Páginas

24 de mar. de 2010

Muito obrigado !

10 anos de ordenação sacerdotal se passaram e meu sentimento é de pura gratidão a Deus, que me chamou; à Igreja, que me ordenou; e a todo(as) que me ajudaram a realizar minha vocação.

Quando comecei a pensar em ser padre, lá pelos meus 15 anos, a vontade de entrar seminário era tão grande que não via a hora em terminar o segundo grau em Pacoti e vir logo para Fortaleza. Foi um período de grandes descobertas e engajamento eclesial. Minha vocação despontou e se firmou no trabalho de evangelização! Como era viva e animada a comunidade cristã que Pe. Kiliano me colocou para coordenar lá no Alto Bela Vista...

Mas logo neste período, meu grande temor era não ser aceito por ter uma perna mais fraca que a outra, por conta de uma cirurgia no joelho. Rezava a Deus, vocês nem podem imaginar com que fervor, para que os padres me aceitassem, pois meu grande sonho era ser um missionário do Reino de Deus.

Quão grande foi a minha alegria quando nas três primeiras congregações que procurei (Franciscanos, Carmelitas e Lazaristas), fui logo aceito e acolhido, tendo optado, então, pela Congregação da Missão dos Padres Lazaristas, a quem agradeço de todo coração.

Vejam só. Da minha entrada no seminário até o início de 2010 passaram-se 20 anos e não parei uma semana inteira sequer. Onde morei, como seminarista ou como padre, sempre procurei dar o melhor de mim, e isto fazia com que fosse cheio de iniciativas missionárias. Consequentemente, andei muito, caminhei bastante, e tudo isto sempre me manteve vivo e entusiasmado.

Em todos estes 20 anos, minha "perna mais fraquinha" nunca falhou, inclusive nas altas e acidentadas serras por onde evangelizei, como na Paróquia de Palmácia.

Até que Deus (que escreve reto em linhas tortas), permitiu que em plena paróquia bem plana do Antonio Bezerra, em Fortaleza, eu levasse uma queda praticamente dentro de casa, quebrasse os tendões do joelho e tivesse que ser operado novamente... E isto apenas dois dias após ter tomado "posse" da dita paróquia.

Foi Deus quem me sustentou desde os inícios da minha vocação e providenciou tudo para que entrasse no seminário, fosse ordenado padre e realizasse meu ministério ininterruptamente durante 10 anos. Para eu não esquecer disso, e me fazer crescer espiritualmente, e também me fazer saber que tudo depende dele, permitiu esta queda e aqui estou eu, iniciando o ministério na nova paróquia, operado do joelho e andando de muleta.

O Deus que prova, também providencia!

Celebrei meus 10 anos de ordenaão sacerdotal com muita paz e alegria, com muita simplicidade e presença dos amigos, telefonemas, cartões, mensagens nos blogs... Redirecionei tudo para a Vigília Pascal, mas tudo que o pessoal criou espontaneamente foi tão bom que prometo imitar a mesma fórmula todos anos de agora em diante! (kkkkk)

Entro na segunda década do meu ministério sacerdotal ainda cachingando, apoiando-me numa muleta, mas cada vez mais forte e melhor. Só domingo celebrei três missas!

Deus fez tudo para que eu chegasse até aqui. Ele agora me diz clamamente que esta queda foi só uma provação, para eu poder me levantar com mais força ainda e continuar minha vida e missão, pois Ele está comigo, É Ele quem me levanta, guia, protege e sustenta.

Obrigado meu Deus... Em ti agradeço também a todos que colocastes como anjos nos meus caminhos e também me ajudaram a perseverar na minha caminhada sacerdotal-discipular.

Sem a Graça de Deus e a ajuda dos irmãos não teria chegado até aqui.

Muito obrigado!

Pe. Marcos Oliveira
Sacerdote da Arquidiocese de Fortaleza
Discípulo Comprometido de Aliança