Páginas

28 de jul. de 2011

Preparativos finais para o Graça e Paz 2011

Boa tarde discípulos de Jesus!

Todos, sobretudo os Servidores Gerais e Servidores do Apostolado da Infraestrutura dos diversos DJCs Locais, são convidados para ir ajudar na limpeza e arrumação da Casa da Fraternidade de Aliança para o Graça e Paz 2011.

Será sábado, o dia todo, entrando pela noite.

Lembramos que todos devem levar alimentos para partilha, água mineral ou filtro de barro, além dos seus objetos de uso pessoal.

Tudo é festa!

A fogueira também já está pronta e será acesa já no sábado à tarde.

Por isso, levem alimentos tradicionais para serem preparados na mesma, tais como milho, batata, girmum, toicim, etc Quem tiver aluá, pode levar também, além de bolos etc

Quanto mais comida, melhor, pois Jesus e São Paulo gostam da paz, alegria e abundância.

Até logo!

Pe. Marcos Oliveira

Telhado do Salão da Fraternidade de Aliança

24 de jul. de 2011

Encontro de Aliança / Vocacional 25-07-11

Graça e Paz Discípulos de Jesus!



Dia 25 de julho, quarta segunda-feira, teremos o encontro dos Discípulos Comprometidos de Aliança.



Como de costume, o mesmo vai ser realizado por sub-fraternidades de Aliança, referenciadas nos Organismos do DJC.



E como já foi comunicado, neste encontro os Vocacionados para o Compromisso de Aliança 2012 vão começar a participar pela primeira vez.



Seguirão a mesma metodologia: cada vocacionado vai participar da sub-fraternidade de aliança do respectivo organismo no qual já está caminhando.



Pedimos que os responsáveis pelos Organismos do DJC, e cada DCA em particular, acolham os discípulos vocacionados em seu meio, a fim de que possam se sentir em casa, lugar aonde vão continuar reavivando e desenvolvendo integralmente a sua vida cristã-batismal.



Porém, como às vezes nos encontros de aliança são feitas algumas votações ou conversas semelhantes, neste aspecto os vocacionados só poderão ouvir, e nunca votar ou interferir de modo que venham a ser equiparados como se já fossem DCAs.



Devemos viver cada momento: Vocacionado é vocacionado. DCA é DCA. Por isso, os vocacionados vão só participar e se integrar com os DCAs. Eles não podem fazer mais do que isso, nem é permitido que sejam exigidos para algo semelhante, pois isto só iria atrapalhar o próprio discernimento vocacional e a integração almejada.



Vocacionados em tempo:



1 - Tendo em vista que as vocações são muito importantes, o futuro do DJC passa pelas mesmas, lembramos que cada Vocacionado deverá me procurar e apresentar a Disciplina Pessoal 2011, conforme foi explicado no último encontro vocacional, no mês de junho. O prazo é até o dia 30 de julho. O roteiro está na Agenda 2011, lá nas últimas folhas.



2 - Como a partir deste mês de julho não teremos o encontro separado só para os vocacionados, cada um deverá rezar e fazer o estudo individual do capítulo deste mês: Temário do Vocacional (T10), página 39, Identidade DJC I – membros e objetivo geral. O mesmo deve ser feito nos meses seguintes: um capítulo por mês. 



E quanto ao mais, até o Graça e Paz 2011!



Fraternalmente,



Pe. Marcos Oliveira





xxx





Acrescentamos as orientações da Lidiane para este Encontro de Aliança / Vocacional de 25/07/11:



Amados irmãos, Graça e Paz!



Primeiramente, agradeço a todos que dirigiram a mim mensagens e orações pelo falecimento do meu avô no dia 26/06. A presença dos irmãos nesse momento foi de suma importância para o meu coração. Que o Deus Bendito da Aliança os abençoe abundantemente!



Pois bem, pela ocasião do velório não estive com vocês no dia 27/06, tendo obtido liberação do nosso Acompanhante Geral Pe. Marcos que conduziu o Vocacional no dia acima mencionado.



Como foi passado para todos, na quarta segunda-feira de maio, reforçado pelo Padre Marcos no encontro vocacional de junho e se encontra também no livrinho do vocacional (Temário 10, na página de diretrizes básicas para o vocacional), a partir do segundo semestre (de julho a dezembro) os encontros rumo ao Compromisso de Aliança 2011/2012, serão  junto com os Discípulos Comprometidos de Aliança, nas segundas segundas-feiras na Casa da Fraternidade de Aliança e todas as quartas segundas-feiras nos Organismos nos quais os Vocacionados já estão caminhando.



Segue a lista dos Vocacionados por Organismos (nos quais deverão participar dos encontros de aliança nas quartas segundas-feiras. Favor desconsiderar alguma localização errada. Prevalece o que já foi conversado com Pe. Marcos):



- DJC Palmácia

Adeiris Leite Farias

Fabrício Coelho

Francisca Roberlândia Vieira da Silva

Iveline Leite de Souza



- DJC Manoel Sátiro

Anne Pauliny Braga Almeida



- DJC Antonio Bezerra

Reginaldo de Araújo Pedrosa

Roberta

Cézar

Fábio

José Mauro Garcia da Silva

Lúcia

Maria das Dores Leitosa da Silva

Maria de Almada

Maria do Socorro

Maria Herculano Barroso

Maria Josilene Garcês Pedrosa



- DJC Rio Branco

Eudênia Vieira Sales

Teresinha Vieira Sales



- DJC Fortaleza

Maria José Coelho

Maria Daniele Barbosa Pereira

Paulo Sérgio Tavares Maurício

Rachel Gomes de Menezes

Valdênia de Souza Maurício


Atenção: Ei Lidiane, fiz só duas modificações estatutárias, para o pessoal ir decorando os termos Na lista dos vocacionados favor acrescentar algum nome se for necessário!



