segundo a sua especificidade, pescar e formar discípulos servidores, organizando-os seja em Ministérios Gerais ou Ministérios Locais. De qualquer forma, sempre formando servidores e colocando-os à disposição do DJC para o cumprimento da sua sublime missão de “reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus Cristo”.

Vemos que, enquanto nas Fraternidades Cristãs sempre existirão alguns que são servidores e outros que estão mais sendo acompanhados como discípulos, nos Ministérios Gerais e Locais todos são sempre servidores, embora também estes devam crescer como discípulos de Jesus.

Tanto as Fraternidades Cristãs, como os Ministérios Gerais ou Locais devem ser espaço de irmandade, de acolhimento, de oração e de crescimento.

Todos os discípulos no DJC devem ser acompanhados espiritualmente desde os inícios de sua caminhada discipular, sejam estes membros de Fraternidades Cristãs ou de Ministérios.

Os Conselheiros Gerais são enviados pelo Aconpanhate Geral e Conselho Geral como um todo para acompanhar e articular os Discipulados e Apostolados Específicos segundo a Identidade DJC (nosso objetivo geral, Método de Evangelização e Acompnhamento de Discípulos e Estrutura Básica). Neste sentido, a missão própria deles é:

1) Acompanhar os Servidores que caminham nos seus respectivos Ministérios Gerais. Por exemplo: o Discipulado Geral dos Jovens poderá possuir um Ministério de Música Geral dos Jovens, diretamente vinculado ao próprio Discipulado Geral dos Jovens.

2) Acompanhar os respectivos Articuladores Locais. Estes, por sua vez, acompanham mais diretamente os demais Coordenadores de Fraternidades Cristãs e Ministérios Locais.

3) Discernir a Disciplina Comum anual e efetivá-la de modo sistemático e eficaz: reunião do Corpo de Apostolado Específico, Reavivamento no Espírito Santo específico, Congressos, curso de capacitação de servidores, presença nos eventos do DJC Geral, visitas às Fraternidades Cristãs e Ministérios Gerais ou Locais, etc.

4) A partir das bases (Fraternidades Cristãs e Ministérios Gerais e Locais), ir estruturando e articulando seu respectivo Corpo de Apostolado Específico (Servidores em geral, Coordenadores de Fraternidades/Ministérios, Articuladores Locais e ele próprio, Conselheiro Geral).

5) Manutenção do blog como ferramenta de informação, irmanação e formação.

6) Distribuição, venda e uso das Publicações do Discipulado.

7) Redação e/ou confecção de subsídios ungidos e eficazes.

8) Aquisição e manutenção de uma sala específica de referência, mas sem esquecer o dever de direcionar todos para a manutenção dos imóveis comuns do DJC. Na verdade, em última instância, todo o patrimônio do DJC sempre será posse comum, embora este ou aquele organismo esteja usando mais especificamente uma parte deste patrimônio para esta ou aquela finalidade.

9) Cultivar desde os inícios a Identidade DJC em todos os discípulos, inclusive orientando-os a manifestarem sua alegria de pertença ao DJC e sua co-responssabilidade pela obra através de intercessões, gestos concretos, mas também da Contribuição Fiel.

10) Participar assiduamente do Conselho Geral todas primeiras segundas-feiras na Casa Graça e Paz.

Em tempo:

Quando uma Fraternidade Cristã ou Ministério é vinculado a um DJC Local, o Acompanhante Local também deve acompanhar. Mais mesmo assim, o Conselheiro Geral também possui autoridade sobre as mesmas, uma vez que todos devem caminhar segundo nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos(MEAD), para que não venham a causar prejuízos, inclusive, até mesmo para a credibilidade da Obra DJC.

De modo geral, todos os Servidores de um DJC Local sempre devem ser autorizados pelo Acompanhante Local. Mas por sua vez, o Acompanhante Local também deve acolher a assessoria dos Conselheiros Gerais, uma vez que ninguém possui todos os carismas e nossa missão é muito ampla e desafiante. Da mesma forma, os Conselheiros Gerais também devem considerar que quem está no dia-a-dia são os Acompanhantes Locais, e estes sabem melhor quem de fato ama o DJC Local de um modo respeitoso, compromissado e atuante.

Com discernimento e compaixão pelas muitas pessoas que precisam ser evangelizadas, curadas e acompanhadas, mãos e coração à obra!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral

6 de jun de 2010

Novo site da Missão APC e Identidade DJC



No blog do Apostolado Geral das Artes vemos o link do novo site da Missão Aos Pés da Cruz.

Muito bonito e cheio de criatividade, este site vai apontando para o aperfeiçoamento de todo DJC no continente digital, como tão bem vem o Papa Bento XVI exortando toda Igreja a fazer.

Mas além da beleza e da criatividade, tenho a missão de cultivar a identidade do DJC também no mundo virtual, tendo em vista que este cada vez mais influencia o mundo real.

