Páginas

3 de mar. de 2011

Jejum e oração para o Reavivamento 2011




Discípulos de Jesus, Graça e Paz!

Muitas vezes temos retornado a esta temática da importância da preparação espiritual para o Reavivamento no Espírito Santo.

Isto porque, antes de tudo, o Reavivamento é bíblico.

Refere-se a um momento especial do derramamento da Graça de Deus para o seu povo ressurgir das cinzas do pecado, da angústia, da fraqueza, muitas vezes até da depressão, do desespero, da aridez espiritual e da tibieza.

O Senhor mesmo quer sempre reavivar a sua obra e cada pessoa em particular no decurso dos anos, para não fracassarmos e muito menos nos desencaminharmos.

Saber disso tudo, tomar consciência desta realidade e desta necessidade é uma humildade que está em sintonia com aquilo que São Paulo dizia:

"Quando sou fraco então é que sou forte!"

Pois bem, como São Paulo dizia também, "é o Senhor quem faz o querer e o fazer", é muito importante jejuar e orar antes do Reavivamento, pois tais exercícios espirituais nos ajudam a tomar consciência que o momento que se aproxima é muito importante, e também nos ajudam a se abrir e a ansiar com profundeza a ação do Espírito Santo na nossa vida.

Muitas vezes vamos caminhando e corremos o risco de nos acostumar de tal modo, que um grande momento pode ser banalizado e não aproveitado com profundidade.

O jejum trabalha nosso corpo, nossos sentimentos, nossa psique, nossa vontade para que acolha e se renda
a graça de Deus.

De igual forma, a oração antes do Reavivamento suplica, clama e pede que o Bom Deus tenha misericórdia e na sua bondade envie o seu Espírito de amor e de poder para nos preencher e fazer a sua obra na nossa vida pessoal, familiar e comunitária.

Não perca a graça do Reavivamento 2011.

Lembro: ele é bíblico, faz parte da tradição cristã que o senhor mesmo é quem reaviva o seu povo no decurso dos anos. Porém, esse povo tem que clamar e se preparar, pois somente desta forma é dado um verdadeiro consentimento e é feito um rendimento incondicional ao Santo Espírito de Deus.

Este tempo que estamos vivendo agora é aquele que Maria e os Apóstolos rezaram antes do dia de Pentecostes.

Maria e os Apóstolos precisaram se preparar. Jesus mesmo lhes ensinou que fizessem isso. É muita prepotência da nossa parte pensar que também não precisamos, você não acha?

Por isso, ore, jejue, ansei, clama, deseje.

Somente desta maneira você estrá dizendo realmente, não só com palavras, mas com atitudes que inclusive submetem sua vontade e seu corpo:

Jesus, eis-me aqui. Eu quero viver uma vida nova. Eu me rendo a ti. Faz na minha vida o que desejares. Eu quero ser cheio do teu Espírito. Eu quero viver cheio das graças e dos dons do teu Espírito.

Por isso a oração e o jejum são tão importantes. Mas não precisa de exagero. Só não pode também fazer de qualquer jeito... a virtude sempre está no meio!

Peço pra você ensinar isso aos outros antes e durante o Reavivamento.

Seria muito bom também ler e meditar os quatro primeiros capítulos dos Atos dos Apóstolos.

Amanhã é sexta-feira. Da minha parte, vou intensificar o jejum e as orações por mim mesmo e por todo Reavivamento 2011.

Na condição de Acompanhante Geral do DJC e de pároco de uma grande paróquia, não poderei estar totalmente no Reavivamento 2011.

Bem que gostaria, mas...

Porém, de um lado é bom, pois o próprio DJC está assumindo este grande evente sem precisar que eu fique arrastando pelo chão.

Que o Reavivamento 2011, além de favorecer o batismo de todos os participantes no Espírito Santo, também seja mais um passo de maturidade espiritual, ministerial e apostólica do DJC. Nesta intenção, amanhã vou intensificar meu jejum e minhas preces.

Além de tudo isso, vou rezar para que o tema bíblico deste ano, discernido pelo nosso irmão Edmar, seja atendido pelo Pai do Céu e se transforme em muitas bênçãos: "Renovai vossos prodígios e realizai milagres inéditos!" A Missa da Sagrada Família que vou presidir terça-feira lá no Reavivamento 2011 vai ser nesta direção!

Finalizando, também incluirei na minha jornada de amanhã todo o pessoal da RCC aqui da paróquia que está se empenhando no Renovar que eles também realizam durante o carnaval. Afinal de contas, juntos ou separados, somos uma só Igreja evangelizando e colhendo vidas novas para o Reino de Deus!

Graça e Paz!

Pe. Marcos Oliveira