Páginas

20 de fev. de 2013

Encontro de Aliança 25 02 13

Bom dia DCAs!

Dia 25 de fevereiro teremos nosso Encontro de Aliança por sub-fraternidades.

18:30h – Assinatura da presença no Livro de Acompanhamento do Organismo

19:00h – Oração (Louvor, Súplica ao Espírito Santo, Palavra de Deus - Dt 26,16-19, Partilha em oração)

19:30h – Formação: Releitura da Disciplina Comum do DJC Local. Aquela que entreguei no retiro de janeiro e que fomos preenchendo as lacunas.   

- Leitura da Disciplina Comum do DJC Local:
A formação seja prática, mas com muita unção, no desejo sincero de firmar cada vez mais os passos no rumo da nossa vocação e missão como DJC. Leitura da Disciplina Comum do DJC Local para o ano de 2013, aquela que entreguei no retiro de janeiro e que todos foram preenchendo. Nada ali é por acaso, e deve ser observado pra valer... Como a leitura no retiro foi rápida, então esta Disciplina deve ser relida com calma e o Acompanhante Local poderá ir tirando dúvidas, etc

- Obrigatoriedade da Missa diária para todos DCAs e Vocacionados:
Depois, relembrar os pontos comuns da nossa Disciplina Pessoal como DCAs. Ver na Agenda da Caminhada Discipular 2013. Tendo em vista que ser DCA é uma VOCAÇAO, toda Disciplina Pessoal deve ser observada, pois se trata mesmo da nossa vida, como está inclusive na Bíblia Sagrada: "Apegue-se a disciplina, não a solte, porque ela é a sua vida!" Nesta Disciplina Pessoal, após muito discernimento, coloco a Missa Diária como obrigação para todos DCAs, pois somente na Eucaristia teremos a força necessária para tão sublime vocação. Nossa vida de DCAs deve ser uma vida totalmente eucarística. Vejam bem: como responsável pelos DCAs, e tendo em vista que nossa vocação exige a Eucaristia diária, a Missa diária passa a ser dever para todos DCAs. E só organizar horários, carga horária de trabalho, afazeres domesticos, conversas com amigos... Salvo quem não puder realmente ir, ou porque a Missa Semanal bateu com o horário de um momento de evangelização, todo DCA deve celebrar a Eucaristia diariamente. Esta obrigação não é aleatória, mas está totalmente inserida neste momento de efetivar no DJC tudo o que se espera de um DCA. Os Vocacionados também já devem observar a Missa Diária, pois de fato isto será exigido a todo DCA. Para não bater com a evangelização, quem puder, procure participar da Missa pela manhã.  

 

20:30h – Caminhada Discipular:

1 - Prestação de contas do Organismo,  

2 – Escalas de Acompanhamento Personalizado. Devemos efetivar esta estratégia já agora em março. Cada Acompanhante Local e cada Conselheiro Geral faça escala mensal para acompanhar articuladores. Estes, os coordenadores. E estes, os demais Discípulos Servidores ou discípulos da Fraternidade Cristã. Da minha parte, vou fazer escala para acompanhar os Conselheiros Gerais e Acompanhantes Locais. Em breve entrarei em contato. Pois somente desta forma vamos crescendo como discípulos e como DJC. Não se trata de conversas longas, mais práticas e diretas, dependendo da situação, desde que os responsáveis sempre tenham em mente a caminhada dos discípulos que Deus colocou sob a sua responsabilidade. Importante fazer anotações no Livro de Acompanhamento do Organismo o do Órgão, desde que não se trate de questões pessoais dos discípulos acompanhados.

21:30h – Breve oração final / Encerramento / Lanche partilhado (Mesa da Partilha)


Deus abençoe a todos!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC