Páginas

17 de fev. de 2010

Quaresma e CF 2010


A quaresma (quarta-feira de cinzas ao domingo de ramos) é um grande retiro de espiritualidade popular, como preparação próxima para a Semana Santa, especialmente para o Tríduo Pascal. Relembra tanto a jornada de quarenta anos do povo de Israel da casa da escravidão para a Terra Prometida, como os quarenta dias de Jesus no deserto antes de iniciar a sua missão. Nós também precisamos de um tempo oportuno (simbolizado no número quarenta) que seja suficiente para escutar Deus e, caminhando com Ele, ser plenamente realizados em nossa vida e missão.


“Convertei-vos e crede no Evangelho!” Esta exortação de amor será pronunciada repetidamente aos nossos ouvidos durante o tempo quaresmal, almejando realmente iluminar a nossa mente e tocar o nosso coração.

Crer no Evangelho significa acreditar em Jesus e acolhê-lo como Senhor e Salvador.

Vendo a nossa triste condição de pecadores doentes, concupiscentes, influenciados negativamente pelas coisas ruins existentes no mundo, e atacados sistematicamente por Satanás, o Divino Pai Celestial se compadeceu da nossa miséria e nos concedeu a salvação em Jesus.

Jesus é a plena manifestação do amor salvífico de Deus por cada um de nós. Não veio para condenar, mas para salvar; para que todos tenham vida, e vida em abundância. Porém, da nossa parte, livres e conscientes, precisamos ter fé nele a fim de que a graça da salvação seja uma realidade em nossa vida pessoal, familiar e comunitária.

A atitude de fé pressupõe a conversão, de modo que nem todos que dizem “Senhor, Senhor entrarão no Reino dos Céus, mas aqueles que fazem a vontade de Deus”. Conversão na Bíblia é metanóia, mudança de trajetória e de mentalidade, que se realiza na prática numa opção fundamental por Jesus, no Caminho do Evangelho que conduz para a Verdade e a Vida.

Quem realmente aceita Jesus como Senhor e Salvador, renuncia satanás e todas as suas obras; muda de caminho quando o seu caminho não está de acordo com o caminho de Deus; arrepende-se com sinceridade de todos os pecados e erros cometidos; vai fazendo por onde sair das trevas para a luz, do ódio para o amor, do egoísmo para a solidariedade, da morte para a vida, da maldição para a bênção, do “nada” para o “ser”.

Precisamos nos converter dos nossos pecados pessoais... Mas a Igreja vem nos lembrar que também precisamos nos converter dos chamados pecados sociais. Direta ou indiretamente, por pensamentos e palavras, atos ou omissões, somos responsáveis por tudo que não presta no mundo; aquelas estruturas de morte que escravizam e matam, distanciando a sociedade atual do plano original do Criador: drogas, violência, destruição da natureza, desemprego, fome, etc. Temos uma parcela de culpa e por isso precisamos cooperar com Deus, fazer algo para reverter, ou melhor, para converter a situação, a fim de que surjam “novos céus e nova terra”.

Por isso que em cada quaresma, inicia-se também uma Campanha da Fraternidade. Sempre é abordado um desafio da atualidade, em vista de que, ao ser refletido e julgado por todos à luz da Palavra de Deus, possa ser combatido mediante ações concretas a curto, médio e longo prazo.

Este ano a Campanha da Fraternidade é ecumênica e aborda a economia mundial, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro”(Mt 6,24). Esta reflexão se tornou ainda mais necessária depois da crise econômica mundial de 2008-2009.

De fato, existe uma estrutura econômica capitalista mundial que efetiva o permanente enriquecimento de “ricos cada vez mais ricos às custas de pobres cada vez mais pobres”. Somada às crises de valores e de espiritualidade, o resultado de tudo isso é evidente e vão sendo armadas verdadeiras bombas sociais que mais cedo ou mais tarde vão explodindo em forma de aquecimento global e diversos desastres naturais(a natureza também reage aos ataques do consumismo irracional), guerras, terrorismo, gangues, seqüestros, drogas, etc

“Convertei-vos e crede no Evangelho!” Deus Pai quer nos salvar em Jesus para que tenhamos vida, e vida em abundância, que comece já nesta terra e se prolongue por toda eternidade. Vida em plenitude para a pessoa, sua família e para a humanidade em geral. Salvação para o homem todo e para todos os homens de todos os tempos e lugares... Sejamos sábios e humildes! Durante esta quaresma possamos dar mais tempo para meditar a Palavra de Deus e enxergar a realidade com os olhos de Jesus. O Espírito Santo vai nos revelar que existe um Deus que nos ama infinitamente e que Ele sempre tem razão em tudo o que diz e faz. Haveremos de nos converter mais e mais e na mesma fé vamos ressuscitar (indivíduo e sociedade) para uma vida nova e abundante em Jesus Salvador.


Pe. Marcos Oliveira