Páginas

17 de fev. de 2013

Reunião do Corpo de Apostolado Geral 18 02 13

Graça e Paz Discípulos Servidores!

Após as muitas bençãos derramadas no Graça e Paz 2013, continuemos nossa caminhada discipular pessoal e comunitária.

Roteiro da Reunião do Corpo de Apostolado Geral:
18:30h - Chegada / assinatura no Livro de Acompanhamento do Organismo
19:00h - Oração inicial / Palavra de Deus (escolher um texto bíblico em sintonia com a formação)
19:30h - Formação (esmiuçar mesmo o texto, não só ler por cima)
21:00h - Encaminhamentos do Acompanhante Local
21:30h - Breve oração final / Encerramento / Lanche partilhado


A formação da Reunião do Corpo de Apostolado Geral, que vai ser realizada por DJCs Locais, será sobre a Dimensão da Eclesialidade. Ver Irmanador 34, página 8.

Tal formação é um texto do Papa João Paulo II acerca da importancia dos Movimentos Eclesiais dentro da Igreja. Vale a pena ler com calma e atenção, e no que se refere a nós, valorizarmos ainda mais a Identidade DJC, pois somente sendo fiéis a nossa vocação (carisma) é que podemos cumprir com a nossa missão de ser e fazer e discípulos.

A Igreja mesma pede que cada movimento seja fiel ao seu carisma (a inspiração inicial fundante, a sua história, a sua vocação), e sempre cultive dentro de si os critérios de eclesialidade presentes na Exortação Apostólica Christifideles Laici (n. 30).

Por isso, como Acompanhante Geral, tenho enfatizado tanto da necessidade de usarmos amplamente as Publicações do Discipulado, obedecermos aos roteiros do Siloé e das Fraternidades Cristãs e colocarmos em prática o nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD).

Todos os DCAs devem estar atentos aos direcionamentos e ir colocando tudo em prática no decorrer da caminhada.

O nosso blog da Fraternidade de Aliança se torna cada vez mais necessário para a nossa articulação e para todos ficarem recebendo orintações importantes. Ele é uma ferramenta preciosa que nos ajuda a ficar orientando toda Obra DJC de modo permanente. Todos devem ficar sempre ligados ao blog, direta ou indiretamente, pois não temos como ficar conversando com cada discípulo de modo particular. Não consultar o blog é o mesmo que se omitir em receber orientações gerais e ficar por fora de informações importantes para toda Obra DJC e cada discípulo.

De igual forma, discípulos servidores que não partciparam do Graça e Paz, faltaram gravemente com o seu compromisso de unidade e obediencia ao DJC, e esperamos que no próximo todos estejam presentes.

Em sã consciencia, relembro: se os foliões da capital podem passar todo carnaval no interior, porque os discípulos do interior não podem fazer o mesmo e passar os tres dias no Graça e Paz ??? Se os foliões conseguem inclusive dar um tempo nos seus compromissos para brincar o carnaval, porque discípulos de Jesus não podem fazer o mesmo em vista do Graça e Paz ??? Garanto que em termos de gastos de tempo e dinheiro, um discípulo gasta muito menos no Graça e Paz do que um folião no carnaval...

Não é possível alguém ser discípulo servidor e não dar os passos esperados na Obra DJC. Que os DCAs responsáveis (Conselheiros Gerais e Acompanhantes) orientem acerca desta realidade e façam por onde tais passos sejam efetivados. Pois temos uma vocaçao na Igreja e nao podemos mais abrir mão desses passos fundamentais.

As disciplinas comuns que entreguei aos DCAs no Retiro de Espiritualidade de janeiro deste ano traduzem com praticidade aquilo que devemos fazer, respeitando efetivamente o nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos. Aconselho que cada um perfure esta disciplina e junte com a Agenda da Caminhada Discipular.

Cada DCA responsável por DJC Local continue orientando os Articuladores acerca da disciplina pessoal, e estes orientem os demais discípulos servidores. Nada disso é faz de conta. Somente caminhando segundo a disciplina é que todos cresceremos sempre como discípulos de Jesus e como Obra DJC no seu conjunto. Como é muita coisa, as disciplinas são verdadeiras bússolas a nos orientar no decorrer da caminhada.

DJC Local que for fazer o Reavivamento nos Siloés da Quaresma e da Páscoa, ver orientações neste blog da Fraternidade de Aliança e no subsídio do Reavivamento (Temário 0).  O Reavivamento faz parte do nosso MEAD e não pode ser banalizado.

Deus abençoe a todos!

Boa reunião do Corpo de Apostolado Geral.

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC
diante da Igreja e da sociedade civil