Páginas

15 de jan. de 2013

Reunião do Corpo de Apostolado Geral 21-01-13

A todos Discípulos Servidores, Graça e Paz!

 

Dia 21 de janeiro, as 19h, é dia de Reunião do Corpo de Apostolado Geral do DJC, mais conhecida como Reunião dos Discípulos Servidores.

 

A mesma vai ser realizada nas sedes dos respectivos Organismos do DJC.

 

Eis o roteiro da Reunião:

 

18:00h - Chegada / Presença no Livro de Acompanhamento do Organismo. Tipo Livro ata aonde serão colocadas todas informações mais importantes do Organismo, aos cuidados do DCA responsável pelo Organismo. Cada encontro de sub-fraternidade de aliança, ou do corpo de apostolado local etc, fazer o cabeçário: Encontro do Corpo de Apostolado do DJC Pacoti, 21 de janeiro de 2013. Presença: Cada um assina. Abaixo o responsável poderá fazer anotações importantes do referido encontro. Depois vamos explicar melhor. Não é bem uma ata, é mais uma presença (por isso deve ser assinada por quem de direito logo no início) e conter breves informações importantes. Quando eu for visitar o organismo para fins de acompanhamento da Obra DJC, precisarei ler este livro de acompanhamento do organismo. Quando da mudança de DCA responsável pelo organismo, o mesmo deverá ser entregue aos cuidados do novo DCA responsável.

 

19:00h – Louvor/fraternidade, Súplica ao Espírito Santo

 

19:30h – Palavra de Deus (1 Pedro 1,13-25) / Ruminação/ Partilha em oração

 

20:00h – Reflexão/Formação: Irmanador Discipulado 34, páginas 2-4, sobre a Dimensão da Espiritualidade

 

21:00h – Caminhada discipular (orientações práticas para os discípulos)

 

Orientação 1: Disciplinas Pessoais
 
Todos os Discípulos Servidores façam a leitura por completo de todo Irmanador 34, e a partir do mesmo, possam fazer o mais rápido possivel a sua Disciplina Pessoal em cada dimensão.

 

2013 seja para todos nós um ano de voltar as fontes como DJC, um ano de cada um individualmente voltar ao primeiro amor, fazer a sua Disciplina Pessoal sem medo de sonhar alto, de sonhar com a santidade, buscando mesmo as coisas do alto.

 

Depois, antes do término de janeiro, cada Discípulo Servidor apresente a sua Disciplina Pessoal ao seu primeiro responsável:
- Acompanhante Local vistoria a disciplina dos Articuladores.
- Articuladores vistoria a Disciplina Pessoal dos Coordenadores de Fraternidades e Ministérios.
- E os coordenadores vistoria a Discipliona Pessoal dos demais discípulos confiados ao seu pastoreio.

 

A disciplina deve ser posta por escrito na Agenda 2013. Creio que tudo está bem explicado. Mas podemos dar maiores explicações, caso seja necessário.

 

Quem desejar poderá ler a minha disciplina pessoal 2013. Ela está postada no blog da Fraternidade de Aliança.

 

A disciplina pessoal é teonoma, nao autonoma, pois existem deveres na mesma que temos que obedecer e colocar em prática porque somos católicos e pelo fato de também sermos do DJC.

 

Autonomia: eu me dou lei e disciplina por minha própria conta e autoridade.

Teonomia: eu sou livre, mas me dou lei e disciplina tendo a fé por princípio e as leis da minha Igreja e do meu DJC como referencia.

Por isso, nada de embriaguez de autonomia. Sejamos teonomos, obedientes na fé, e então seremos verdadeiramente livres e felizes. Toda liberdade fora de Deus é escravidão, como dizia São Francisco de Assis. E devemos chegar a obediencia da fé, como nos exortava o Apóstolo Paulo. O cristão vive da fé (Hb)!

 

Orientação 2: Graça e Paz 2013
 
Nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro, nosso DJC optou pelo Graça e Paz, não pelo carnaval. Visto que os Reavivamentos no Espírito Santo agora serão realizados pelos DJC Locais e Organismos Específicos, não teremos o Reavivamento no carnaval, mas o Graça e Paz.

 

O Graça e Paz será um grande evento geral do DJC com muito louvor, adoração, irmandade, alegria, oração, formação de discípulos, evangelização, Santa Missa e espiritualidade paulina. A enfase vai ser esta: ser cheio da graça para ter a paz, que é a vida plena, a vida em abundancia, como São Paulo desejava a todos que ele evangelizava.

 

Por se tratar de um evento geral, a participação no Graça e Paz é obrigatória para todos DCAs, Discípulos Servidores e todos Discípulos que caminham nas Fraternidades Cristãs. Por isso é importante que se faça uma grande campanha de motivação interna, para que todos discípulos participem do Graça e Paz integralmente. Com certeza voltarão para casa cheios do Espírito Santo e com muitas formações para vivenciarem no decorrer da caminhada.  

