Páginas

18 de jul. de 2012

Encontro de Aliança 23 07 12






Boa tarde DCAs.



Efetivando nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos, estamos aproveitando todos os encontros das segundas-feiras para ir repassando formações mais profundas, embasadas em bons textos de escritores que conhecemos.



Por isso é importante que os responsáveis pelos encontros das segundas-feiras vejam com antecedência quem vai ministrar a formação, façam xerox, ou preparem quadro com giz etc



Pois formação cristã não é conversa fiada nem só repeteco; é estudo profundo e em clima de oração.



Desta forma, toda segunda-feira vamos formando os discípulos de um modo mais profundo, pois somente desta maneira vão conhecendo a doutrina de Deus e quanto mais a conhecem mais a amam.



Uma segunda é só DCAs, outra tem os Discípulos Servidores...



Mas se os DCAs aprendem toda segunda-feira, então depois também vão ensinando os outros no decorrer da caminhada, sem esquecer que mesmo sem participar das formações dos DCAs, os outros discípulos também podem estudar em casa os mesmos textos, etc



Por fim, lembramos que a participação dos DCAs nas reuniões das quartas segundas-feiras deve seguir a ordem de prioridade de serviço nos Organismos do DJC: DJC Local, Específico Geral e Missão.



Esta reunião da quarta segunda-feira por sub-fraternidade de aliança é estatutária. São todos DCAs reunidos, mesmo que separadamente. Por isso, não só os DCAs que servem em DJCs Locais devem obedecer este horário, mas também todos os demais DCAs, inclusive aqueles que caminham exclusivamente em Específicos Gerais ou Missões.  Por isso, os DCAs responsáveis por Específicos Gerais ou Missões vejam como efetivar estas reuniões das quartas segunda-feira com os DCAs que servem exclusivamente nos mesmos.



O que justifica ausencia nesta reunião? Trabalho, escola, viagem necessária, doença e deveres naturais.  Nesses casos, o primeiro responsável pelo organismo no qual o DCA está servindo deve ser comunicado e o DCA ausente também deverá ficar por dentro do que aconteceu na reunião...





Eis o roteiro:





19:00h – Oração inicial

Louvor,

Súplica ao Espírito Santo

Palavra de Deus (escolher uma de acordo com a formação)

Meditação partilhada em oração



19:30h – Formação: Dom de Sabedoria (se não foi possível alguém preparar bem a formação com o quadro-negro e giz, que ao menos sejam distribuídas xerox de ao menos um dos textos abaixo, e o texto seja lido e aprofundado com os comentários de todos)



Texto 1:  Dom da Sabedoria



 

O dom da Sabedoria pode ser definido como uma disposição sobrenatural da inteligência que leva a dar valor àquilo que diz respeito às coisas de Deus e à glória de seu nome. "A sabedoria vale mais que as pérolas e jóia alguma a pode igualar" (Prov 8, 11). O dom da sabedoria não se aprende nos livros mas é comunicado à alma pelo próprio Deus, que ilumina e enche de amor a mente, o coração, a inteligência e a vontade



Sabedoria Humana e Sabedoria Divina



A sabedoria humana é falha. A sabedoria divina é plena e perfeita. Unicamente Deus tem a plenitude da sabedoria, e somente Ele nos pode dá-la, pelo dom da sabedoria.



"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus e mais forte do que os homens. Vede, irmãos, o vosso grupo de eleitos: não há entre vós muitos sábios, humanamente falando, nem muitos poderosos, nem muitos nobres. O que é estulto no mundo, Deus o escolheu para confundir os sábios; e o que é fraco no mundo, Deus o escolheu para confundir os fortes." - (I Cor 1,25-27).



