Páginas

28 de nov. de 2012

Artigos de formação cristã no decorrer da caminhda discipular

Mesmo morando em Juazeiro do Norte, o DCA Joênio continua fazendo a sua caminhada discipular dentro do DJC e nos ajudando na nossa através dos diversos artigos que tem postado semanalmente no blog de formação do DJC.

Vale a pena conferir, pois tais formações também poderão ser utilizadas nas reuniões dos Organismos do DJC.

O blog de formação está no Portal do DJC.

Pe. Marcos Oliveira

16 de nov. de 2012

Meu Amigo é um Anjo 2012

Basta clicar no Anjinho ao lado e voce poderá enviar suas mensagens e orações para o DCA ou Vocacionado que estás protegendo na edição 2012 do nosso "Meu Amigo é um Anjo".

Deus abençoe a todos!

14 de nov. de 2012

Reunião dos Discípulos Servidores 19-11-12


Reunião dos Discípulos Servidores (Corpo de Apostolado)

Horário: 19h

Local: Sedes dos Organismos do DJC

Dirigência: DCAs responsáveis pelos Organismos

Ordem de prioridade para participação: DJCs Locais, Específicos Gerais e Missões.

19:00h – Oração inicial / Palavra de Deus

19:30h – Formação prática

Orientações para o Kairós 2012

1 - O que é o Kairós?
Kairós, uma palavra bíblica que significa tempo favorável para a salvação, é a festa do Rei Jesus, mais pela sua infinita misericórdia, o presente é para todos nós, seus filhos e filhas que lhe abrem o coração através da fé.

A fé entra pela pregação da Palavra no poder do Espírito Santo até alcançar o coração e todas as áreas da vida da pessoa.

Por isso o Kairós é a grande festa querigmática da salvação, com muito louvor, alegria, fraternidade, oração no Espírito Santo, pregação do Evangelho do Amor de Deus e oração de bênção e de salvação.

Em um mundo onde muitas pessoas têm sede da Verdade e da Vida, mais ao mesmo tempo com muitos relativismos e idolatrias, é necessário anunciar Jesus Cristo e seu Evangelho como dom de amor do Pai Celeste para a salvação de toda humanidade.




2 - Tema do Kairós 2012:
Porta Fidei (A porta da fé)


3 - Data do Kairós
Não existe uma data fixa, mais um período nas mediações da Solenidade de Cristo Rei, advento e natal do Senhor. Por isso, o Kairós é realizado entre outubro, novembro e dezembro (quarto trimestre do ano).


4 - Responsável pelo Kairós
Os DJCs Locais, com a ajuda dos Ministérios Gerais de Assistência e dos três Discipulados e Apostolados Gerais do DJC. Os três Apostolados Locais da Bênção, das Artes e da Infraestrutura, tendo a frente seus respectivos articuladores, devem estar em prontidão bem antes, durante e depois do Kairós.

Dado que em todas localidades o povo necessita de evangelização, e não devemos ter medo de avançar para águas mais profundas, o bom mesmo é que todos os DJCs Locais realizem o Kairós da melhor maneira possível na sua própria localidade e Jesus sempre vai fazer acontecer a pesca milagrosa.


5 - Camisa do Kairós 2012
Ver com Dona Evanda, Rizete ou nos próprios DJCs Locais. Preço: R$ 15,00.


6 - Antes do Kairós
Discernir tudo...

Ver local, data, horários, ministros, equipamentos...

Se vai ser casado ou não com o Siloé, etc

Se vai haver encontros de oração em preparação para o kairós.

Não esquecer divulgação com camisas, bonés, faixas, cartazes em locais estratégicos (comércios, escolas, igrejas, paradas de ônibus).

Além da divulgação, motivação espiritual no SIloé, convite boca-a-boca, avisos em Missas, rádios...

Tudo com parresia, eficácia, beleza...

+++ Encontros de Oração rumo ao Kairós

O kairós é a festa da salvação. Por isso é muito bom que haja uma grande preparação das pessoas antes da realização do mesmo.

Uma das maneiras de prepará-lo é realizar uma série de encontros de oração tendo por referência os capítulos 40 – 55 de Isaías. A própria Palavra de Deus que “se cumpre sempre” (Is 40,8) vai criando a mística do Kairós no coração dos discípulos e em todo ambiente também.

