Páginas

11 de out. de 2012

Reunião dos Discípulos Servidores 22 10 12

Local: Sedes dos Organismos

 

Hora: 19:00h

 

Ordem de prioridade para participação: DJCs Locais, Específicos Gerais e Missões.

 

Dirigencia: DCA responsável pelo Organismo.

 

Roteiro:

 

19:00h - Oração (Louvor, Súplica ao Espírito Santo, Palavra de Deus em sintonia com a formação/Meditação)

 

19:30h – Formação (Utilizar o Irmanador Discipulado)

 

20:00h - Informações, encaminhamentos do Organismo

- O Siloé é o nosso encontro de oração semanal, quando todos podem mergulhar na Graça de Deus. E importante todos ajudarem a fazer do mesmo um lugar privilegiado de cura e libertação. Todos podem e devem ajudar, mas os três Apostolados (Da Benção, das Artes e da Infraestrutura) dão o suporte humano e espiritual para o Dirigente do Siloé conduzir o encontro, quando as graças e as bençãos de cura e libertação vão acontecendo no momento ou no decorrer da caminhada.


- Todos os Discípulos Servidores, tendo a frente os DCAs devem estar de prontidão durante todo o Siloé, pois quem forma os discípulos antes de tudo é Deus mesmo no momento de oração e pregação da Palavra. Mas os discípulos servidores sempre em prontidão ajudam esta grande ação de Deus na vida do povo. Nada de discípulo servidor ficar conversando, e muito menos ficar sem postura de oração nos vários momentos do Siloé. Isto é uma contradição performativa, pois não pode atrapalhar quem sempre deve ajudar!!! Os discípulos servidores dos três apostolados estão em ação no Siloé. Mas os discípulos servidores dos três discipulados específicos (jovens, adultos e casais) também devem estar de prontidão, pois somos um só DJC na hora do Siloé.

 

- Quanto ao mais, mãos e coração a obra! O Siloé conduz para as Fraternidades Cristãs. As Fraternidades Cristãs mergulham no Siloé. Por isso o Siloé é o grande reavivamento semanal de todo DJC Local, quando os discípulos vão sendo abençoados, evangelizados, ungidos, curados e libertados permanentemente. Eis a beleza do nosso DJC... Eis a força da caminhada discipular.

 

- Só pode ser discípulo servidor em uma Fraternidade Cristã quem caminha semanalmente no Siloé, pois é aí que o Acompanhante Local acompanha todas as suas ovelhas e orienta todos os discípulos servidores e articuladores!

 

- Nossa Identidade DJC e o MEAD: Nossa identidade é a nossa personalidade. Existimos na Igreja para "ser" e "fazer" discípulos de Jesus. É desta forma que devemos nos manifestar na Igreja e na sociedade. Por isso o Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD) é parte fundamental da nossa Identidade.

 

MEAD: O Siloé é o mergulho semanal na graça de Deus que reaviva a nossa vida cristã-batismal. E as Fraternidades Cristãs, tendo os Temários de MOPDs como referência, são o lugar apropriado para o acolhimento e acompanhamento permanente dos discípulos de Jesus.

 

Siloé após Siloé, Temário de MOPDs após Temário de MOPDs... Desta forma os discípulos de Jesus vão crescendo no decorrer da caminha discipular.

 

Os Conselheiros Gerais devem assessorar o MEAD. E os Acompanhantes, Articuladores e Coordenadores de Fraternidades Cristãs e de Ministérios devem efetivá-lo na prática, com disciplina, unção e as Publicações do Discipulado.

 

Somente desta forma estaremos vivendo a nossa vocação e realizando a nossa missão como DJC na Igreja e na sociedade.

 

- Lembramos humildemente que todos Discípulos Servidores também devem ser contribuintes fiéis e convidarem outras pessoas para também contribuírem financeiramente com o DJC.


- O DCA é co-responsável pelo DJC como um todo. Por isso deve ser muito presente e atuante na caminhada do DJC Local. Embora algumas ausencias possam ser justificadas, não podem ser tantas ao ponto de anular a própria caminhada. Desta forma, também o Vocacionado ao Compromisso de Aliança. Desde já deve estar muito consciente que o seu tempo na vida e missão do DJC não deve ser sobejo, e nem o minimo. O tempo dedicado a Obra DJC deve ser prioridade. Tudo isto é questão de vocação. E toda vocação tem em vista uma missão. Esta missão deve ser abraçada com o amor, o que requer sacrifício, fidelidade, compromisso, engajamento, presença e PRIORIDADE. Tudo isso vale para todos os Discípulos Servidores. Mas vale muito mais ainda para todos DCAs e Vocacionados. Que os DCAs responsáveis pelos DJCs Locais conversem com os demais DCAs, Vocacionados e Discípulos Servidores sobre tudo isso, pois desta forma ajudarão aqueles que estejam meio descomprometidos a entenderem o sentido do compromisso e assumirem pra valer a sua vida e missão dentro do DJC. Nada de rabujice, mas temos que ir conversando, pois somente desta forma vamos direcionando o DJC para sua grande vocação e missao na Igreja. Quanto aos mais, estamos só repetindo essas orientações, pois sobretudo os mais velhos já sabem de tudo isso.

 

21:00h - Oração final/Aniversariantes/Despedida

 

Em tempo:

 

Que se tirem Xerox dessas formações para cada discípulo servidor e os mesmos a recebam de graça. E um investimento do DJC Local naqueles que estão assumindo os ministérios no dia-a-dia e que também são contribuintes fiéis.

 

Só pode participar da reunião dos Discípulos Servidores quem é discípulo servidor. E antes o mesmo deve ser sempre autorizado pelo Acompanhante Local / responsável pelo organismo.

 

Fraternalmente,

 

Pe. Marcos Oliveira