Páginas

26 de set. de 2010

Encontro de Aliança


Hoje, quarta segunda-feira, é dia de Fraternidade de Aliança.




Será realizada separadamente, por sub-fraternidades, sendo que com a participação dos vocacionados.



(Portanto, hoje não vai ter encontro vocacional na Casa Graça e Paz!)



Para o encontro de aliança de hoje, é importante ter um bom momento de oração, seguir com partilha e encaminhamentos.

Graça e Paz!



Pe. Marcos Oliveira



Em tempo: Vocacionados, revejam os textos particulares de vocês, pois depois vou postar mais textos exclusivos para vocês. Por enquanto vocês vão se integrando com os DCAs!

20 de set. de 2010

Reunião do Corpo de Apostolado Geral



Hoje, terceira segunda-feira, segundo nossos Estatutos, é dia de reunião do Corpo de Apostolado Geral do DJC (Reunião dos Servidores).

Como de costume, vai ser separadamente: Corpos de Apostolados Locais, Corpo de Apostolados Gerais da Bênção e das Artes (isto para servidores que caminhaim exclusivamente neles), Ministérios Gerais de Acompanhamento e de Desenvolvimento Integral (mesmo que sozinhos, tais servidores devem estar no espírito da Caminhada DJC, rezando e meditando sobre seu próprio ministério).

Longe de ser mera burocracia, vamos cultivando a UNIDADE DO DJC, que garante passos fundamentais para nossa vida e missão.

Lembrete: é a prática repetitiva que vai moldando e enraizando o DJC. Em tudo isso, muita fraternidade e oração para a unção não ser atrofiada)

Roteiro para Encontro do Corpo de Apostolado (sugestão/dica):

1) Oração

2) Formação: ajuda do Irmanador, bom artigo, blogs do DJC

3) Partilha/direcionamentos práticos por parte de quem está à frente (anotar num papel ajuda na hora, para não esquecer coisas importante, eventos etc)

4) Lanche/comemoração dos aniversariantes do mês (?)

5) Oração final


Atenção: estas dicas servem mais ou menos para todos os meses!

Pe. Marcos Oliveira
Acomapnhante Geral

13 de set. de 2010

Encontro de Aliança/Vocacional


Casa Graça e Paz

13/09/10



Direção Espiritual de Discípulos





- O discípulo precisa crescer até atingir a plenitude/estatura de Cristo Jesus.



- Este crescimento só é possível numa caminhada discipular com

a) Passos concatenados entre si (tudo o que fizer ou falar deve estar em sintonia com sua essência cristã)

b) Mistagogia (mergulho na graça de Deus, mística, vivência/experiência da graça) (Siloé)



- Para tanto, o discípulo necessita de acompanhamento personalizado/direção espiritual.



- Direção espiritual: o diretor espiritual acolhe, escuta o discípulo, ajuda-o a mergulhar no Mistério de Deus (no qual ele vai se encontrar e se integrar cada vez mais), ensina, exorta e orienta, no rumo de sua plena realização humana e cristã.



- Paradigmas do diretor espiritual

. JESUS: Direcionava ocasionalmente (Samaritana, Zaqueu, etc) e sistematicamente (os Doze Apóstolos). Dirigia os Doze dentro de um contexto de comunidade. Realizava momentos comuns, mas tinha encontros pessoais com cada um. Tinha paciência, ensinava, convivia com eles. “Fracassou” com Judas!

. Paulo (1Cor 4,14-21)

. Monaquismo oriental: para os monges, o diretor espiritual é pai, homem espiritual, homem de discernimento (para saber orientar) e profeta (homem de palavra no momento certo).



- O coordenador de Fraternidade Cristã, por ministério, além dos encontros espontâneos e temáticos, deve fazer o acompanhamento mensal e pessoal de todos os discípulos e, conforme a necessidade, deverá encaminhar para um diretor espiritual ou outro ministro, conforme o caso (confessor, exorcista, ministro de cura e libertação).



- Concretamente:

. Fraternidade Cristã não pode ser grande (ir dividindo de acordo com a chegada de novos discípulos). O ideal seria doze pessoas, a exemplo do grupo apostólico que Jesus dirigia?

. Os acompanhantes locais e conselheiros gerais devem preparar a pessoa antes que assuma uma Fraternidade Cristã.



Direção hoje: Ler p. 94, item b



Importante: todos irem aprofundando estes estudos sobre direção espiritual, pois todos DCAs são chamados a formar novos discípulos.



Fonte: livro “A direção espiritual hoje”, VVAA, Paulinas



Partilha: todos devem enviar por e-mail (para marcosoliveiradjc@hotmail.com). Favor enviar dentro do prazo para facilitar meu trabalho!

7 de set. de 2010

Encontro de Aliança 13/09/10



Próxima segunda-feira, dia 13 de setembro, nosso Encontro de Aliança (estatutário), será na Casa Graça e Paz, das 19h às 22h.

Conforme meditamos no Conselho Geral, além das quatro dimensões da vida cristã-batismal (Espiritualidade, Testemunho, Apostolado e Eclesialidade), palavras estas sempre lembradas "de có e salteado" no dia-a-dia, o que é muito bom, vamos sempre cultivar também a U-NI-DA-DE na obra DJC. 

E a Fraternidade de Aliança é, por assim dizer, o núcleo de unidade de todo DJC, uma vez que todos DCAs são bembros natos desta Fraternidade e é a partir dela que partem em missão nas diversas frentes de evangelização e formação de discípulos.

Disso resulta que, para o bem da Obra e de cada DCA individualmente, é importante priorizar os Encontros de Aliança, sejam estes realizados juntos (na Casa Graça e Paz) ou separadmente(por sub-fraternidade de Aliança).

Digo isto porque, em meio a tantas atividades, corre-se o risco de esquecer o Encontro de Aliança. Ao priorizá-lo, vamos sempre cultivando a UNIDADE e lembrando que somos irmãos e antes de FAZER, o DCA É.

Para tanto, no exercício do meu ministério, sempre vou encaminhar uma formação ou durecionamentos oportunos para os Encontros de Aliança, seja estes juntos ou separadamente.

Também, já integrando os Vocacionados com os DCAs, na próxima segunda-feira contaremos com a presença deles na Casa Graça e Paz e na quarta segunda-feira deste mês, em vez deles virem pra Casa Graça e Paz, vão se encontrar com os outros DCAs na sub-fraternidade aonde estão servindo. Desta forma, vão entrando no ritmo da Fraternidade de Aliança, o que ajudará no seu próprio discernimento vocacional.

Sim, peço que tragam coisas gostosas para o lanche partilhado!
Até mais!

Pe. Marcos Oliveira