Estes capítulos constituem o que os exegetas chamam de Segundo Isaías. O profeta anuncia um novo êxodo para o povo, quando o Senhor vai realizar maravilhas de salvação muito maiores do que no primeiro. Com toda propriedade, o profeta Isaías é chamado de evangelista, arauto de boas notícias. “A profecia do Segundo Isaías é um dos textos mais citados do Novo testamento; o evangelho de João, mesmo sem citá-lo, está sob o seu influxo” (Schokel).

Esses encontros de oração podem ser realizados no horário do Siloé. Vão nos ajudando a meditar cada aspecto da salvação, para que possamos melhor vivenciá-la, o que a Bíblia chama de “tomar posse da bênção de Deus”.

Aos poucos, à medida que o tempo nos possibilite, vamos selecionar passagens e colocar algumas dicas de pregação e oração.

Por exemplo, o Benedictus de Zacarias (Lc 1), o Magnificat de Maria (Lc 1), muitos textos paulinos, ajudam bastante nas pregações e orações rumo ao Kairós.

Todo Kairós 2012 deve ser realizado em sintonia com o  Ano da Fé. Por isso é importante colocar uma Porta da Fé (porta fidei) na entrada no Siloé. Ir ajudando o povo a crescer na fé carismática, a dar passos de fé e a orar com fé, etc

Tendo em vista a grande preparação que João Batista e Nossa Senhora realizaram, é muito importante chamar todos a conversão, ao sincero arrependimento dos pecados, ao jejum e a confissão durante os Siloés rumo ao Kairós, para que no dia do Kairós todos possam ser salvos em Cristo Jesus. João Batista enfatizou muito a necessidade do arrependimento e a confissão dos pecados. Nossa Senhora nos ajuda a pisar mesmo sobre a cabeça da serpente, a expulsar os demônios, sejam eles quais forem: demônios da arrogância, do orgulho, da ignorância, da cegueira, etc

O Kairós é salvação para quem já caminha também!

Por isso é importante discernir bem ao passos a serem dados rumo ao Kairós, por ocasião dos Siloés. Tudo de uma vez vai atrapalhar. Tem que ir ajudando o povo a entender o que é salvação (vida plena em Jesus aqui e agora e depois por toda eternidade), ir ajudando a desejar esta salvação e dar passos: arrependimento, renuncia dos demônios, a suplicar com fé a salvação de um modo concreto: santidade, unção espiritual, cura e libertação, etc

Nos mesmos Siloés, pedir, motivar a participação de todos na pescaria; Cada pessoa convidar outros para o Siloé e para o kairós, xerocar cartazes do Kairos, etc

A salvação em Cristo é uma graça tão grande que só um dia é pouco... Por isso é importante que os Siloés já sejam realizados no rumo do Kairós, para ir vivenciando cada aspecto da salvação.

Além de tudo isso, proclamar de modo solene que só Jesus é o Salvador. Pois hoje estão aparecendo outros deuses e propostas de salvação. Por isso o Kairós tem tanta harmonia com o Siloé e com o Ano da Fé.

Se possível voltaremos a este texto para coordenar melhor estas explicações e oferecer mais ajuda, sobretudo sobre a doutrina da salvação e como vivenciá-la, inclusive trazendo-a para o concreto do nosso dia-a-dia..


- Programação do Kairós:
Para que o Kairós alcance seus objetivos específicos, propomos o seguinte roteiro básico:

Manhã (aonde for possível): Acolhimento, louvor e fraternidade, oração no Espírito Santo, entronização e pregação da Palavra de Deus e oração na Palavra.

Tarde: Devoção mariana, louvor e fraternidade, pregação da Palavra de Deus, entronização do Santíssimo Sacramento, Terço da Misericórdia, adoração e oração de salvação.

Noite: Santa Missa direcionada para a renovação da fé (entrega do Credo-xeroxado) e graça da salvação pessoal, familiar e comunitária.

Observação: que a programação do Kairós seja discernida e realizada de tal forma que todos participantes vivenciem a graça da salvação em Cristo Jesus. Salvação que é vida em plenitude, cura e libertação, plena realização em Deus.
 
- Pós-Kairós
O Kairós é um evento de evangelização aberto a todas as pessoas. Porém, sempre é importante convidar para participar do Siloé e das Fraternidsades Cristãs.