 

Como durante o carnaval são realizados outros bons encontros de outros movimentos católicos, é importante trabalhar na mente daqueles que são do DJC a importancia de participar mesmo do Graça e Paz, pois além de ser um evento muito importante, é do nosso DJC e por isso a participação de todos é de grande serventia.  Além do mais, além de participar, é importante que convidem seus familiares e amigos para formarem caravanas e irem participar também.

Não se trata do jeito nenhum de concorrencia com outros eventos católicos durante o carnaval, Porém, como o Graça e Paz é do DJC, então quem é do DJC deve estar é no Graça e Paz. Além do mais, o Graça e Paz será o grande momento do DJC na linha do ser e fazer discípulos a exemplo de São Paulo, um grande momento da dimensão da espiritualidade, mas também de testemunho, apostolado e eclesialidade. Desta forma, ele faz parte do nosso MEAD e por isso é tão importante a participação dos membros do DJC.

Os discípulos que caminham nas Fraternidades Cristãs, mesmo que não sejam Servidores, devem ser orientados pelos coordenadores. Avisar que o Graça e Pazfaz parte da caminhada da Fraternidade Cristã. Ele irem para o Graça e Paz como um momento próprio da Fraternidade... e assim por diante.

 

As camisas do Graça e Paz 2013 já estão sendo vendidas pelo Apostolado Geral da Infraestrutura (Rizete).

 

O Apostolado Geral das Artes (Sheila) já está distribuindo os cds com o repertótio e chamada do Graça e Paz 2013. O cd custa apenas R$ 2,00 (dois reais). São 12 músicas com 5 chamadas nos intervalos. 

 

O Discipulado de Jovens vai colocar este cd para tocar em todos lugares: casas, comercicos, carro de som, calçadas, praças... E também vai incentivar para que todos façam o mesmo.

 

Cada Organismo (DJC Local, Discipulado Geral, Apostolado Geral), sobretudo o Discipulado de Adultos, coloque faixas de divulgação já nesta semana e anime o seu povo nos encontros de janeiro/fevereiro.  Conteúdo da faixa: GRAÇA e PAZ 2013. Ser e fazer discípulos! Dias 10, 11 e 12 de fevereiro. Na Sede do DJC Fortaleza. Rua Alves Bezerra, 543. Participe voce também!

 

No dia 03 de fevereiro, as 07h, o Discipulado Geral de Casais (Derim e Evanda) vai realizar a carreata de divulgação tendo como ponto de encontro o estacionamento do Posto Carioca, perto do terminal do Siqueira. O percurso vai ser pela Avenida Osório de Paiva: do Posto Carioca dobra no terminal do Siqueira. Vai até o Anel Viário e volta até o retorno da Igreja do Canindezinho. Volta novamente e entra na rua do DJC Fortaleza, terminando dentro da casa do DJC Fortakeza. Não esquecer de colocar um cd do Graça e Paz em cada carro da carreata!

 

E um grande multirão de evangelização. E a grande festa do povo de Deus. Um carnaval realmente muito diferente!  Quem vai para o carnaval já está se preparando a todo vapor. Nos temos que nos preparar muito melhor ainda para o nosso Graça e Paz! Todos sendo e fazendo discípulos. Nada de ficar chorando por dinheiro. Temos que dar o mnelhor de nós, pois sabemos que as festas do mundo exigem muito mais. No final, todo sacrifício vai ser recompensado, pois Deus será glorificado e o seu povo, abençoado! Se por acaso naão der para arranjar carro de graça, todos se juntam e contratam um, pois isto não é o fim do mundo.  

 

E eu estou me preparando e preparando boas pregações para este momento tão especial para toda Obra DJC. E voce? Juntos somos mais!!!

 

21:30h – Oração final (proposta: Credo)/encerramento

 

xxx

 

Em tempo:

 
A
Tendo em vista a implementação completa do nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD) durante 2013, em toda Obra DJC, relembro os encaminhamentos que comunicamos na última reunião do Corpo de Apostolado Geral e no último Encontro de Aliança de 2012:

 

1 - Os Acompanhantes Locais e Conselheiros Gerais dos Discipulados Específicos fechem as Fraternidades Cristãs para a entrada de novos discípulos, e que as mesmas continuem a caminhada a partir da etapa em que se encontram.

