Páginas

25 de ago. de 2011

Um homem sem falsidade

Ap 21,9-14
Jo 1,45-51


Ao ver Bartolomeu, que é o mesmo que Natanael, vindo ao seu encontro sob a guia de Filipe, Jesus, que não enxerga a aparência, mais o coração, logo de início o elogia, apontando uma virtude que todo ser humano deve ter: “Eis aí um israelita de verdade, um homem sem falsidade”.

Um homem sem falsidade é um homem de palavra, de compromisso e responsabilidade. Um homem sincero, sem cera, com quem podemos lidar no dia-a-dia sem ficar pisando em casca de ovo, sem ficar deslizando.

A falsidade não convive com a mentira, fuxico, fofoca e meias palavras. O homem verdadeiro não precisa ficar se escondendo nas suas intenções ou no “disse-me-disse”.

Interessante que Jesus não diz: “Eis aí um homem sem pecado”. Ele diz: “Eis um homem sem falsidade”. Porque, infelizmente, todos somos pecadores, e Bartolomeu também o era.

Porém, apesar das suas fraquezas e limitações, Bartolomeu deseja realmente viver de acordo com a Palavra de Deus e se esforça em praticá-la. Era autêntico no que se refere a manifestar suas opiniões, no modo como convivia na sociedade e almejava realmente crescer.

O falso é hipócrita. Tem muita máscara, sorriso alargado nos dentes e exagerados apertos de mãos. Tece elogios sem sentido, quando não opta em ser a palmatória do mundo. Porém, ele mesmo, não escuta o que diz ser o certo, não ama os outros gratuitamente, não se arrepende realmente dos seus pecados, não dá passos de verdade na perspectiva da perfeição.

Pecador, Jesus perdoa. Falsidade, ele perdoa também, desde que haja arrependimento de verdade. Pois na pessoa falsa até o arrependimento corre o risco de ser falso. É o que chamamos de remorso.

Até Judas iscariotes foi contemplado pela misericórdia de Jesus. Embora de tão falso e ganancioso que era - pois falsidade tem muito a ver com ganância e egoísmo - vivia desconfiado, foi cada vez mais perdendo a credibilidade junto aos seus. Enrrolando-se nas suas próprias "mesquinhezes", culminou na forca. Infelizmente, este é o destino de todo falso, caso não se arrependa de verdade: vai se isolando, todos o acolhem e o temem, mais não lhe dão credibilidade, até que se auto-eliminam em um processo espiritual e existenmcial de suicídio a longo prazo.

O nome de Bartolomeu, conforme vemos na profecia do Apocalipse, foi escrito em uma das colunas da Jerusalém Celeste. Sinal de que, apesar da sua concupiscência, deu passos no caminho da Verdade e da Vida. Era um homem sem falsidade na terra, agora é um santo nonb céu.

São Bartolomeu, rogai a Jesus por nós para que sejamos livres de toda falsidade  e sejamos cristãos de verdade. Amém! 


Pe. Marcos Oliveira