Páginas

21 de mai. de 2010

Fraternidade de Aliança 24/05/10





19h – Oração inicial



19:30h - Formação

- Neste mês nossa formação é bem prática. Queremos refletir sobre a própria vida, manutenção e expansão de um DJC Local ou qualquer outro organismo do DJC. Sabemos que o DJC como um todo está muito ligado aos DCAs. De modo que, dependendo como os DCAs de uma localidade ou organismo estejam vivendo e evangelizando, teremos um DJC forte ou fraco, em ritmo de crescimento qualitativo e quantitativo, ou em ritmo de atrofiamento.



- Com estas considerações acima não queremos fazer um juízo sobre nós próprios DCAs. Mas temos que chamar a responsabilidade do DJC como um todo, cada qual segundo a sua responsabilidade específica.



- Atos 2,42-47: Nunca devemos nos esquecer que no início do cristianismo, os discípulos de Jesus PERSEVERAVAM... Não era uma vez sim e dez não, não eram de passos doidos e desconcatenados, não eram de iniciar tudo e depois não alcançar nada, não eram de estar em todo canto e depois não estar em lugar nenhum... Eles PERSEVERAVAM, de passo em passo, mesmo quando tinham que lutar contra a sua própria vontade ou influência negativa de outros, com objetivo claro e compromisso... Eles PERSEVERAVAM:



1) na doutrina dos apóstolos (ou seja, ouviam, estudavam, liam e meditavam a Palavra de Deus e a doutrina da Igreja. Eram cristãos formados, alicerçados mesmo);



2) Nas reuniões comunitárias (tinham comunhão fraterna, disciplina e organização. Sem síndrome de reunite, dedicavam tempo para se encontrar e encaminhar sua vida e missão);





3) Na Fração do Pão (este era o nome dado à Santa Missa. A Eucaristia sempre foi o centro de tudo)



4) E nas orações (além da Missa, eles tinham grandes momentos de oração como vigílias e Siloés).



- Eles PERSEVERAVAM nisso tudo porque o temor de Deus estava no coração de todos, não eram egoístas, partilhavam do que tinham (metiam a mão no bolso para ajudar a comunidade), viviam com alegria e simplicidade de coração.



- Por isso tudo, como diz a Bíblia, “a cada dia o Senhor acrescentava à comunidade outras pessoas que iam aceitando a salvação” (At 2,47). Depois vieram grandes perseguições contra os cristãos, mas como o alicerce da fé e da unidade estava firme, nunca mais a Igreja foi destruída. Aquilo que Jesus disse: “as portas do inferno nunca prevalecerão sobre a minha Igreja”, passou, como vimos, pela perseverança dos primeiros cristãos em todas essas coisas formidáveis que enumeramos acima.



- Hoje, aproveitando o nascimento do DJC Antonio Bezerra, vejo que: No nascer de um novo DJC, momento de re-aprender



- Vemos com alegria o nascimento do DJC Antonio Bezerra. Estão em missão!!!



- Após os passos iniciais de sondagem da Renata e Carlos Filho com a Missão Nova Evangelização, agora Edmar, com o auxílio do Helton / Apostolado Geral das Artes, estão na fase de implantação.



- Um momento forte de missão, oração, discernimento, acolhimento, trabalho corpo-a-corpo, panfletagem, avisos nas missas, faixas, cartazes, uso da camisa DJC, convites personalizados, primeiros siloés, primeiras sondagens, primeiras partilhas no blog, primeiros pedidos de auxílio a pessoas da própria localidade que vão se aproximando, primeiras explicações, mesmo que simples, da Identidade DJC, etc



- Impressiona-me o discernimento que eles estão tendo neste momento inicial de missão para a fundação do DJC Antonio Bezerra.



- Nesse momento inicial, o Edmar deverá primar por siloés querigmáticos... bem como pela articulação dos próprios missionários de fora e acompanhamento personalizado de todas as pessoas que forem sendo pescadas.



- Com o tempo, vai cultivar o nascimento de servidores da localidade, encaminhá-los para as reuniões dos servidores (terceiras segundas-feiras - Corpo de Apostolado Local), eventos do DJC, etc



- Depois, com a ajuda dos Conselheiros Gerais, vai iniciar as Fraternidades de Jovens, Adultos e Casais, bem como aperfeiçoar os Ministérios Locais... Aí sim, cada Coordenador de Fraternidade/Ministério Local vai acompanhar pessoalmente cada discípulo e assim por diante. O acompanhamento personalizado dos discípulos nunca pode faltar no DJC, desde os inícios!



- Em tudo isso, desde os inícios, fazer bom uso das Publicações do Discipulado e evangelizar com muita parresia, sempre tendo em vista o nosso objetivo geral e o nosso MEAD.



- É assim que se funda e se mantém um DJC Local. No Antonio Bezerra está excelente. Que todos possamos re-aprender e crescer na Identidade DJC e MEAD, pois ver o outro evangelizando também é uma forma de crescimento comunitário. Para tanto, acompanhem tudo pelo blog recém criado do DJC Antonio Bezerra.



- Pegando este exemplo do DJC Antonio Bezerra (que estou acompanhando de perto, mesmo sem assumir nenhuma responsabilidade direta), quero lembrar aos DJCs Locais e organismos já existentes, a necessidade de sempre primar pela disciplina das reuniões (seguir a Agenda da caminhada Discipular), bons siloés e bons Encontros de Aliança, de Fraternidades Cristãs e de Ministérios Locais, e ficar sempre cavando novos servidores, com testemunho, convites e orientações. O nascimento de novos servidores indica a vitalidade de um DJC Local ou outro organismo.



20:00h – Partilha/Encaminhamentos. Peço para que não adentrem na tentação do pessimismo ou crítica destrutiva. Com muito realismo, partilhar sobre a vida e a missão dos DCAs e lembrar o que deve ser melhorado e o que fazer para sempre cultivar nos discípulos servidores. Tudo ser lido e conversado no Espírito, pois a letra sem Ele mata.



Atenção: mesmo falando da importância de novos discípulos servidores, todos devem ser aprovados pelo Acompanhante Local e devemm amar o DJC e com ele se comprometer de verdade, inclusive através da contribuição fiel.



Lembrete: este já é o segundo ano que Bento XVI, no Dia Mundial das Comunicações, lembra-nos a importância de estarmos presentes no continente digital. Por isso, quando falo de blogs, não estou brincando. É uma necessidade mesmo da Igreja e do DJC, sob o risco de não irmos aprendendo e ficarmos de fora das últimas grandes descobertas. Nossos blogs já estão ajudando bastante na articulação interna do DJC e possuem muitas formações postadas. Dê uma olhadinha... aprenda a mexer com o tempo... a Igreja e o DJC agradecem!



21:00h – Oração final



GRAÇA E PAZ!



Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral