Páginas

4 de jun. de 2013

Encontros Ordinários dos Discipulados Extensionais de Jovens, de Adultos e de Casais



 
Observação: Essas orientações servem simultaneamente para os três Discipulados de Jovens, de Adultos e de Casais das Extensões.

Sendo que o dia de referência:
Dos Jovens são os sábados;
Dos Adultos são as quartas-feiras e o
Dos Casais são as quintas-feiras.

Nas colocações as seguir vamos usar o nome dos Adultos. Porém, é só mudar para  Jovens ou Casais, conforme o caso.

xxx

Nossa grande missão na Igreja é fazer discípulos! No DJC o lugar privilegiado para a formação dos discípulos é a Fraternidade Cristã. Por isso é necessário que cada Discipulado Específico dos Jovens, dos Adultos e dos Casais tenha muito zelo pelo nosso objetivo geral, Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD), e utilizem as Publicações do Discipulado de modo amplo e contínuo.

Tudo isso deve ser feito no decorrer da caminhada discipular sob o acompanhamento direto dos Conselheiros Locais. Cada Discipulado Específico é um só em todo DJC Local. Por isso os Conselheiros Locais devem assessorar os Articuladores e Discipuladores (Coordenadores) das Fraternidades Cristãs de modo direto e contínuo.

O dia de referência do Discipulado de Adultos é toda quarta-feira. Ou seja, preferencialmente, em todas Extensões, as Fraternidades Cristãs de Adultos encontrem-se sobretudo neste dia da semana. Colocando em prática nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD), as quartas-feiras sejam organizadas assim:

1 - Segundas quartas-feiras, às 19:00h, nas Sedes das Extensões, os encontros sejam reservados para o Corpo de Apostolado do Discipulado de Adultos. Ou seja, reservados para oração, formação, partilha, entrosamento e treinamento dos Discípulos Estagiários e Discípulos Servidores do Discipulado de Adultos.

Os Conselheiros Locais sempre vão ministrar orientações para esses encontros.

Enquanto isso, o Articulador e cada discipulador incentivar os demais discípulos para a lançar as redes, ou seja, cultivar a responsabilidade missionária de cada um. Concretamente, dizer para eles que na segunda quarta-feira não haverá encontro, pois todos são convidados a ocupar este tempo convidando outros adultos para o Siloé e para o encontro aberto do Discipulado de Adultos, na quarta quarta-feira.

O Articulador e o Discipulador podem entregar fichas de evangelização (padronizadas no Manual Identidade DJC) para serem preenchidas por ocasião desses convites. No retorno, cada discípulo devolve a ficha, que ficará arquivada para posteriores consultas.

Em tudo repassar a mística da missão, tanto para os Discípulos Estagiários e Servidores, como para os demais Discípulos.

2 – Quartas quartas-feiras, às 19:00h, na Sede da Extensão. Encontro aberto do Discipulado de Adultos. Para gerar identidade, os encontros dessas quartas quartas-feiras chamar-se-ão diretamente de Discipulado de Adultos. Reunirão em um só momento todas as Fraternidades Cristãs existentes na Extensão, além de acolher livremente todos os adultos interessados em participar, mesmo que só por uma vez.

O Conselheiro Local dos Adultos haverá de sempre encaminhar orientações para esses encontros abertos, tais como textos para auxiliar nas pregações e formações, palestras em vídeo, filmes, etc

Os Articuladores dos Adultos fiquem ligados no blog todos os meses para receber as orientações do Conselheiro Local, pois este será um passo muito importante.

São encontros para oração e pregação, como se fosse um siloé para adultos. Mas também, conforme o discernimento,  podem ser atividades diversas de evangelização como tertúlia, cinema cristão com pipocada, palestras em vídeo, etc

- Roteiro dos Encontros Abertos do Discipulado de Adultos (Todo mês verificar no blog as orientações do Conselheiro Local!):

Quando for mais para oração e pregação da Palavra:
19:00h – Acolhimento, Em nome do Pai, Louvor, Súplica ao Espírito Santo
19:30h – Aclamação, proclamação da Palavra e Pregação (Verificar no blog as orientações do Conselheiro Local!)
20:00h – Oração de bênção
20:30h – Caminhada discipular (orientações,e avisos e despedida) (Verificar no blog as orientações do Conselheiro Local!)

Quando for mais para atividade de evangelização:
19:00h – Acolhimento, Em nome do Pai, Louvor e Súplica ao Espírito Santo
19:30h – Atividade de evangelização: cinema cristão, filme, palestra em vídeo, formação com dinâmica, etc (Verificar no blog as orientações do Conselheiro Local!)
20:30h – Caminhada discipular (orientações e avisos e despedida) (Verificar no blog as orientações do Conselheiro Local!)

Observação: Nesses encontros abertos, os Articuladores assumam a dirigência ou convidem algum outro Discípulo Servidor dos Adultos experiente para assumir esta função. A dirigência só pode ficar com uma pessoa do início ao fim. Mesmo quando convidar alguém, o Articulador repasse todas orientações, inclusive no que diz respeito a estes roteiros.

3 - Primeiras, terceiras e quintas quartas-feiras, os encontros sejam fechados para quem já fez o Reavivamento no Espírito Santo e por Fraternidades Cristãs.

Os Temários de MOPDs sejam usados sistematicamente e os Coordenadores de Fraternidade ministrem todo um acompanhamento, favorecendo a escuta, partilha e amizade. Todo discípulo da Fraternidade Cristã precisa adquirir cada Temário no decorrer da caminhada, pois os mesmos contém a formação básica da Obra DJC.

Lembramos que as Fraternidades Cristãs são sempre fechadas e só podem ser iniciadas novas Fraternidades com o Reavivamento no Espírito Santo. Queremos desta forma observar o nosso Método desde o Temário 0 e seguir tudo passo a passo, com calma e perseverança.

Roteiro dos Encontros Fechados (Fraternidades Cristã):
19:00h - Acolhida, Em nome do Pai, louvor e súplica ao Espírito Santo
19:30h - Proclamação da Palavra e partilha em oração
19:45h - Formação / Reflexão
20:30h - Oração de Benção
20:45h - Caminhada Discipular (orientações, avisos e despedida)

Observação: Após os encontros de cada Temário, deverá sem realizado um Encontro de Espiritualidade por todo um dia, ou então, caso não seja possível desta forma, no horário normal da Fraternidade Cristã. Ver orientações nos próprios Temários. Então, depois do Encontro de Espiritualidade, inicia-se o Temário seguinte e assim sucessivamente.


Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC

Atualizado 04/06/2013, 10:00h