Páginas

24 de mai. de 2012

Disciplinas Comuns 2013

Observação:

O texto a seguir tem uma liguagem técnica. É seca, porém necessária, pois se atém aos nossos Estatutos e tem em vista um direcionamento seguro.

Publicamos logo esse texto para 2013, tendo em vista a resposta a algumas dúvidas relacionadas às Disciplinas deste ano de 2012 que foram publicadas neste blog e em outros blogs do DJC.


Para efeito de organização eu, responsável por toda Obra DJC, e todos os DCAs responsáveis por organismos devemos discernir a Disciplina Comum 2013.



Tendo em vista o tríplice acompanhamento que normalmente todos os discípulos recebem no decorrer da caminhada discipular, cada organismo e a Obra DJC como um todo devem agendar somente dois encontros anuais (um por semestre) para todos os discípulos que caminham no mesmo. Desta forma, teremos seis encontros anuais para todos os discípulos, sendo:



2 para a Obra DJC: Reavivamento no carnaval e Graça e Paz no último domingo de julho.

2 para cada DJC Local e

2 para cada Específico Geral (Discipulado Geral de Jovens, Adultos e Casais; Apostolado Geral da Bênção, das Artes e da Infraestrutura) e Missão.



Caso o discípulo sirva em mais que um organismo não correlato entre si, então participará em mais de seis encontros. É o caso de discernir se conseguirá assumir muitas responsabilidades ou não.



Estamos nos referindo aqui aos encontros que devem congregar todos os discípulos da Obra DJC ou de um determinado Organismo. Pois além desses, ainda existirão outros encontros no decorrer da caminhada, tais como: Encontro de Aliança(quinzenal), Corpo de Apostolado/Servidores(mensal), Siloé(semanal), Fraternidade Cristã(semanal), Ministérios(quinzenal), formações locais, kairós, Festejos Paulinos, Reavivamentos no Espírito Santo (geral no carnaval, local na Páscoa e específico local no segundo semestre), etc



Esses seis encontros acima mencionados para participação obrigatória de todos os discípulos da Obra DJC ou de determinado Organismo incluem encontros de formação, retiros, confraternizações, congressos, etc Por isso, os respectivos responsáveis deverão discernir sobre de que forma irão preencher as duas datas anuais a que têm direito para reunir em um só momento e local os discípulos por quem são responsáveis. Disso resulta que tais encontros devem ser bem programados e comunicados com bastante antecedência.



As Disciplinas Comuns devem ter como horizonte a Identidade DJC e incluir na sua agenda a listagem geral de todos os eventos a que os discípulos devem participar. Desta forma, a Disciplina do DJC Geral deve estar toda na dos Específicos Gerais e as destes nas Disciplinas dos DJCs Locais e Missões vinculadas aos mesmos.



Tudo isso facilitará a Caminhada DJC como um todo, para o proveito de todos. A informação e a organização geram articulação, que colocam a Obra toda em movimento, na perspectiva do desenvolvimento integral!



Sem as Disciplinas Comuns bem discernidas e entrelaçadas entre si, teremos um monte de encontros soltos, que não resultarão no crescimento de todos, mas na estagnação. Por isso, DCAs responsáveis por Organismos, de olho nos Estatutos, é hora de começar a discernir a Disciplina Comum e publicar no máximo até o mês outubro.



Por ordem, a primeira Disciplina a ser Publicada deve ser a do DJC Geral. Depois a dos Específicos Gerais e por fim a dos DJCs Locais e Missões. Caso coincidam eventos na mesma data, os responsáveis por organismos conversem entre si, mas a ordem de prioridade para participação é esta: DJC Local, Específico Geral e Missão.



Se o DJC fosse um grupo pequeno, é claro que tudo seria mais fácil. Porém, como somos muitos, então as Disciplinas Comuns e o diálogo são de extrema importância para irmos adiante, bem articulados e bem organizados. Conforme a profecia que inspira nosso objetivo geral metodológico: Em pé, devemos ser como exército em ordem de batalha!



Em tempo:

- As três Assistências também devem discernir suas Disciplinas. Porém, como estão a serviço do conjunto da Obra DJC como um todo, a agenda deve ser incluída diretamente na Disciplina do DJC Geral.

- Nas disciplinas/agendas, sempre colocar: evento/destinatários/dia/hora/local.



Mãos e coração à obra!



Graça e Paz!



Pe. Marcos Oliveira

Acompanhante Geral