O Dom da Sabedoria



O Espírito Santo nos dá o dom da sabedoria, que é um dom de santificação. Dá-nos, também, o dom da palavra de sabedoria, que é um dom de serviço, ou seja, um dom carismático. É um dom que nos faz melhor entender nossa vida sobrenatural e nos faz saborear esse entendimento. O dom da sabedoria fortalece em nós as virtudes infusas e todos os demais dons de santificação. Nossa fé se torna inabalável, porque experimentamos as verdades reveladas. Nossa esperança é fortalecida, pois saboreamos a presença amorosa de Deus, com a certeza de que iremos saboreá-la com toda a intensidade na vida eterna. Nossa caridade se aperfeiçoa, pois agimos pelo amor de Deus no nosso coração. Pelo dom da sabedoria, as virtudes cardeais (prudência, justiça, fortaleza e temperança) são praticadas com deleite.



Nossa Senhora e o Dom da Sabedoria



Maria tinha todas as virtudes no mais alto grau. São Jerônimo nos aconselha: "Tome Maria como exemplo de virtudes".



Maria teve também a plenitude dos dons. Edificou sua vida sobre os sete dons de santificação. A virgem recebeu, mais do que qualquer outra pessoa, o dom da sabedoria.



A sabedoria celeste a fez compreender e aceitar o plano de Deus para sua vida e, ao mesmo tempo, a encheu do mais puro e intenso amor a Deus e ao próximo. Assim a vemos na anunciação, na visita a Isabel, no nascimento de Jesus em Belém, na apresentação do menino Jesus no Templo, na fuga para o Egito, no reencontro com Jesus no Templo, nas bodas de Caná, aos pés da cruz e no Cenáculo.



Como nos Abrir a esse Dom



1. A sabedoria é um dom que Deus promete conceder a quem o pedir com fé (Tg 1,5).



2. Ler e meditar a oração de Salomão, pedindo a Deus o dom da sabedoria (Sb 9,1-18).



3. Procurar saborear tudo o que se relaciona com Deus







 Texto 2: Dom da Palavra de Sabedoria



 

"A um é concedido por meio do Espírito, a linguagem da sabedoria" (1Cor 12,8)



A palavra de sabedoria é a manifestação sobrenatural da sabedoria de Deus. Não se trata do resultado de qualquer esforço humano em se conhecer a sabedoria divina (1Co 2.4,6), nem tão pouco de nosso crescimento espiritual. É um dom de Deus. É  senão a aplicação prática e o reto uso do dom de ciência. O dom da ciência apresenta-nos um panorama da situação e com o dom da sabedoria o Senhor nos revela qual deve ser o nosso comportamento em cada situação.



O dom da ciência é mera informação sobrenatural; o dom da sabedoria incentiva o desenvolvimento prático que se deve seguir. Com o dom da ciência o Espírito Santo nos faz ver, com o dom da sabedoria ele nos leva a agir.



É dom de Deus, não se trata portanto da sabedoria humana, fruto da inteligência e da experiência. É manifestação do Espírito; por isso não é habilidade humana nem sagacidade, esperteza ou diplomacia.



Notemos que existe também uma diferença entre o dom da linguagem da sabedoria e o dom comum da sabedoria. Este último é o dom que nos faz encarar e apreciar a deus da maneira mais objetiva possível, ou em outras palavras: faz despertarem nós o gosto pelas coisas de Deus. A linguagem da sabedoria por sua vez, é um dom de Espírito que nos mostra o modo de agir para mantermos em dia o plano de Deus, conhecido mediante o dom da ciência.



É o dom que nos faz dar respostas acertadas em caso de sermos levados aos tribunais. Em tais situações não devemos preocupar-nos com o que haveremos de dizer porque o Espírito falará por nós (Mt 10,19). É este o dom que devemos usar quando temos decisões difíceis para tomar e problemas árduos para resolver. O rei Salomão foi agraciado com esse dom quando teve de julgar qual das mulheres era a mãe da criança. É o dom negado aos soberbos e reservado aos humildes: "louvo-te e agradeço-te, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelastes aos simples" (Lc 10,21). "Arruinarei a sabedoria dos sábios, e frustrareis a inteligência dos inteligentes (1Cor 1,19). Os soberbos chefes do Sinédrio "não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que Estevão falava"(At 6,8)