Lembrando que as meditações com o Temário 10(livrinho do vocacional) continuam, só que agora de forma individual, sendo um capítulo meditado a cada mês. Vejamos abaixo algumas orientações:



Orientações de Julho:

Por ocasião do Graça e Paz 2011 (que será no dia 31/07) não tivemos nesse mês o encontro da segunda segunda-feira. O mesmo foi como que “transferido para 31/07”. Para evitar uma viagem a mais, não querendo superlotá-los de compromissos (sem esquecer que tais viagens também envolvem custos). O Graça e Paz será como que esse encontro da segunda segunda-feira (lembramos que são encontros bem diferentes, a afirmação só foi utilizada para auxiliar na compreensão). Portanto, todos os vocacionados são convocados a participarem do Graça e Paz.



Na quarta segunda-feira (25/07/2011) todos os vocacionados devem participar do encontro com os Discípulos comprometidos de Aliança,  realizado por sub-fraternidades, referenciadas nos Organismos locais do DJC. Quem busca o compromisso de Aliança sinaliza que quer ser cada dia mais para Deus e para o outro. Esse compromisso  é vivenciado na prática através de uma caminhada discipular que se constrói concretamente a partir da opção fundamental e realiza-se no seguimento de Jesus, dentro de uma fraternidade.



Encerraram-se em junho os encontros na Casa Graça e Paz só com os vocacionados. Cada um a partir de agora deverá rezar e fazer o estudo individual do capítulo por mês. O deste mês é: Temário do Vocacional (T10), página 39 a 49, Identidade DJC I – membros e objetivo geral.



Não podemos esquecer que cada vocacionado deverá procurar o Padre Marcos e apresentar a Disciplina Pessoal 2011, conforme foi explicado no último encontro vocacional por ele, no mês de junho. O prazo é até o dia 30 de julho. O roteiro está na Agenda 2011, lá nas últimas folhas.



Visitem sempre o Blog. Ele é uma ferramenta importantíssima na nossa caminhada! Recomendo que o olhem num todo, mas não deixem de ver a orientação feita pelo Padre Marcos ao vocacional 2011 e a programação do Graça e Paz 2011, afim de organizarem as caravanas .



No mais, permanecemos unidos em oração e nos veremos no Graça e Paz 2011 com a graça do bom Deus!



Amados, qualquer dúvida, entrem em contato:



lidiane0701@hotmail.com

ou lidiane_0_@hotmail.com



8607 0889 ou 9209 2170



Lidiane Gondim

Ministra Geral das Vocações

17 de jul. de 2011

Reunião do Corpo de Apostolado Geral 18/07/11

Boa tarde Discípulos de Jesus!

Dia 18 de julho, terceira segunda-feira, teremos reunião estatutária do Corpo de Apostolado Geral, mais conhecida como reunião dos servidores.

Como de costume, os servidores vão se reunir por Organismo, cada qual na sua sede. Eu e os dois Ministros Gerais (Edmar e Lidiane), não estamos em nenhum organismo justamente para, na medida do possível, sair visitando e orientando nessas ou em outras reuniões.

Nesta reunião do dia 18 de julho, pedimos que os responsáveis falem sobre:

1 - O tríplice acompanhamento existente no DJC ministrado por mim (Acompanhante Geral), pelos Conselheiros Específicos (das Artes, da Bênção, da Infraestrutura, dos Jovens, dos Adultos e dos Casais) e pelos Acompanhantes Locais ou das Missões.

A título de exemplo, por conta deste tríplice acompanhamento, um discípulo só pode servir em um DJC Local com a autorização do Acompanhante Local. Mas este, por sua vez, precisa escolher entre aqueles que estão sendo efetivamente acompanhados (e credenciados) pelo respectivo Conselheiro Geral.  

De modo que estamos solicitando que cada Conselheiro Geral faça a lista dos discípulos que estão sendo acompanhados no seu respectivo Discipulado ou Apostolado Específico, tornando-os aptos (credenciados) para o serviço no DJC.

Desta forma, estamos aprendendo com o que há de bom na sociedade. Por exemplo: um prefeito pode escolher alguém para coordenar o hospital municipal. Porém, o médico deve ser devidamente registrado no Conselho Regional de Medicina. Pois o prefeito não entende tudo, estão ele só pode nomear um profissional médico devidamente formado pelas instâncias competentes e reconhecido pelo conselho da sua corporação.

Como acompanhante geral vou ficar sempre conversando com os acompanhantes locais e conselheiros gerais a este respeito, pois temos que garantir nossa vocação e missão, que é ser e fazer realmente discípulos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Dado que um discípulo servidor serve simultaneamente em dois organismos, vou pedir para Dona Evanda fazer camisas do papo-amarelo com o nome do Específico e do DJC Local nas costas. Vendas para quem quiser sob encomenda. Responsáveis devem falar com a Socorrinha.

2 - É importante que os respectivos responsáveis por organismos animem e orientem todos os discípulos quanto a participação na Confraternização Graça e Paz. Na ocasião será inaugurado o Salão da Fraternidade de Aliança, que está sendo construído a todo vapor.

Confiram a programação da Graça e Paz neste blog, no link ao lado.

Quanto ao mais, GRAÇA E PAZ!

Pe. Marcos Oliveira