Páginas

12 de mai. de 2010

Acompanhamento personalizado e comunitário no decorrer da caminhada discipular

O acompanhamento personalizado e comunitário nunca pode faltar no DJC, pois tem tudo a ver diretamente com a nossa vocação e missão: SER DISCÍPULO E FORMAR DISCÍPULOS.

Tal acompanhamento deve ser feito no decorrer da caminhada discipular.

De modo geral:

Acompanhantes, Conselheiros e Articuladores fazem o acompanhamento comunitário.

Coordenadores das Fraternidades e Ministérios Locais fazem o acompanhamento personalizado.

Exemplo 1:

Edilma tem promovido encontros com os cordenadores de jovens, tem feito postagens de interesse da faixa etária dessas pessoas e agora está oferecendo um subsídio mensal para um encontro comum a ser realizado em todas as Fraternidades de Jovens. Desta forma, ela está efetivando o seu ministério e acompanhando (comunitariamente) o conjunto do Discipulado de Jovens. E o blog tem sido a sua grande ferramenta no exercício deste acompanhamento.

Neste mesmo sentido, cada coordenador de Fraternidade ou Ministério deve acompanhar pessoalmente cada discípulo: uma conversa mensal, interceder por cada um, marcar presença nos momentos de alegria ou tristeza, comemorar aniversário, orientar para o crescimento espiritual, uso dos subsídios, etc

Exemplo 2:

Neste tempo de fundação do DJC Antonio Bezerra, Edmar está acompanhando todos que fazem parte do mesmo (servidores e membros que estão começando a se aproximar). Depois, o ideal é que comecem as Fraternidades Cristãs e Ministérios Locais, quando os Articuladores Locais e Coordenadores vão fazer o acompanhamento personalizado de todos, cada qual segundo a sua especificidade.

Desta forma, o acompanhamento personalizado e comunitário sempre é ministrado no decorrer da caminhada discipular, com amor e discernimento.

Pe. Marcos Oliveira