Por isso é importante que o Ministério de Acolhimento do DJC Local esteja de prontidão para convidar para o Siloé e cada Discipulado Específico também convide para uma Fraternidade Cristã (se possível, de iniciantes).

Desde já, bom Kairós!

Jesus Cristo vive e é o Senhor!!!

Pe. Marcos Oliveira

20:30h – Encaminhamentos (Kairós 2012 e outras necessidades do Organismo).

21:00h – Caminhada discipular (orientações para a vida dos discípulos)

21:30h – Oração final / aniversariantes / partilha dos lanches (mesa da partilha)

Atenção: 

- No blog do Edmar (Assistência Geral do Desenvolvimento Integral) existem outras orientações para o Kairós. Vale a pena conferir: www.desenvolvimentointegralgeral.blogspot.com


Após um cuidadoso trabalho de tradução e revisão, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou a versão oficial do Hino da Fé para o Brasil. A iniciativa é das Comissões Episcopais Pastorais para a Liturgia e para a Doutrina da Fé, para que a canção seja usada pela Igreja no Brasil durante este Ano da Fé.

CREIO, Ó SENHOR!
1. Caminhamos repletos de esperança, tateando pela noite.
Nos encontras no Advento da história,
És pra nós o Filho do Altíssimo!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com os santos que caminham entre nós, Senhor, nós te pedimos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
2. Caminhamos frágeis e perdidos, sem o pão de cada dia.
Tu nos nutres com a luz do Natal,
És pra nós a estrela da manhã!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com Maria, a primeira dos que creem, Senhor, a ti oramos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
3. Caminhamos, cansados e sofridos, as feridas ainda abertas.
Tu sacias quem te busca nos desertos,
És pra nós a mão que cuida e nos cura!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com os pobres que esperam à porta, Senhor, nós te invocamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
4. Caminhamos sob o peso da cruz nas pegadas dos teus passos.
Tu ressurges na manhã da santa Páscoa,
És pra nós o Vivente que não morre.
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com os humildes que querem renascer, Senhor, te suplicamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
5. Caminhamos atentos ao chamado de cada novo Pentecostes.
Tu recrias a presença desse sopro,
És pra nós a Palavra do futuro.
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com a Igreja que anuncia o Evangelho, Senhor, nós te rogamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!
6. Caminhamos, cada dia que nos dás, com os irmãos e as irmãs.
Tu nos guias nos caminhos desta terra,
És pra nós a esperança da chegada!
CREIO, Ó SENHOR, CREIO!
Com o mundo onde o Reino está entre nós, Senhor, nós te clamamos:
AUMENTA, AUMENTA A NOSSA FÉ!
CREIO, Ó SENHOR, AUMENTA A NOSSA FÉ!

O video já se encontra na internet.


Por:
Rádio Vaticano

3 de nov. de 2012

Orientações para o Kairós 2012


- O que é o Kairós?

Kairós, uma palavra bíblica que significa tempo favorável para a salvação, é a festa do Rei Jesus, mais pela sua infinita misericórdia, o presente é para todos nós, seus filhos e filhas que lhe abrem o coração através da fé.


A fé entra pela pregação da Palavra no poder do Espírito Santo até alcançar o coração e todas as áreas da vida da pessoa.


Por isso o Kairós é a grande festa querigmática da salvação, com muito louvor, alegria, fraternidade, oração no Espírito Santo, pregação do Evangelho do Amor de Deus e oração de bênção e de salvação.


Em um mundo onde muitas pessoas têm sede da Verdade e da Vida, mais ao mesmo tempo com muitos relativismos e idolatrias, é necessário anunciar Jesus Cristo e seu Evangelho como dom de amor do Pai Celeste para a salvação de toda humanidade.


- Casamento entre Kairós e Siloé

Dado que ambos são eventos querigmáticos do DJC, Kairós e Siloé podem ser casados entre si.


Ou seja, por algumas semanas seguidas, ministram-se conteúdos soteriológicos (salvação do homem em Jesus) nos horários do Siloé, já preparando todos os discípulos para o Kairós.


O povo vai participando do Siloé e ao mesmo tempo vai sendo convidado para celebrar o Kairós.


