Páginas

5 de jan. de 2013

Janeiro: tempo da Agenda e das Disciplinas para ser fiel a Obra DJC


Agenda e Disciplinas necessárias para ser fiel no dia a dia

 

No DJC temos uma sublime vocação e missão, tendo em vista que foi o próprio Jesus quem nos enviou desde os inícios para SER e FAZER discípulos.

 

Para responder a este chamado e realizar com fidelidade esta missão no concreto da história, fomos rezando, evangelizando e estruturando o DJC, discernindo um Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos, estabelecendo diretrizes...

 

Fomos procurando, clamando, batendo na porta do Mestre Jesus, e achamos!

 

Hoje o DJC possui uma Identidade. Esta é a sua personalidade. O modo como ele vive na Igreja e na sociedade. Trata-se de uma graça, um carisma. Para estar no DJC, ou melhor, para SER DJC, a pessoa tem que ser chamada por Deus. Somente assim vai possuir aquela alegria e disposição interna para, COM O DJC, SENDO DJC, SER e FAZER discípulos.

 

Tudo o que o DJC é hoje, os seus Estatutos, não é letra que mata, mas Espírito que dá a vida, pois nada nasceu por acaso e muito menos em recinto fechado, mas em toda uma caminhada discipular pessoal e comunitária ao longo da nossa história com Deus.

 

Por conta das muitas atividades no dia-a-dia, o DJC ultrapassa nossa compreensão e não poucas vezes a gente fica mesmo um pouco confuso sobre como ser fiel a Obra, como ser obediente aos nossos estatutos, como viver e agir de um modo que esteja em harmonia com a nossa Identidade.

 

Por isso, a Agenda da Caminhada Discipular e as Disciplinas Comuns e Pessoais são tão importantes. Por detrás delas já existe toda uma história com Deus, todo um carisma que foi discernido, todo um discernimento estatutário.

 

A Agenda e as Disciplinas são práticas e tem em vista a ortopráxis (prática correta) como DJC e como membro do DJC. Por isso elas são como que bússolas espirituais a nos apontar sempre o norte, o nosso objetivo geral. Funcionam como um manual de instruções para nos ajudar a efetivar o nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos. São um mapa que nos ajudam a dar passos concretos, como discípulos e como DJC, no Caminho Cristo. A Agenda e as Disciplinas são nossas companheiras no dia-a-dia a sempre nos lembrar do que é fundamental e das datas importantes, daquilo que  nunca pode faltar nem na nossa vida de discípulo e nem no Organismo do DJC. Além de tudo isso, elas também nos ajudam a ser organizados, estratégicos e articulados, pois como já foi dito, a nossa missão é sublime e não temos tempo a perder.

 

Por tudo isso, tudo que é importante para a nossa caminhada discipular deve ser posto por escrito na Agenda e nas Disciplinas. Elas sempre devem estar ao nosso alcance.

 

No que se refere ao acompanhamento personalizado, os respectivos responsáveis sempre o façam dando uma “vistoria” na Agenda e nas Disciplinas, pois somente desta forma poderemos ter uma linha de continuidade e não ficarmos perdidos entre tantas coisas que aparecem repentinamente na vida de cada um.

 

A vida por si só já possui muitas surpresas e emergências: emprego, escola, viagem, crises, doenças, pecados... Se não temos uma Agenda e nem Disciplina, a tendência é tudo ficar muito confuso e não conseguirmos dar passos concretos. Em vez de avançar, a gente corre pra todo lado e não consegue vencer os problemas, mas afogamos nas tempestades. Por isso a Palavra de Deus insiste em dizer que a disciplina é a nossa vida. Com disciplina a gente vai crescendo. Sem disciplina, a gente vai atrofiando até morrer, tanto individualmente como comunitariamente.

 

Por conta de tudo isso, no início deste ano de 2013, todos os responsáveis no DJC devem orientar todos os Discípulos Servidores a adquirirem a Agenda da Caminhada Discipular e fazer a sua Disciplina Pessoal. Isto é obrigatório, pois se trata de projeto de vida!

 

De igual forma, todos os DCAs responsáveis por Organismos, além da sua própria Disciplina Pessoal, também devem fazer a Disciplina Comum. Isto também é obrigatório, pois se trata de planejamento estratégico!

 

Via de regra, eu haverei de “vistoriar” as Disciplinas dos responsáveis por Organismos e demais DCAs. Os responsáveis por Organismos deverão “vistoriar” as Disciplinas dos demais Articuladores. Estes as dos Coordenadores e estes, por fim, dos demais Discípulos Servidores. Desta forma, todos estarão caminhando com Agenda e Disciplina. O crescimento de um concorrerá para o crescimento de todos!

 

Urge neste mês de janeiro que nos concentremos, portanto, na aquisição das Agendas e discernimento das Disciplinas. Toda caminhada discipular durante o ano vai ter as mesmas como referencia. E todo acompanhamento personalizado também sempre vão se voltar para as mesmas.

 

Apegue-se a disciplina, e não a solte, PORQUE A DISCIPLINA É A SUA VIDA! (Provérbios 4,10-26)

 

Em tempo:

 

- A Agenda custa R$ 15,00 e pode ser adquirida com a Rizete, no Apostolado Geral da Infraestrutura.

- No exercício do meu ministério de Acompanhante Geral, publiquei a minha Disciplina Pessoal para que ajude os outros a também fazer a sua. De igual forma, já está publicada a Disciplina do DJC Antonio Bezerra e da Obra DJC como um todo. Elas seguem o roteiro padrão do DJC e tem subjacentes a nossa vocação e missão.

 

Quanto ao mais, força na caminhada discipular 2013.

 

Fraternalmente,

 

Pe. Marcos Oliveira

Acompanhante Geral