Páginas

29 de mar de 2011

Encontros de abril 2011

Já temos a  Agenda da Caminhada Discipular, bem como as Disciplinas Comuns.

Esses lembretes que vou colocando aqui é mais para relembrar nossos compromissos e sobretudo, passar algumas orientações ou direcionar quando aparecem algum imprevisto ou exceção.

Em abril teremos:

Dia 4: Conselho na Casa Graça e Paz

Dia 11: Encontro de Aliança na Casa Graça e Paz

Dia 18: Corpo de Apostolado nos diversos organismos (reunião dos servidores)

Dia 25: Encontro de Aliança por sub-fraternidades e Vocacional na Casa Graça e Paz

GP!

Pe. Marcos Oliveira

25 de mar de 2011

Encontro de Aliança - 28 de março

Bom dia DCAs!

Dando continuidade a nossa caminhada discipular, segunda-feira, dia 28 de março é quarta segunda-feira do mês e, conforme nossos Estatutos é dia de Encontro de Aliança.

Como de costume, vai ser realizado por sub-Fraternidades de Aliança, cada qual na sua localidade de referência.

Lembramos que este Encontro de Aliança é reservado para quem é DCA, a fim de que os mesmos, num ambiente de fraternidade e privacidade possam rezar, partilhar e encaminhar assuntos importantes para o Organismo do DJC no qual estão servindo.

Disso resulta que, num determinado Organismo do DJC, preferencialmente, são os DCAs que devem assumir os serviços de frente, como por exemplo, as articulações dos Discipulados, Apostolados e Extensões de um DJC Local.

Falamos dessa preferência aos DCAs por questão de responsabilidade, eficácia e praticidade, mas sobretudo, por razões ontológicas da nossa vocação e missão.

Os DCAs são os primeiros responsáveis pelo Organismo do DJC aonde estão servindo, embora um tenha o ministério de unidade, dirigência e acompanhamento/articulação dos outros.

Como na vida social as questões importantes devem ser rezadas, partilhadas e encaminhadas com oração, irmandade e privacidade, então estes Encontros de Aliança são muito importantes para toda vida e missão do DJC. 

Desta forma, cada DCA precisa priorizar o Encontro de Aliança.

E mesmo que um não possa ir, mesmo que seja o DCA que esteja em frente, o Encontro deve ser realizado assim mesmo, uma vez que a importância do mesmo transcende o organismo no qual estão servindo, e está no horizonte maior de todo DJC.

Lembramos que sendo o Encontro de Aliança algo concernente à própria Fraternidade de Aliança, para o mesmo ser cancelado ou dar espaço para alguma outra atividade, precisa da minha autorização como Acompanhante Geral.

A grande razão é: o DJC precisa da Fraternidade de Aliança.

E a Fraternidade de Aliança precisa dos seus encontros quinzenais com muita unção, irmandade, organização e pontualidade.

Com amor ao DJC e a cada DCA em particular, os DCAs devem manter diálogo e irmandade entre si e devem se ajudar, a fim de todos possam crescer na sua vida cristã e também realizar com fidelidade a sua missão dentro do DJC e da Igreja.

Terminando esta instrução, lembro a importância de todos ficarem sempre acessando este blog, pois aqui temos orientações e informações certas e seguras, que resultarão na nossa integração e articulação como DJC, apesar de estarmos em tantas localidades e atividades diferentes.

Tudo de bom DCAs!

Graça e Paz!

Pe. Marcos Oliveira

Irmanador Discipulado 26

 

Boa tarde discípulos de Jesus!

Já estamos distribuindo o Irmanador Discipulado 26 referente ao trimestre abril-junho de 2011.

Como informado, pedimos que o mesmo seja pago no ato do recebimento.

Para facilitar ainda mais este pagamento, o repasse pode ser feito automaticamente através do Caixa do DJC, via Socorro Ribeiro.

Desta forma, ganhamos em agilidade e arcamos rapidamente com nossos compromissos ante a Gráfica.

Boa leitura!

24 de mar de 2011

Irmanador Discipulado 26

Boa tarde discípulos de Jesus!

Já estamos distribuindo o Irmanador Discipulado 26 referente ao trimestre  abril-junho de 2011.

Como informado, pedimos que o mesmo seja pago no ato do recebimento.

Para facilitar ainda mais este pagamento, o repasse pode ser feito automaticamente através do Caixa do DJC, via Socorro Ribeiro.

Desta forma, ganhamos em agilidade e arcamos rapidamente com nossos compromissos ante a Gráfica.

Boa leitura!

18 de mar de 2011

Reunião dos Servidores

Boa tarde discípulos de Jesus!

Dia 21 de março é terceira segunda-feira.

Portanto, às 19h, teremos reunião do Corpo de Apostolado, mais conhecida como reunião dos Servidores do DJC, cada qual no seu respectivo organismo e sob a dirigência do responsável do mesmo.

Tal reunião é de vital importância para a vida e missão do DJC!

Nesta reunião dos servidores sempre pode ser seguido este roteiro:

0 - Ambientação

2 - Oração inicial

3 - Formação cristã (se houver)

4 - Encaminhamentos

5 - Oração final


Porém, nesta reunião também pode haver confraternização, comemoração dos aniversariantes, etc

Sendo reunião dos servidores, significa que a mesma tem caráter de "fechada", só podendo participar as pessoas autorizadas pelo respectivo responsável: Acompanhante, Ministro Geral, Conselheiro ou Articulador, conforme o caso.

É importante cultivar esta mística do SER DISCÍPULO SERVIDOR, pois em grande parte a missão do DJC passa pela espiritualidade, testemunho, apostolado e eclesialidade dessas pessoas.

