Páginas

13 de set. de 2010

Encontro de Aliança/Vocacional


Casa Graça e Paz

13/09/10



Direção Espiritual de Discípulos





- O discípulo precisa crescer até atingir a plenitude/estatura de Cristo Jesus.



- Este crescimento só é possível numa caminhada discipular com

a) Passos concatenados entre si (tudo o que fizer ou falar deve estar em sintonia com sua essência cristã)

b) Mistagogia (mergulho na graça de Deus, mística, vivência/experiência da graça) (Siloé)



- Para tanto, o discípulo necessita de acompanhamento personalizado/direção espiritual.



- Direção espiritual: o diretor espiritual acolhe, escuta o discípulo, ajuda-o a mergulhar no Mistério de Deus (no qual ele vai se encontrar e se integrar cada vez mais), ensina, exorta e orienta, no rumo de sua plena realização humana e cristã.



- Paradigmas do diretor espiritual

. JESUS: Direcionava ocasionalmente (Samaritana, Zaqueu, etc) e sistematicamente (os Doze Apóstolos). Dirigia os Doze dentro de um contexto de comunidade. Realizava momentos comuns, mas tinha encontros pessoais com cada um. Tinha paciência, ensinava, convivia com eles. “Fracassou” com Judas!

. Paulo (1Cor 4,14-21)

. Monaquismo oriental: para os monges, o diretor espiritual é pai, homem espiritual, homem de discernimento (para saber orientar) e profeta (homem de palavra no momento certo).



- O coordenador de Fraternidade Cristã, por ministério, além dos encontros espontâneos e temáticos, deve fazer o acompanhamento mensal e pessoal de todos os discípulos e, conforme a necessidade, deverá encaminhar para um diretor espiritual ou outro ministro, conforme o caso (confessor, exorcista, ministro de cura e libertação).



- Concretamente:

. Fraternidade Cristã não pode ser grande (ir dividindo de acordo com a chegada de novos discípulos). O ideal seria doze pessoas, a exemplo do grupo apostólico que Jesus dirigia?

. Os acompanhantes locais e conselheiros gerais devem preparar a pessoa antes que assuma uma Fraternidade Cristã.



Direção hoje: Ler p. 94, item b



Importante: todos irem aprofundando estes estudos sobre direção espiritual, pois todos DCAs são chamados a formar novos discípulos.



Fonte: livro “A direção espiritual hoje”, VVAA, Paulinas



Partilha: todos devem enviar por e-mail (para marcosoliveiradjc@hotmail.com). Favor enviar dentro do prazo para facilitar meu trabalho!