Os que receberam este dom não significa que são mais sábios que os outros. Jesus prometeu aos seus discípulos: “boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem” (Lc 21.15). Esse dom vai além da sabedoria e preparo humano. Mas é preciso salientar que a sabedoria se divide em três tipos:



a) Sabedoria humana – Lc 14.28-33; 1Co 2.6



b) Sabedoria satânica – Tg 3.14-16



        c) Sabedoria Divina – Tg 3.17; 1Co 2.7



Oficina do Dom da Palavra de Sabedoria (se possível)

Cantico que suplique a vinda do Espírito santo. Oração em línguas...



Depois do cântico, ou tendo o mesmo como fundo musical, sem nenhuma hipocrisia, se possível, neste momento poderá ser feita uma oficina do Dom da palavra de sabedoria. E dom do Espírito. Mas toda graça de Deus pode e deve ser acolhida e cultivada. Repetir no sentido de aprender é certo, só não vale se for no sentido de forçar o Espírito ou a simplesmente imitar por imitar.



Peça a Deus o dom da sabedoria e também o dom da palavra de sabedoria. E coloque-se em prontidão de acolhimento. Procure saber se houve alguma moção espiritual, se Deus lhe concedeu alguma Palavra de sabedoria.



O dom de sabedoria é comum a todos. Já o da palavra de sabedoria só é concedido a quem Deus elege para te-lo. Voce verá se este dom da palavra de sabedoria vai fluir espontaneamente ou não. Se fluir, acolha e pratiquye sempre. Se não fluir, aguarde o tempo de Deus. Se nunca fluir, acate a vontade de Deus, pois o Espírito concede os seus dons a cada um conforme lhe apraz.





20:30h – Encaminhamentos do Organismo/sub-fraternidade de aliança



Prestação de contas do organismo



29 de julho teremos Confraternização Graça e Paz! Organizem as caravanas. Vamos ter vendas nas barraquinhas. Mas quem quiser, também poderá levar milho e etc para assar na fogueira de São Paulo. Além do mais, diante desta fogueira, também vamos ter o “apadrinhamento de discípulos diante do testemunho de São Paulo”. Ou seja, a pessoa pede a ajuda espiritual de alguém e esta promete que vai ajudá-la a crescer como discípula de Jesus, pois esta é a missão dos padrinhos na tradição da Igreja. Desta forma, vamos incentivar aquela parte do MEAD quando cada discípulo é convidado a acompanhar, incentivar e orientar espiritualmente outros discípulos. Quando este “crescer”, também vai ajudar outras pessoas apadrinhando da mesma forma. Uma outra forma é quem é responsável por Fraternidade ou Ministério, apadrinhar todos do seu órgão diante desta fogueira, prometendo que vai imitar São Paulo e fazer de tudo para formar os discípulos de Jesus por quem é responsável dentro da Obra DJC. Sim, é muito importante que os afilhados peçam sempre a bênção para os seus responsáveis/padrinhos. Nada disso é brincadeira. Tem muita mística por detrás de todas essas práticas. Em suma, nossa confraternização Graça e Paz vai ter muita espiritualidade e irmandade. Maiores informações no blog da Fraternidade de Aliança.





Como os Específicos Gerais não tem uma base exclusiva de discípulos para pedir ajuda, está sendo feita uma rifa para ajudar no término da construção das sedes dos mesmos (Jovens, Adultos e Benção). Pedimos para cada discípulo servidor cooperar vendendo ao menos dez pontos (o preço do ponto é somente R$ 1,00). Isto nos ajuda a ser um só DJC e a efetivar essas sedes que serão de grande proveito para toda Obra DJC.





O Irmanador Discipulado 31 já está sendo vendido.  Pdimos pagá-lo a Roberta o mais rápido possível.





21:00h – Oração final



Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira