Páginas

20 de dez. de 2009

Dez coisas importantes para o Siloé ter harmonia





Não querendo me prolongar demais neste tema, pois muitas explicações sobre o Siloé já foram dadas por mim e outros irmãos do DJC, apenas quero enfatizar que, para alcançar cada vez mais o seu objetivo específico, o Siloé deve ter harmonia.

O mesmo vale para todos os outros momentos ou encontros de oração realizados no DJC. Conversávamos sobre isso eu e o Edmar.

Um encontro de oração com harmonia, como uma boa música, é agradável aos olhos, ao coração e a alma. O pessoal reza, o pessoal mergulha. Um encontro sem harmonia espiritual fica só no “auê”, tem muita zuada, mais experiência de Deus que é bom, passa longe.

Por isso é que se diz: o Siloé deve ter harmonia para favorecer o mergulho na Graça de Deus!

Dez conselhos:

1) Um deve ser o Dirigente do Siloé: o Acompanhante Local ou a pessoa por ele designada, de preferência o Ministro de Oração. E não é bom que toda semana mude de Dirigente, pois prejudica a continuidade.

2) O Dirigente deve ter o carisma de dirigir o conjunto do Siloé com unção e autoridade, a fim de que haja unidade nos diferentes momentos e o mesmo seja um verdadeiro encontro de oração e não um espetáculo de apresentações.

3) Cada um dos outros ministros que vão servir no Siloé, devem ter noção da sua competência específica, e saber como, onde e quando iniciar e parar. O Dirigente tem a ver com tudo no Siloé, mais ele não faz tudo. Outros ministros também devem atuar para que haja riqueza das manifestações carismáticas do Espírito Santo. Por competência específica, Dirigente é Dirigente, não cantor. Por sua vez o ministro de oração não é dirigente nem pregador, e assim por diante.

4) É bom que sejam mais ou menos os mesmos servidores que sirvam no Siloé toda semana, pois isto ajuda a criar espírito de equipe e a continuidade favorece o aperfeiçoamento. Mudar de servidores toda semana prejudica bastante a “qualidade” do Siloé. O Siloé é um reavivamento semanal, então não pode ficar sendo lugar de estágio permanente de novos servidores.

5) Por natureza, os três Apostolados da Bênção, das Artes e da Infraestrutura, junto com o Acompanhante Local ou a pessoa por ele designada para ficar dirigindo, são os que mais atuam no Siloé. Destes destacam-se o dirigente e o Apostolado da Bênção. Já os três Discipulados Específicos dos Jovens, dos Adultos e dos Casais devem zelar mais pela missão de fundar e acompanhar as Fraternidades Cristãs, seguindo à risca os temários de MOPDs, pro pessoal crescer mesmo como discípulos e missionários...

6) Harmonia quer dizer que todos devem ter noção de tempo, do que seja cada momento do Siloé, de entonação da voz, etc.

7) Harmonia pressupõe ambientação e som com qualidade.Para ter harmonia, deve-se ter aquela sabedoria de que se um está ministrando o louvor, seu microfone deve estar mais alto que o dos demais. Depois quando chegar o momento de um outro ministrar uma oração, deve-se rebaixar o volume do que estava ministrando o louvor e aumentar o microfone deste, e assim por diante. E por sua vez, o microfone do Dirigente sempre deve estar mais alto que todos, tendo em vista que precisará intervir ou "costurar" sempre que julgar necessário.

8) Harmonia exige que todos servidores estejam sempre atentos ao comportamento, vestuário, pontualidade, etc

9) Harmonia implica uma coisa a cada momento: animação, que é diferente de louvor; adoração, súplica ao Espírito Santo que é diferente da oração de bênção; ministrar oração com bom senso e unção que é diferente de pregação; pregação querigmática que é diferente de aula; proclamação da Palavra de Deus que é diferente de simples leitura, etc

10) No Siloé deve haver a vivência da fé, abertura e uso dos carismas, a escuta de Deus, o silêncio mistagógico, a parresia, a oração de bênção com poder... Por isso os Servidores também devem ter uma vida de oração pessoal, não podem ficar superlotados com muitos serviços, pois não vão conseguir rezar o seu trabalho de evangelização, etc

Favoreçamos que a cada semana o Siloé seja cada vez mais um mergulho na graça de Deus, com harmonia no Espírito Santo. Então os Servidores devem ser realmente carismáticos na sua missão e experimentados, pois a missão exige.

É claro, vez por outra algum novato tem que começar a estagiar... mas mesmo assim precisa de uma preparação espiritual e metodológica, pra não entrar nesta missão de servir no Siloé só com a “cara” e a boa vontade.

Eu sei que vocês me entendem com tudo o que quero dizer. Por isso que não me preocupo com interpretações erradas!

No Espírito Santo: Parresia! Mistagogia! Harmonia!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira