Páginas

1 de jan. de 2013

Disciplina Pessoal 2013 - Pe. Marcos Oliveira, DCA


No DJC temos algo que difere do surgimento de outros movimentos eclesiais.

 

Enquanto os outros movimentos criaram primeiro um único tronco e depois foram surgindo ramos em diversas localidades, no DJC, por conta do nosso próprio engajamento em várias paróquias, foram surgindo ramos e agora que estamos fortalecendo o tronco em torno da Fraternidade de Aliança, a qual é o núcleo da Obra.

 

Por isso, não tivemos as condições de acompanhar de modo mais direto, por um tempo mais longo, nem o primeiro ramo (o DJC cascavel) e nem os outros. Lembro-me que quando fui de Cascavel para o DJC Fortaleza, o DJC Cascavel ficou caminhando praticamente sozinho com apenas sete meses de existência. A existência do DJC cascavel por si só já é um milagre de Deus... Deus prove, Deus proverá, a sua misericórdia nunca nos faltará!

 

Desta forma, usando a internet como ferramenta, temos nos esforçado para ministrar um acompanhamento geral para todo DJC, inclusive repassando formações e instruções que teríamos dado já ao DJC cascavel, caso tivéssemos tido a oportunidade de morar lá por mais alguns anos.

 

Mas Deus escreve certo por linhas tortas. De um lado foi bom, porque desde os inícios o pessoal aprendeu a ter responsabilidade e não ficou se arrastando atrás de mim, mas seguindo Jesus de Nazaré.

 

Porém, vejo que a mesma Divina Providencia agora me chama para trazer os ramos para o tronco, para cultivar cada vez mais a nossa única Identidade DJC e direcionar toda caminhada discipular para a nossa vocação e missão. Acompanho de modo mais direto a Fraternidade de Aliança, e através desta, indiretamente, toda Obra DJC. Esta é a missão que Deus me confiou e que tenho feito da melhor forma possível. Por isso é necessário que todos DCAs estejam ligados nesse blog, pois tem sido uma grande dádiva de Deus para orientarmos todo DJC e o ajudarmos a permanecer no rumo da inspiração inicial fundante.

 

Dadas essas considerações, 2013 desponta para nós como o grande ano da caminhada discipular com disciplina rumo a santidade. Assim sendo, as Disciplinas Pessoais e o uso da Agenda da Caminhada Discipular são fundamentais para alcançarmos o nosso intento.

 

No Irmanador Discipulado 34 (que vale de janeiro a março de 2013) já repassei muitas orientações sobre a caminhada discipular em cada dimensão da vida cristã-batismal. Lendo esse Irmanador, você vai receber orientações que lhe ajudarão a discernir a sua disciplina pessoal. A mesma deve ser posta por escrito o quanto antes na Agenda e ser apresentada ao DCA responsável para ser “vistoriada”. Os DCAs apresentarão diretamente para mim, antes do retiro para a Renovação da Aliança 2013.

 

Mais como sempre o pessoal sempre me pergunta como é que se faz uma disciplina pessoal de modo resumida e direta, que funcione como bússola espiritual no decorrer da caminhada, assim como temos orientado, achei por bem publicar a minha própria Disciplina Pessoal 2013 para ajudar os demais a também fazerem a sua.

 

Desta forma também estou partilhando com os irmãos o modo como quero viver minha vocação de DCA, sobretudo neste ano quando o Senhor me chama intensamente a consagrar a minha vida sacerdotal dentro do DJC, lançando desta forma os inícios da Comunidade dos Discípulos Consagrados de Aliança, prevista nos nossos Estatutos.

 

Não publico a minha disciplina pessoal no sentido de “aparecer”. Deus me livre realmente desta tentação. E para ajudar os outros DCAs e Discípulos Servidores a também fazerem a sua e para partilhar o modo de vida que estamos intensificando como Discípulo Consagrado de Aliança.

 

Eu sou sacerdote. Cada um deve fazer a sua disciplina pessoal considerando o seu estado de vida e as circunstancias da sua existência. Só não pode faltar em todos nós aquele desejo e compromisso sincero de sermos verdadeiros DCAs e dar passos concretos para a vivencia da nossa vocação e cumprimento da nossa missão. Com os pés no chão, não podemos buscar pouco. Devemos buscar as coisas do alto, ser e fazer discípulos, ser santos como Deus é Santo. Ele é fiel, vê o nosso desejo e a nossa necessidade e vem em nosso socorro com a sua Divina Misericórdia.

