Páginas

8 de out. de 2011

Rezar sem tentar a Deus



Nossa fé deve ser uma confiança total no Deus da Vida, que criou tudo a partir do nada e tem poder de sobra para realizar tudo que desejar. É nesta fé que devemos rezar, lançando-nos inteiramente nas mãos do Divino Pai Celestial que nunca haverá de nos abandonar. Não vos preocupeis com o dia de amanhã. Olhai os lírios do campo. Olhai os pássaros do céu. Se Deus cuida deles com tanto amor, quanto mais haverá de cuidar de nós, que temos muito mais valor, pois somos seus filhos e filhas!  



Deus é o Criador do Universo e é por um desígnio eterno da sua Divina Providência que mantém tudo existindo. Para Ele nada é impossível, Ele é o Senhor da história, tudo concorre para o bem daqueles que o amam, pode tirar bem até de males e também pode escrever reto até mesmo em nossas linhas tortas. O pouco com Ele é muito e o muito sem Ele é nada. Sem Ele fazemos uma tempestade num copo d’água, mais com Ele caminhamos sobre as águas até alcançar o porto seguro da sua paz e do seu amor.



Não devemos ter medo, mais fé, confiança total no amor e no poder de Deus, como Jesus ensinava insistentemente aos seus discípulos. É tanto que todas as vezes que abençoava uma pessoa e lhe concedia um milagre, Jesus dizia: “Vai em paz, a tua fé te salvou!”



Devemos confiar e esperar na Divina Providência antes e acima de tudo e de todos. Porém, a fé na Divina Providência não retira a necessidade da nossa humana previdência. Temos que fazer a nossa parte, respeitar as leis da natureza e situar-se com esperança em meio as mais diferentes circunstâncias da vida, boas ou ruins.



Sempre rezando, confiando e amando a Deus, sabendo que no final, tudo vai concorrer para o bem daqueles que o amam.  E amar a Deus em meio às circunstâncias da vida é entregar-se a Ele como filho e obedecer a sua vontade, pois mesmo quando não compreendermos tudo que nos envolve ou que nos acontece, a vontade dele sempre é a melhor para a nossa felicidade e para o bem da humanidade em geral.



A grande tentação de Satanás em meio às tempestades, é fazer por onde percamos Deus de vista, fiquemos revoltados, percamos a fé e não esperemos mais nele. Para tanto, o inimigo oferece mil e uma alternativas falsas pelas quais poderíamos viver sem o Deus da Vida revelado por Jesus Cristo. É nesses momentos de tentação para perdermos a fé, que devemos ter mais fé ainda, lançando-nos com mais confianças nas mãos do amor de Deus e suplicar a sua misericórdia EM NOME DE JESUS.



Mais nesses momentos, também devemos estar atentos àquela outra tentação de Satanás, que até Jesus sofreu quando estava no deserto se preparando para a sua missão: a tentação de tentar a Deus.



Devemos rezar, mais sem tentar a Deus. O Diabo dizia para Jesus se lançar do alto da montanha nas pedras do precipício, pois Deus enviaria os seus anjos que não deixariam que se machucasse. Ora, isto não é fé, mais fanatismo. Pra quê criar um problema pra Deus resolver? Pra quê se lançar contra pedras sem necessidade?



Seguindo o exemplo de Jesus devemos rezar, mais sem tentar a Deus: fazendo a nossa parte, zelando pelo nosso corpo e espírito, não criar problemas desnecessários, procurando os recursos que Deus foi favorecendo ao longo da história e colocando à nossa disposição, seja através da própria natureza, seja através da ciência e da técnica.



Em um momento de enfermidade, por exemplo, deve-se orar com fé pedindo a cura do doente. Quanto mais vezes orar, melhor, pois orar é apresentar nossas necessidades a Deus com súplicas e ação de graças. Quanto ao modo como vai nos abençoar, devemos deixá-lo bem à vontade. Enquanto isso, devemos ir fazendo a nossa parte: tomando remédios, seguindo as orientações do médico, pois eles também são instrumentos de Deus (Eclo 38,1-15).



Hoje vejo tantas pessoas cheias de saúde, mais o modo pelo qual Deus abençoou-as não foi através de um milagre instantâneo, mais através da medicina. E essas pessoas, uma vez tendo retornado às atividades normais do dia a dia, a primeira coisa que fizeram foi testemunhar e agradecer a Deus publicamente, pois sentiram a sua mão conduzindo tudo para o bem, para a saúde e para a vitória.



Olhai os lírios do campo. Olhai os pássaros do céu. Se Deus cuida deles com tanto amor, quanto mais haverá de cuidar de nós, que temos muito mais valor, pois somos seus filhos e filhas!  





Oração

Pai Amado, Deus da Vida, muito obrigado pelo teu infinito amor. Apresento a ti as minhas necessidades com súplicas e ação de graças. Entrego-me inteiramente a ti em meio às diversas circunstâncias da minha história pessoal, familiar e comunitária. Algumas dessas circunstâncias não são boas e querem me afogar. Em Nome de Jesus, estende a tua mão e vinde em meu auxílio. Concedei-me a bênção que preciso receber. Cura-me, salva-me, liberta-me! Ilumina os meus caminhos e pela tua divina providência ajuda-me a passar da tempestade para a paz, da doença para a saúde, das tribulações para a vitória. Em Nome de Jesus e por intercessão de São Paulo Apóstolo, derrama o teu Espírito e concede-me a bênção da vida em abundância. Amém!



Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso reino, seja feita a tua vontade, aqui na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos ofendeu, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal. Amém!



Do mal da enfermidade. Livrai-nos, Senhor!

Do mal da fraqueza...

Do mal dos vícios...

Do mal da incredulidade...

Do mal das tentações diabólicas...

Do mal da pragas e maldições...

Do mal do ódio...

Do mal do ressentimento...

Do mal do desemprego...

Do mal da angústia...

Do mal da tristeza...

Do mal das escravidões espirituais...

De todo tipo de mal... 


Livrai-nos de todos os males, ó Pai, e dai-nos hoje a vossa paz. Ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e protegidos de todos os perigos, enquanto, vivendo a esperança, aguardamos a vinda de Cristo Salvador. Amém!



Vosso é o reino, o poder e a glória para sempre! Amém!



Glórias a Ti, Senhor, hoje e sempre e por toda eternidade! Amém! Aleluia! Amém!



Definitivamente, o meu Amém é Jesus!



Muito obrigado, meu Senhor e meu Deus!



Pe. Marcos Oliveira