Páginas

7 de out. de 2010

Temário da Irmanação



Atenção:
Eis as orientações atuais para o Temário da Irmanação.
Favor desconsiderar aquelas que estão no subsídio Irmanação - Temário n.1!


xxx

Discipulado de Jesus Cristo

Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD)


Temário da Irmanação (T1)
Inícios de uma Fraternidade Cristã






Considerações Iniciais



Caminhada Discipular

Reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus, esta é a nossa vocação e missão como DJC(Jo 15; 2Pd 3,18).

Para tanto, precisamos observar o nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD), que se realiza na prática como uma Caminhada Discipular. O discípulo de Jesus não cresce com o “tempo”, mas de passo em passo, com irmandade, oração no Espírito Santo, meditação da Bíblia, vivência dos sacramentos, formação cristã e acompanhamento personalizado.

Os diversos responsáveis por organismos – Acompanhantes, Conselheiros, Articuladores, Coordenadores de Fraternidades Cristãs – devem ajudar os discípulos que acompanham a fazer esta Caminhada Discipular, discernindo um cronograma e fazendo uso das Publicações do Discipulado. Trata-se mesmo de zelar pela nossa vocação e missão como DJC diante de Deus e da Igreja.



Cronograma

O tempo da graça de Deus (kairós), acontece dentro do nosso tempo histórico (cronos), por isso um cronograma é muito importante...

Antes mesmo de iniciar uma Fraternidade Cristã[1], deve ser feito um cronograma para a mesma, discernindo datas, horários, locais e responsáveis pelo Reavivamento no Espírito Santo, encontros e atividades das duas fases da irmanação, encontros espontâneos, encontro de espiritualidade da irmanação e previsão para o início do segundo temário de MOPDs, que é sobre a oração cristã.

Este cronograma previamente discernido pelo Conselheiro Geral e demais responsáveis pela Fraternidade, mesmo que aberto a pequenas mudanças e emergências, tira o risco de atropelos ou sufocamentos, que são muito ruins para uma nova Fraternidade. Sendo assim, propomos que o cronograma seja feito lendo o texto a seguir, com papel e caneta em mãos:



- TEMÁRIO DO QUERIGMA (T0)

A experiência do amor salvífico de Deus mediante o encontro pessoal com Jesus e a efusão do Espírito Santo são fundamentais para toda a vida cristã. Por isso, o bom mesmo é iniciar a Fraternidade Cristã com pessoas que já participaram integralmente do Reavivamento no Espírito Santo. Quando isto não for possível, que os responsáveis favoreçam a participação dos membros da Fraternidade em um Reavivamento o quanto antes.



Cronograma: Os discípulos desta Fraternidade vão participar do Reavivamento no Espírito Santo quando, onde, como e com quem?



Uma vez tendo participado do Reavivamento, aconselha-se que todos voltem a participar de outros Reavivamentos ao menos uma vez por ano. Maiores informações no subsídio próprio.

Atenção: Não é obrigatório que os discípulos comprem o subsídio do Reavivamento no Espírito Santo, visto que o mesmo é realizado numa metodologia de orações, pregações e vivências.







- TEMÁRIO DA IRMANAÇÃO (T1)

Com este primeiro Temário da Irmanação pretendemos iniciar uma Fraternidade alicerçada em Jesus Cristo, cheia de acolhimento, oração e evangelização.

Devido se tratar de inícios, não é obrigatório que os discípulos adquiram o Temário da Irmanação. Mas poderão ir sendo repassados subsídios tipo folhetos ou cartões que favoreçam as primeiras reflexões, motivações e encaminhamentos.





As duas fases da Irmanação:

Este Temário da Irmanação é mais um “período de tempo favorável” que um temário sistemático propriamente dito. Aqui, mais do que falar de irmanação, vamos tomar as primeiras iniciativas para motivar, acolher, dar os direcionamentos iniciais, fazer de tudo para que todos possam se sentir em casa, entusiasmados e motivados para perseverar na Fraternidade Cristã.

Quando é uma nova Fraternidade que está sendo iniciada, então deve-se favorecer esta irmanação como um todo... Mas se é alguém ou alguns que estão chegando numa Fraternidade já existente, então mesmo que este órgão não tenha que retornar aos momentos iniciais, deve-se fazer por onde os novatos sintam-se realmente numa família e motivados a permanecerem na mesma. Tudo isso exige muito discernimento, criatividade e espírito de irmandade por parte de todos, sobretudo do Coordenador e demais Servidores.



1ª Fase da Irmanação: Construção da Fraternidade Cristã

Palavra-chave: coesão

Construção de uma Fraternidade Cristã, desde a pescaria e convites personalizados, promovendo antes de tudo, acolhimento, companheirismo, coesão e a motivação para permanecer e caminhar na Fraternidade.

Logo de início...

- Deve-se fazer por onde a Fraternidade seja o que realmente ela deve ser dentro do DJC: um grupo de irmãos com clima favorável de companheirismo e oração.