 

Peço que todos rezem por mim, para poder colocar em prática os apelos de Deus na minha vida, sobretudo o de que eu me consagre a Ele dentro do DJC.

 

Eis a minha Disciplina Pessoal 2013:

 

Disciplina Pessoal 2013

 

1 – Dimensão da Espiritualidade

 

Discípulo: Pe. Marcos Oliveira

 

+ Liturgia das Horas: 03h, 06h, 09h, 12h, 15h, 18h e 22h

+ MOPD, diariamente, 05h as 07h

+ Santa Missa: diariamente, as 06h

+ Adoração Eucarística: sextas-feiras, 07h as 08h

+ Leitura espiritual (Catecismo, Publicações do Discipulado, bons livros): segunda a sexta, 09h as 11h

+ Reconciliação: mensalmente

+ Jejum: sextas-feiras

+ Encontros do DJC: Fraternidade de Aliança, Siloé, eventos gerais e locais.

+ Espiritualidade da Caminhada: mística subjacente em todos os momentos da minha vida, no meio das mais diferentes circunstancias da minha existência, sob a graça do Espírito Santo, com passos concretos no Caminho que é Cristo e que conduz para a Verdade e a Vida em plenitude, para que eu seja plenamente realizado na minha vocação e cumpra com fidelidade a minha missão, a exemplo de Santa Maria de Nazaré e de São Paulo Apóstolo.

+ Devoção Mariana e Paulina: diariamente, incluída na MOPD, na Liturgia das Horas e na Santa Missa

+ Consagração da minha vida sacerdotal ao Deus Bendito da Aliança dentro do DJC. “Dei o melhor de mim. Neste ano, entrego-me totalmente!”

 

Disciplina Pessoal 2013

 

2 – Dimensão do Testemunho

 

Discípulo: Pe. Marcos Oliveira

 

+ Santidade: Cristificação do meu ser/maturidade humana/integração da minha personalidade

+ Pobreza (Nada possuo. Tudo é da Obra DJC/Comunidade dos Discípulos Consagrados de Aliança)

+ Obediencia

+ Castidade

+ Humildade

+ Solidariedade

+ Simplicidade

+ Sinceridade

+ Não escandalizar o próximo

+ Perdão

+ Diálogo

+ Escuta

+ Paciencia

+ Assumir com amor e prontidão os meus deveres no Organismo do DJC aonde estou servindo.

 

 

Disciplina Pessoal 2013

 

3 – Dimensão do Apostolado

 

Discípulo: Pe. Marcos Oliveira

 

+ Pároco de Jesus, Maria e José – Antonio Bezerra (Conselho Pastoral/Conselho Econômico)

+ Acompanhante Geral do DJC (Fraternidade de Aliança/Conselho Geral/Corpo de Apostolado Geral)

+ Acompanhante Local do DJC Antonio Bezerra (Sub-fraternidade de Aliança/Equipe de Articulação/Corpo de Apostolado Local)

 

 

Disciplina Pessoal 2013

 

4 – Dimensão da Eclesialidade

 

Discípulo: Pe. Marcos Oliveira

 

+ Comunhão de fé e vida com a Igreja Católica Apostólica Romana, no seio da Arquidiocese de Fortaleza.

+ Presença nos momentos fortes da Igreja e do DJC.

+ Valorizar o DJC como movimento eclesial, reflexo da Igreja Católica e a serviço da missão evangelizadora da mesma, desejando o reconhecimento diocesano e pontifício.

+ Fraternidade presbiteral.

+ Cultivar irmandade com os DCAs na Fraternidade de Aliança.

+ Respeito e obediência às legítimas autoridades da Igreja.

+ Comunhão intra e extra DJC.

+ Contribuição Fiel: como consagrado, nada possuo, tudo é do DJC/Comunidade dos Discípulos Consagrados de Aliança.

 

 

Que Deus nos ajude

na caminhada discipular 2013

a vivermos com disciplina

rumo à santidade!

 

Fraternalmente,

 

Pe. Marcos Oliveira

Acompanhante Geral do DJC