Faço isto agora em relação a Missão APC para já orientar todos os outros blogs do DJC, uma vez que os blogs e outras ferramentas on-line do Apostolado Geral das Artes são os mais tecnológicos que possuímos e por isso são esperados com muito anseio e se tornam referência de aprendizagem para nós outros.

No referido blog a IDENTIDADE DJC está bem localizada, seja pelo nome Discipulado de Jesus Cristo logo em relação ao nome Aos Pés da Cruz (na página inicial), seja pelos símbolos do DJC que aparecem em vários locais, inclusive nas camisas fotografadas.

Porém, tá faltando o link do blog http://www.djcgeral.blogspot.com/ (ou então da página inicial do blog do DJC Geral diretamente) e do blog do próprio Apostolado Geral das Artes.

Esse link do DJC Geral precisa estar em todos os blogs do DJC para facilitar nossa articulação, uma vez que todos os demais blogs constam nesta página inicial. Padronização: que tal link seja sempre colocado num lugar superior de destaque, oculto sob o logotipo oficial do DJC, para facilitar seu encontro.

Aproveitando a carona, volto a falar sobre o que Deus tem me feito falar bastante nos últimos dias para todos os membros do DJC com quem venho conversando.
Lembro que essas minhas colocações aqui têm muito a ver com a identidade do DJC que devemos fortalecer em todos os setores, pois desta forma o pessoal vai amando o DJC que conhece, vai ajudando-o em todos os sentidos, e os novos membros já vão aprendendo este mesmo caminho.

Sim. Por mais que possamos aprender com organizações maiores da Igreja sobre como fazer nossos sites e blogs, lembro que o cultivo da nossa identidade deve ser mais forte que nessas outras, uma vez que elas já se consolidaram, e nós ainda estamos em fase de fortalecimento do tronco.

Tais organizações tiveram seu momento próprio. Vivamos o nosso momento também.

Quando vejo (ou leio) publicações iniciais do Shalom, dos Focolares e da Canção Nova, percebo claramente como eles repetiam suas características específicas e simbologias, praticamente os fundadores centralizavam toda administração e direcionamentos, e só depois foram surgindo toda uma variedade de ramos. O que já sei por intuição, confirmo vendo outras experiências!

Isso é normal. Também no ser humano há um DNA inicial, com todas as características fundamentais do indívíduo que darão o perfil da sua personalidade singular e irrepetível. Só depois despontam características mais comuns aos outros seres humanos.

A identidade tem a ver com a nossa pertença, nosso chamado e nossa missão... Cultivá-la significa construir a obra, fortalecer o tronco, firmar a unidade. Tudo isso é o suporte para a diversidade secundária e para variedade de missões posteriores.

A identidade forte permite a instituição permanecer além da morte das pessoas, e até mesmo que venham a sair pessoas dela, ela permanece. A identidade permite que uma instituição seja uma só, apesar de poder estar espalhada em localidades diferentes. Por isso, em última instância, ela é graça do Espírito Santo com a nossa livre e consciente participação.

Foi um tempo considerável o que gastamos até aqui, uma vez que fomos seguindo cada passo sem pressa e com discernimento. Mas agora chegou o momento do fortalecimento do tronco DJC e o cultivo da nossa identidade e senso de pertença é fundamental.

Ei... é melhor exagerarmos na dose de identidade DJC do que esquecê-la. É "melhor" alguém sair do DJC por não querer realmente se comprometer com sua clara identidade, estrutura, vocação e missão, do que ficar no mesmo, não crescer e não ajudar outros crescer. (Em tempo: estou diferenciando pessoas que frequentam o DJC daquelas que têm responsabilidade dentro do mesmo. Refiro-me a estas últimas!!!)

Acho que o bom senso fala por si mesmo e eu já estou falando demais.  Desculpas! Mãos e coração à obra, pois agora vamos pra prática.

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral

5 de jun de 2010

O significado de uma camisa


Edmar assistiu Derim e Evanda participando de um acampamento de oração na TV Canção Nova devidamente uniformizados com a camisa do DJC. Seu coração se encheu de alegria, pois tudo aquilo é muito significativo.

Trata-se de assumir a vocação e missão do DJC onde quer que vá, com quem se vá (eles foram com o Junior da Comunidade Shalom), com quem estiver (estavam com centenas de brasileiros de diversos estados) e em qualquer circunstância (manifestaram sua identidade DJC em plena rede nacional de televisão).

Costume de casa vai à praça...

Para mim não é novidade nenhuma, pois já entre nós vemos o quanto este casal tem doado a sua vida para a salvação de outras famílias através do Discipulado de Casais. Sem esquecer que sempre estão de prontidão para servir em outros eventos, seja da Igreja ou de outros organismos do DJC. Vivem em pefeita unidade com o nosso carisma e fraternidade com os demais DCAs e Servidores.

Fico muito feliz também. Pois Derim e Evanda ensinam desta forma a todos nós que somos verdadeiramente do DJC. Aonde formos e onde estivermos, devemos ser sempre DJC, e manifestar isto através, sobretudo, do vestir a camisa DJC.