Neste mesmo rumo, é muito importante que cada servidor porte sempre a sua Bíblia, agenda da caminhada discipular, Irmanador, temários de MOPDs; e que também se identifique com a camisa oficial do DJC(papo amarelo) que tem o nome Corpo de Apostolado nas costas.

Todos nós, Servidores de Jesus no DJC, formamos um só Corpo de Apostolado.

Apesar das reuniões serem em localidades diferentes, que haja esta grande integração espiritual, pois no exato momento somos um só coração e uma só alma!

Boa reunião Discípulos Servidores!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira

9 de mar de 2011

Não teremos Encontro de Aliança

Lembramos aos DCAs que na segunda segunda-feira deste mês de fevereiro/2011 não haverá Encontro de Aliança na Casa Graça e Paz por conta de todos já terem vindo participar do Reavivamento no Espírito Santo.

Na terceira segunda segunda-feira teremos a Reunião dos Servidores (cada qual no seu Organismo) e na quarta segunda-feira Encontro de Aliança por sub-Fraternidades de Aliança.


Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira

3 de mar de 2011

Jejum e oração para o Reavivamento 2011




Discípulos de Jesus, Graça e Paz!

Muitas vezes temos retornado a esta temática da importância da preparação espiritual para o Reavivamento no Espírito Santo.

Isto porque, antes de tudo, o Reavivamento é bíblico.

Refere-se a um momento especial do derramamento da Graça de Deus para o seu povo ressurgir das cinzas do pecado, da angústia, da fraqueza, muitas vezes até da depressão, do desespero, da aridez espiritual e da tibieza.

O Senhor mesmo quer sempre reavivar a sua obra e cada pessoa em particular no decurso dos anos, para não fracassarmos e muito menos nos desencaminharmos.

Saber disso tudo, tomar consciência desta realidade e desta necessidade é uma humildade que está em sintonia com aquilo que São Paulo dizia:

"Quando sou fraco então é que sou forte!"

Pois bem, como São Paulo dizia também, "é o Senhor quem faz o querer e o fazer", é muito importante jejuar e orar antes do Reavivamento, pois tais exercícios espirituais nos ajudam a tomar consciência que o momento que se aproxima é muito importante, e também nos ajudam a se abrir e a ansiar com profundeza a ação do Espírito Santo na nossa vida.

Muitas vezes vamos caminhando e corremos o risco de nos acostumar de tal modo, que um grande momento pode ser banalizado e não aproveitado com profundidade.

O jejum trabalha nosso corpo, nossos sentimentos, nossa psique, nossa vontade para que acolha e se renda
a graça de Deus.

De igual forma, a oração antes do Reavivamento suplica, clama e pede que o Bom Deus tenha misericórdia e na sua bondade envie o seu Espírito de amor e de poder para nos preencher e fazer a sua obra na nossa vida pessoal, familiar e comunitária.

Não perca a graça do Reavivamento 2011.

Lembro: ele é bíblico, faz parte da tradição cristã que o senhor mesmo é quem reaviva o seu povo no decurso dos anos. Porém, esse povo tem que clamar e se preparar, pois somente desta forma é dado um verdadeiro consentimento e é feito um rendimento incondicional ao Santo Espírito de Deus.

Este tempo que estamos vivendo agora é aquele que Maria e os Apóstolos rezaram antes do dia de Pentecostes.

Maria e os Apóstolos precisaram se preparar. Jesus mesmo lhes ensinou que fizessem isso. É muita prepotência da nossa parte pensar que também não precisamos, você não acha?

Por isso, ore, jejue, ansei, clama, deseje.

Somente desta maneira você estrá dizendo realmente, não só com palavras, mas com atitudes que inclusive submetem sua vontade e seu corpo:

Jesus, eis-me aqui. Eu quero viver uma vida nova. Eu me rendo a ti. Faz na minha vida o que desejares. Eu quero ser cheio do teu Espírito. Eu quero viver cheio das graças e dos dons do teu Espírito.

Por isso a oração e o jejum são tão importantes. Mas não precisa de exagero. Só não pode também fazer de qualquer jeito... a virtude sempre está no meio!

Peço pra você ensinar isso aos outros antes e durante o Reavivamento.

Seria muito bom também ler e meditar os quatro primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos.

Amanhã é sexta-feira. Da minha parte, vou intensificar o jejum e as orações por mim mesmo e por todo Reavivamento 2011.

Na condição de Acompanhante Geral do DJC e de pároco de uma grande paróquia, não poderei estar totalmente no Reavivamento 2011.

Bem que gostaria, mas...

Porém, de um lado é bom, pois o próprio DJC está assumindo este grande evente sem precisar que eu fique arrastando pelo chão.

Que o Reavivamento 2011, além de favorecer o batismo de todos os participantes no Espírito Santo, também seja mais um passo de maturidade espiritual, ministerial e apostólica do DJC. Nesta intenção, amanhã vou intensificar meu jejum e minhas preces.

Além de tudo isso, vou rezar para que o tema bíblico deste ano, discernido pelo nosso irmão Edmar, seja atendido pelo Pai do Céu e se transforme em muitas bênçãos: "Renovai vossos prodígios e realizai milagres inéditos!" A Missa da Sagrada Família que vou presidir terça-feira lá no Reavivamento 2011 vai ser nesta direção!

Finalizando, também incluirei na minha jornada de amanhã todo o pessoal da RCC aqui da paróquia que está se empenhando no Renovar que eles também realizam durante o carnaval. Afinal de contas, juntos ou separados, somos uma só Igreja evangelizando e colhendo vidas novas para o Reino de Deus!

Graça e Paz!

Pe. Marcos Oliveira