 

2 - Cada coordenador de Fraternidade Cristã faça da mesma um lugar de irmandade, oração, meditação da Bíblia e formação cristã, com acompanhamento personalizado de cada discípulo ao menos uma vez por mês. Por isso o ideal é que cada Fraternidade Cristã possua em média 12 discípulos, tendo em vista que um número grande inviabiliza a efetivação do objetivo particular da própria Fraternidade Cristã dentro da Obra DJC. É melhor acompanhar realmente menos discípulos do que ficar sempre patinando no acompanhamento irreal de muita gente que entra e sai sucessivamente. Isto tem atrapalhado muito a nossa missão com DJC, e o próprio desenvolvimento dos discípulos, e por isso precisamos dar um basta antes do início do novo ano que se aproxima.

 

3 - Uma vez fechada, só iniciar uma nova Fraternidade Cristã com quem participar integralmente de um Reavivamento no Espírito Santo. Temos que implementar o nosso Método desde o temário zero (T0), e daí por diante favorecer o crescimento integral de cada discípulo.

 

4 - Os coordenadores usem sistematicamente os Temários de MOPDs do DJC e o Irmanador Discipulado. São Publicações obrigatórias para as Fraternidades Cristãs. Cada discípulo precisa adquirir essas Publicações no decorrer da caminhada.

 

5 - Neste blog encontra-se a introdução da nova edição do Temário da Irmanação (T1): Novas orientações para as Fraternidades Cristãs. Que todos possam fazer a leitura em casa e ficar por dentro de tudo que temos discernido nos últimos meses. O novo Temário da Irmanação, que não é muito diferente do antigo, custa apenas R$ 2,00, pois foi diminuído e não possui capa de plástico.

 

6 - A seu modo, esses encaminhamento também devem ser aplicados nos Ministérios. Depois vou falar com os Conselheiros Gerais dos Apostolados a este respeito.

 

xxx

 
B
Os Conselheiros Gerais e os Acompanhantes Locais devem efetivar o MEAD junto aos Organismos do DJC usando amplamente as Publicações do Discipulado. Para tanto, utilizar a Ficha de Acompanhamento do Organismo.

 

Todos os Discípulos, por força da nossa vocação e missão como DJC, devem adquirir obrigatoriamente: o Irmanador Discipulado a cada tres meses, a Agenda da Caminhada Discipular todo ano e os Temários de MOPDs quando estes forem sendo solicitados nas Fraternidades Cristãs e Ministérios.

 

Com organização, tudo é possível. Todos devem ir fazendo a sua reserva para adquirir esses subsídios no decorrer da caminhada discipular.

 

Os responsáveis pelo DJC devem explicar o sentido de tudo isso e efetivar no tempo certo, pois um passo que não é dado vai fazer falta lá na frente.

 

Não podemos só juntar discípulos. Precisamos formá-los realmente, pois esta é a nossa vocação e missão.

 

Quem entra no DJC, da mesma forma como quem entra em um colégio, deve saber da necessidade dos subsídios que são solicitados. Alguns subsídios são opcionais, outros, obrigatórios.

 

Falar com a Rizete, no Apostolado Geral da Infraestrutura

 

xxx

 
C
Urgência!

 

Por fim, queridos irmãos, espero que estes encaminhamentos sejam observados o quanto antes, pois nosso DJC está dando passos muito firmes e concatenados rumo ao que Deus falou para nós por ocasião da redação dos nossos Estatutos.

 

Os Discípulos Servidores, todos e todas, devem ficar sempre atentos, pois os passos comuns devem ser dados conjuntamente. Um passo atrasado é claro que atrapalhará a harmonia da caminhada do nosso DJC. Por isso, urge que todos fiquem atentos e possamos dar passos juntos, no mesmo tempo e na mesma direção.

 

xxx

 
D
Também este é o momento de todos DCAs e Discípulos Servidores adquirirem a Agenda da Caminhada Discipular 2013 na loja geral, com a Rizete. Na mesma existem as folhas para as Disciplinas Pessoais. Tais devem ser “vistoriadas” pelos DCAs responsáveis pelos Organismos. Eu irei vistoriar a de cada DCA antes da Celebração da Aliança.

 

Desta forma, juntos, com coração unânimes, entramos em 2013 como DJC firme e unido na mesma Identidade, vocação e missão.

 

xxx

 
E
Quanto aos encontros dos Vocacionados, todos permaneçam caminhando normalmente no seu Organismo, só não particpem por enquanto dos Encontros de Aliança. Em breve vamos postar orientações específicas para os mesmos, sobre como serão os encontros vocacionais em 2013.

 
xxx

F
Atelnção DCAs, os lembretes para o nosso retiro já foram postados neste blog. Inclusive os horários. Todos devem fazer de tudo para chegar sempre na hora, pois vamos segiuir os horários a risca!


Até logo!

 

Feliz ano novo de 2013 para todos!

 

Deus abençoe a todos. Rezemos sempre uns pelos outros!

 

Fraternalmente,

 

Pe. Marcos Oliveira

Acompanhante Geral