Páginas

28 de mar. de 2013

Um só DJC Fortaleza

Pela unidade da Obra DJC, efetivação de toda nossa identidade e olhando os Estatutos de associações de fiéis já aprovadas pela Igreja, como Fundador, estou trazendo todos os DJCs Locais para a minha responsabilidade.


De agora em diante, vai ser um só DJC Local com Sede em Maracanaú, Região Metropolitana de Fortaleza. Será denominado de DJC Fortaleza, pois unirá sob a responsabilidade do Acompanhante Local, todos os Organismos e órgãos da Obra DJC existentes na Arquidiocese de Fortaleza.


Quando fundarmos um DJC em uma outra diocese, então o mesmo tomará o nome da cidade sede da diocese. Como iria acontecer em Crato, caso o Joenio tivesse passado mais anos por lá.


Porém, mais do que já projetar o DJC para o futuro, chamo logo a responsabilidade para mim pelo momento que estamos vivendo. Desta forma, como Acompanhante Local, poderei atuar mais diretamente junto aos Discípulos Servidores, Organismos e órgãos, inclusive ministrando formações e orientando na prática sem intermediários, no caso, os ex-acompanhantes locais.


Desta forma, fortaleceremos um só DJC Local, que servirá de trampolim e experiencia para outros DJCs Locais em outras dioceses.


No momento, nosso DJC, que nasceu em vários ramos ao longo dos anos, precisa ser um só tronco, bem forte e bem enraizado, para poder ganhar força e dar um salto de qualidade espiritual e missionária.
Como nem sempre os ex-acompanhantes locais compreendiam na prática minhas orientações, eu mesmo chamo a responsabilidade para mim e as darei diretamente, no dia-a-dia da caminhada do nosso DJC.


Ainda estamos num período de discernimento e de organização básica. Por isso estou dando estes encaminhamentos, exercendo meu ministério de paternidade espiritual.


Os que eram DJCs Locais, agora são Extensões do DJC Fortaleza, já previstas nos nossos Estatutos (em fase de discernimento e registro).  A extensão da grande região do Siqueira chamar-se-á DJC Siqueira, ou Parque São Vicente ou Canindezinho. Depois vamos meditar.


Os que eram Acompanhantes Locais, agora são Acompanhantes das Extensões.


Quanto ao mais,  no decorrer da caminhada tudo vai se arrumando. E o que fiz no nascimento de cada DJC Local (aquela presença bem atuante no dia-a-dia), vou voltar a fazer em cada Extensão do DJC Fortaleza. Vejo que esta atuação é necessária agora, pois a Obra como um todo precisa crescer na unidade e no modo de ser e fazer discípulos.


Graça e Paz!


Fraternalmente,


Pe. Marcos Oliveira

Acompanhante do DJC Fortaleza



Organização Básica:

- DJC Geral / Conselho Geral
3 Assistências Gerais
6 Específicos Gerais
Missões Gerais
DJCs Locais

- DJC Local / Conselho Local
3 Assistências Locais
6 Específicos Locais
Missões Locais
Extensões

- Extensão / Articulação
6 Específicos da Extensão