Todas as camisas de um organismo do DJC sempre devem ter o logotipo do DJC. Sobretudo nestes inícios quando estamos fortalecendo o tronco, o uso da camisa é muito importante.

É notório a gente observar que quem não demostra muito gosto com a camisa DJC, também não é DJC em outros locais, não se manifesta como DJC inclusive quando vai evangelizar em nome do DJC, não tem gosto em ser contribuinte fiel, não ama nossas sedes como casas de irmandade permanente, etc. Todos os movimentos têm pessoas assim, no caminho da mornidão. Mas tais movimentos que se prezam vão mudando essas situações. Pois o pior acontece: outros que por estes são acompanhados acabam sendo incentivados e a obra vai perdendo muito neste sentido. Por isso, devemos zelar para que a identidade DJC seja sempre culivada e amada dentro da grande Igreja de Jesus.

Repito: quando quem está a frente não cultiva a identidade DJC, os novatos não aprendem a amá-lo e apesar de todos os esforços já feitos pelas primeiras gerações, o DJC não cresce e nem se fortalece. Por isso, é uma diretriz que damos para todos os responsáveis: Devem zelar e cultivar a identidade DJC no organismo pelo qual é responsável. Não só através da camisa, mas através de outras formas também, já bem conhecidas por todos. Basta bom senso e amor ao DJC.

EUA e União Soviérica eram arqui-inimigos nos tempos da guerra fria. Porque os Estados Unidos são uma nação forte até hoje e a ex-Unisão Soviética nem existe mais? Os sociólogos dizem que enquanto a ex-União Soviética se unificou pela violência, os Estados Unidos se unificaram através do patriotismo e cultura.

Não há como negar. Ainda hoje os norte-americanos são grandes patriotas. Isto repercute na unidade do pais, na valorização da língua inglesa, dos artitas nacionais... Tudo isso vai transbordando pelo mundo afora. Um norte-americano não sabe nada de português. Mas a língua deles faz sucesso até no Brasil. Alguém questionou Lula como ele seria candidato se nem inglês sabia falar!!! Inteligente como é, este Lula que não se rebaixa lá fora, respondeu: "Quero ser presidente do Brasil, não dos Estados Unidos".

Os produtos e empresas dos Estads Unidos passam a ter uma boa liderança internacional, pois uma cultura que foi exportada anteriormente já preparou o terreno em outros países. Uma coisa movimenta a outra. A indústria de lá crecse, muitos turistas vão pra lá também, aumentam os empregos, a renda per capita etc

É isto mesmo. Quem não se valoriza, tambám não é valorizado. Então, como alguém pode ser líder no DJC se não valoriza realmente o DJC ??? Isto tudo tem a ver com o que Jesus dizia: Um reino que luta contra si mesmo vai se destruindo. Quem está dentro do DJC, mais não está com o DJC, espalha.

Opa... epa... Ao fazer estas exortações não esqueço que o nosso DJC tá caminhando muito bem. É apenas uma exortação para sanar pequenos problemas e já ir preparando todos para o futuro.

Vou trabalhar isto mais de perto com os Conselheiros Gerais e DCAs, estes com os outros que acompanham e assim sucessivamente.

Como os nossos irmãos da Canção Nova, também temos a alegria de dizer: SER DJC É BOM DEMAIS!

Parabéns Derim, Evanda. O amor de você constrói esta obra!!!

Pe. Marcos Oliveira, dca
Acompanhante Geral

4 de jun de 2010

Blogs do DJC




Voltamos a incentivar que todos os responsáveis por organismos do DJC continuem a valoriar seus respectivos blogs.

Mesmo que nem todos tenham acesso à internet, a mesma está se popularizando cada vez mais e aqueles do DJC nela navegam, acabam repassando para os demais as informações postadas nos blogs e desta forma o DJC vai se articulando internamente, com simplicidade, prontidão e eficácia.

Sem esquecer que nos blogs já temos muitos textos formativos que podem ser usados seja nas Fraternidades, Ministérios ou na própria leitura individual.

O certo é que os blogs favorecem nosso DJC se articular em rede, são fáceis de ser usados e acessados, bem como vão ajudando o DJC a ganhar experiência e identidade no continente digital.

Já é sabido que cada vez mais o continente digital está influenciando a vida real !!! Vejam que a grande alavanca da campanha de Dilma à presidência vai ser justamente a presença massiva de cabos eleitorais na internet. E olha que esse pessoal possui marketeiros. Eles não dão murro em ponta de faca...

Por falar em identidade do DJC na internet, pedimos que todos os blogs possuam nosso logotigo com link da página inicial nele oculto (veja o exemplo neste blog). Tal link seja colocado na parte direita superior. E cada blog possua, além do título estatutário, a pessoa responsável, a saber: acompanhante local, conselheiro geral, etc

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral