Páginas

4 de abr. de 2010

Pentecostes das Famílias


(Todas as sextas-feiras do tempo pascal na Igreja-Matriz do Antonio Bezerra, ás 19h)

"Vós sereis batizados no Espírito Santo!" (Jesus Cristo)

Páscoa (do hebraico Pessach) significa literalmente passagem da escravidão para a liberdade. Desde quando nos criou, foi este o desígnio salvífico do Divino Pai Celestial, fazendo-nos passar, em primeiro lugar, do “nada” para a “existência”.

Deus Pai também não abandonou o homem caído no pecado, enviando-lhe o seu Filho amado, Jesus Cristo, para salvá-lo das trevas do pecado e do lamaçal de morte. "Tanto Deus amou o mundo que enviou o seu Filho não para condená-lo, mas para salvá-lo".

Jesus mesmo, pelos méritos da sua paixão, morte e ressurreição, é a nossa Páscoa nova e eterna. N'Ele, por Ele e com Ele saímos da sepultura para a vida, das trevas para a luz, da maldição para a bênção.

No Tríduo Pascal (quinta, sexta e sábado santo) celebramos a Páscoa de Cristo, que culminou na sua ressurreição.

Logo após o sábado santo, inicia-se na liturgia da Igreja o chamado Tempo Pascal, que é por tudo que já dissemos, o principal tempo litúrgico da Igreja. O grande objetivo é que os fiéis, ainda celebrando a ressurreição de Jesus, possam ter um encontro pessoal com Ele e nele, pelo poder do seu Espírito, também façam a sua páscoa pessoal.

O pentecostes é o acabamento da páscoa. Pois Jesus Ressuscitado, querendo que os seus discípulos vivam vida nova como ele viveu, ordenou que perseverassem em oração no cenáculo de Jerusalém, na companhia de Maia, sua Mãe, até que recebessem o Espírito Santo, o Poder do Alto, o Dom dos dons, o Divino Paráclito que reaviva aqueles que o recebem, enchendo-os de unção, dons, carismas e frutos de santidade.

Como vemos, o tempo pascal é marcado pela perseverança na oração, com Maria, a Mãe de Jesus, louvando e adorando o Deus Bendito da Aliança; ao mesmo tempo clamando com fé e insistência o derramamento do Espírito Santo. Pois é no poder do Espírito de Jesus que vivemos a espiritualidade pascal, uma vida em comunhão com Deus que transborda em paz, alegria e vitória sobre o mal e a morte. De fato, “o nosso Deus faz os mortos viverem e chama à existência aquilo que não existe!”

No Tríduo Pascal celebramos a Páscoa de Cristo, garantia da nossa... No Tempo Pascal vamos vivenciar a nossa própria páscoa, no mesmo poder do Espírito de Jesus, culminando no dia de Pentecostes. Nisso tudo, a receita de Cristo é perseverar em oração com Maria, com fervor, humildade e insistência.

Neste sentido, vamos realizar como Paróquia de Antonio Bezerra, durante o tempo pascal, o Pentecostes das Famílias. Você, seus familiares e amigos são os nossos convidados especiais para participar.

Deus tem todo um plano de salvação para ser realizado na sua vida familiar, pessoal e comunitária. Grande é o seu Amor, infinito o seu poder, inefável a sua misericórdia. A sua parte é dar tempo a Deus, perseverar na oração e confiar na sua promessa: “Vós sereis batizados no Espírito Santo!”

Nossa programação todas as sextas-feiras do tempo pascal será esta:

15h – Terço da Misericórdia

16h – Confissões

19h – Pentecostes das Famílias

Além do mais, ajudando-nos nesta grande obra de evangelização todas as sextas-feiras, como convidando outras pessoas para participar do Pentecostes das Famílias, você também estará sendo um Missionário da Sagrada Família da nossa Paróquia de Antonio Bezerra.

Mãos e coração à obra!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Pároco