- É fundamental que, com muito amor e mansidão, logo de início seja posto o fundamento sobre o qual o edifício todo será construído: JESUS CRISTO(1Cor 3,9-17), e seja sempre favorecida a ação do Divino Espírito Santo.

- Para gerar a Identidade DJC, que os encontros sejam realizados preferencialmente numa casa do DJC.

- Para gerar motivação, também é bom colocar assuntos ou atividades do interesse mais imediato dos participantes... Se a Fraternidade é de Casais, é bom lançar assuntos que sejam do interesse mais imediato de casais... Se é de Jovens, algo que interesse os jovens, e assim por diante. Para tanto, o coordenador deverá utilizar a série de oito encontros específicos desta primeira fase do Temário da Irmanação.

Observação: Os Conselheiros Gerais dos Discipulados Específicos estão organizando os respectivos encontros desta primeira fase do Temário da Irmanação!

A duração desta primeira fase deve durar 1 mês, ou seja, 04 encontros semanais.



Cronograma: os 04 encontros da primeira fase da irmanação serão de quando a quando? Onde? Quem? Como?











2ª Fase: Estruturação da Fraternidade Cristã

Palavra-chave: organização

Na fase de estruturação da Fraternidade, dão-se algumas orientações e encaminhamentos para uma organização básica e passos fundamentais, sem muitos aprofundamentos, pois tudo vai amadurecendo mesmo no decorrer da caminhada discipular.

Embora logo nos inícios alguns já possam começar a estagiar em algum serviço, sobretudo se já fizeram o Reavivamento no Espírito Santo, deve-se ter o cuidado para não atarefar demais quem está chegando, pois pode ser ruim tanto para a pessoa como para a Fraternidade Cristã. Confiar muita responsabilidade para quem está iniciando a caminhada numa Fraternidade é um risco, pois a pessoa acaba sendo muito cobrada por aquilo que ainda tem dificuldade para oferecer.

A duração dessa segunda fase da Irmanação é de 06 encontros semanais.



Cronograma: os 06 encontros da segunda fase da irmanação serão de quando a quando? Onde? Quem? Como?





Encontro de Espiritualidade da Irmanação

Após terminar os encontros temáticos das duas fases da Irmanação, com discernimento, o Coordenador poderá ministrar alguns encontros mais espontâneos, auxiliado pelo Irmanador Discipulado, ou fazer uma confraternização, e/ou um passeio, e/ou um encontro com um bom filme... Então, num prazo máximo de um mês, será realizado o Encontro de Espiritualidade da Irmanação.

Neste encontro especial todos vão aprofundar e, sobretudo, vivenciar tudo o que foi meditado e refletido sobre irmanação e dom da fraternidade.

O Encontro de Espiritualidade da Irmanação é bom que seja realizado num sítio ou outro lugar bem favorável, com lanche/almoço, descontração, disciplina, devoção mariana, oração no Espírito Santo, pregação, súplicas e adoração.



Cronograma: Depois dos 06 encontros da segunda fase da irmanação, teremos encontros mais espontâneos antes do Encontro de Espiritualidade da Irmanação? Onde? Quando? Como? ... E quando e onde, no prazo de um mês, será o Encontro de Espiritualidade da Irmanação?



xxx





Seguindo adiante



É importante que cada momento da caminhada discipular seja sempre discernido e realizado da melhor maneira possível. O Espírito Santo age, mas é preciso que façamos a nossa parte com muito amor, discernimento e zelo, mesmo quando isto nos custe sacrifício.

Após concluir o Temário da Irmanação com o Encontro de Espiritualidade, o conteúdo básico sempre deverá ser revivenciado, pois a caminhada discipular não é feita de momentos estanques, mas num processo cíclico contínuo.

Mas é preciso olhar para frente, na perspectiva do seguimento de Jesus. Depois do Encontro de Espiritualidade da Irmanação, novamente poderão ser realizados encontros mais espontâneos, como já foi explicado anteriormente. Mas aí todos já vão se preparando para o 2º Temário de MOPDs (Temário da Oração Cristã), que será iniciado num prazo máximo de dois meses.



Cronograma: Depois do Encontro de Espiritualidade da Irmanação teremos encontros mais espontâneos? Onde, quando? Quem? Como? E depois, num prazo de dois meses, quando será o início do segundo temário de MOPDs?





Quanto ao mais, bom senso, sintonia com a vocação e missão do DJC!



Mãos e coração à obra!



Fraternalmente,



Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do Discipulado de Jesus Cristo



--------------------------------------------------------------------------------

[1] Segundo os nossos estatutos, Ministério Locais e Específicos, Extensões Pessoais e Missões equivalem a Fraternidades Cristãs. O responsável deverá discernir a Caminhada Discipular conforme a natureza de cada órgão. Porém, nunca esquecer que, equivalendo a uma Fraternidade Cristã, aí sempre deverá haver as condições para que todos os discípulos cresçam realmente no seguimento de Jesus, observando o Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos do DJC.