Páginas

4 de mar. de 2010

Caminhada Penitencial - 07 de março


Fortaleza, 21 de fevereiro de 2010.




Circular 002/2010: CAMINHADA PENITENCIAL – Quaresma/CFE 2010

"Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6, 24)





Caríssimos Irmãos no Sacerdócio,

Irmãos Religiosos e Religiosas,

Irmãos fiéis leigos e leigas,



Graça e Paz do Senhor!



Estamos vivendo o tempo quaresmal, que se iniciou na Quarta-feira de Cinzas com o grande chamado de Jesus: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15)



Os quarenta dias de preparação para a Páscoa são o tempo favorável para a mudança de vida, a conversão para o dom que Deus nos faz em Seu Filho, vencedor do pecado e da morte. A Quaresma é tempo de conversão, arrependimento, mudança de vida, busca do novo que a graça misericordiosa de Deus torna possível: esta mudança é vivida de modo especial no Sacramento da Reconciliação.



Neste ano estamos novamente propondo um sinal público para nossa Igreja Arquidiocesana de Fortaleza:



A CAMINHADA PENITENCIAL

no dia 07 de março - 3º. Domingo da Quaresma.

com início às 6h00min,

saindo da Igreja Nossa Senhora da Saúde, no Mucuripe,

até a Catedral Metropolitana.



Esta caminhada quer ser a expressão externa e a oportunidade para se fazer um caminho mais profundo, a partir do coração de cada pessoa humana: “Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15).



A Campanha da Fraternidade Ecumênica deste ano 2010 nos recorda que: "Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro" (Mt 6, 24) na busca da Fraternidade na Economia; espera que a Campanha da Fraternidade mobilize igrejas e sociedade a dar respostas concretas às necessidades básicas das pessoas e à salvaguarda da natureza, a partir de mudanças de atitudes pessoais, comunitárias e sociais, fundamentadas em alternativas viáveis derivadas da visão de um mundo justo e solidário” (Texto base CF 2010, n. 4).



Durante a Caminhada haverá a oportunidade de gestos concretos, que acompanham a manifestação penitencial. Será levada nos ombros dos fiéis uma grande cruz. Ela nos recordará como nosso Senhor Jesus Cristo tomou sobre si todos os pesos da humanidade para redimi-la. Hoje, caminhando como seus discípulos, deveremos também tomar sobre nós a responsabilidade dos pesos da humanidade para, com a força do amor que vem do Espírito de Deus, redimi-la de suas enfermidades, inseguranças, por uma justiça que é solidariedade fraterna e constrói a paz.

Em Celebração Penitencial dará oportunidade de Confissões para os fiéis que assim desejarem: gesto concreto de conversão, mudança de vida, com a confissão dos próprios pecados e busca do perdão de Deus no Sacramento da Reconciliação: a paz com o Pai e com os irmão, a paz plantada por Deus que vence em nós a nossa própria injustiça e insegurança.



Gesto concreto também será a doação de alimentos não perecíveis que serão destinados a instituições de misericórdia de nossa cidade, para nos comprometermos diretamente com os necessitados. Sem a vitória sobre a miséria nunca será verdadeira a justiça e possível a paz. Estes gestos concretos são sinais de compromissos maiores pela transformação da vida e da sociedade na construção de uma convivência humana digna da fraternidade que Jesus nos concedeu: com Ele filhos de Deus Pai.



Convocamos os fiéis de nossa Arquidiocese, especialmente das comunidades das Paróquias e Áreas Pastorais das Regiões Metropolitanas, das Comunidades Religiosas, das Associações e Movimentos Eclesiais, para esta manifestação pública de nossa fé em Cristo e em sua graça renovadora de nossas vidas.



Pedimos encarecidamente aos sacerdotes que se façam presentes com túnica e estola roxa, disponíveis para atendimento das confissões dos fiéis durante a Caminhada Penitencial.



Para que o maior número possível de fiéis possa participar, nas Paróquias e

Áreas pastorais metropolitanas, todas as celebrações sejam realizadas nas igrejas nas Primeiras Vésperas no dia 06 e na parte da tarde do dia 07, ficando reservada a manhã do dia 07 para esta grande manifestação comum de nossa Igreja Arquidiocesana.



Confiamos a nossos irmãos colaboradores no pastoreio da Arquidiocese divulguem este evento e convidem os fiéis a participar, estimulando a vivência quaresmal com gestos de penitência e conversão.





Com nosso abraço fraterno e orações, o desejo de uma Santa Quaresma e Feliz Páscoa!



Em Jesus e Maria.



+ José Antonio

Arcebispo Metropolitano de Fortaleza