Tudo discernido e meditado sempre dá certo, para não haver riscos de sufocamentos, atropelos e descaracterização dos eventos.


- Tema do Kairós 2012:

Porta Fidei (A porta da fé)


- Data do Kairós

Não existe uma data fixa, mais um período nas mediações da Solenidade de Cristo Rei, advento e natal do Senhor. Por isso, o Kairós é realizado entre outubro, novembro e dezembro (quarto trimestre do ano).


- Responsável pelo Kairós

Os DJCs Locais, com a ajuda dos Ministérios Gerais de Assistência e dos três Discipulados e Apostolados Gerais do DJC.


Dado que em todas localidades o povo necessita de evangelização, e não devemos ter medo de avançar para águas mais profundas, o bom mesmo é que todos os DJCs Locais realizem o Kairós da melhor maneira possível na sua própria localidade e Jesus sempre vai fazer acontecer a pesca milagrosa.


- Camisa do Kairós 2012
Ver com Dona Evanda, Rizete ou nos próprios DJCs Locais. Preço: R$ 15,00.



- Antes do Kairós


Discernir tudo...


Ver local, data, horários, ministros, equipamentos...


Se vai ser casado ou não com o Siloé, etc


Se vai haver encontros de oração em preparação para o kairós (ver proposta lá embaixo).


Não esquecer divulgação com camisas, bonés, faixas, cartazes em locais estratégicos (comércios, escolas, igrejas, paradas de ônibus).


Além da divulgação, motivação, convite boca-a-boca, avisos em Missas, rádios...


Tudo com parresia, eficácia, beleza...


- Programação do Kairós:

Para que o Kairós alcance seus objetivos específicos, propomos o seguinte roteiro básico:


Manhã: Acolhimento, louvor e fraternidade, oração no Espírito Santo, entronização e pregação da Palavra de Deus e oração na Palavra.


Tarde: Devoção mariana, louvor e fraternidade, pregação da Palavra de Deus, entronização do Santíssimo Sacramento, adoração e oração de salvação.


Noite: Santa Missa direcionada para a renovação da fé (entrega do Credo-xeroxado) e graça da salvação pessoal, familiar e comunitária.

Observação: que a programação do Kairós seja discernida e realizada de tal forma que todos participantes vivenciem a graça da salvação em Cristo Jesus. Salvação que é vida em plenitude, cura e libertação, plena realização em Deus.
  

- Pós-Kairós

O Kairós é um evento de evangelização aberto a todas as pessoas. Porém, sempre é importante convidar para participar do Siloé e das Fraternidsades Cristãs.


Por isso é importante que o Ministério de Acolhimento do DJC Local esteja de prontidão para convidar para o Siloé e cada Discipulado Específico também convide para uma Fraternidade Cristã (se possível, de iniciantes).


Desde já, bom Kairós!


Jesus Cristo vive e é o Senhor!!!


xxx



Encontros de Oração rumo ao Kairós


O kairós é a festa da salvação. Por isso é muito bom que haja uma grande preparação das pessoas antes da realização do mesmo.


Uma das maneiras de prepará-lo é realizar uma série de encontros de oração tendo por referência os capítulos 40 – 55 de Isaías. A própria Palavra de Deus que “se cumpre sempre” (Is 40,8) vai criando a mística do Kairós no coração dos discípulos e em todo ambiente também.


Estes capítulos constituem o que os exegetas chamam de Segundo Isaías. O profeta anuncia um novo êxodo para o povo, quando o Senhor vai realizar maravilhas de salvação muito maiores do que no primeiro. Com toda propriedade, o profeta Isaías é chamado de evangelista, arauto de boas notícias. “A profecia do Segundo Isaías é um dos textos mais citados do Novo testamento; o evangelho de João, mesmo sem citá-lo, está sob o seu influxo” (Schokel).


Esses encontros de oração podem ser realizados no horário do Siloé. Vão nos ajudando a meditar cada aspecto da salvação, para que possamos melhor vivenciá-la, o que a Bíblia chama de “tomar posse da bênção de Deus”.


Aos poucos, à medida que o tempo nos possibilite, vamos selecionar passagens e colocar algumas dicas de pregação e oração.
Todo Kairós 2012 deve ser realizado em sintonia com o  Ano da Fé.

Pe. Marcos Oliveira