Páginas

12 de abr. de 2011

DCAs por sub-Fraternidades de Aliança

Considerações Iniciais

As sub-fraternidades de aliança são formadas a partir dos Organismos do DJC: DJCs Locais, Específicos e Missões, com exceção dos Ministérios Gerais de Assistência ao Ministério Geral de Acompanhamento, a saber: Ministério Geral de Reavivamento, Ministério geral de Desenvolvimento Integral e Ministério Geral das Vocações.  

O DCA pertence à sub-fraternidade de aliança do organismo no qual está servindo, a saber: primeiro por DJCs Locais, depois por Específicos e em terceiro lugar por Missão. 

Ou seja: se um DCA serve em um DJC Local, em um Ministério Geral e em uma Missão, a sua sub-fraternidade será a do DJC Local. Caso sirva em um Ministério Geral e em uma Missão, a sua sub-fraternidade será a do respectivo Discipulado ou Apostolado Específico ao qual o Ministério Geral pertence. E se serve somente em uma Missão, logicamente, a sua sub-fraternidade de aliança será a da Missão.

Uma vez servindo em um Organismo, o DCA deverá fazer uma kenósis semelhante à de Cristo Jesus, que se humilhou mesmo e se encarnou no meio dos seus para levá-los à vida nova(Fil 2,1-11). O DCA deve marcar presença, integrar-se nas reuniões e eventos, visitar e conversar com os companheiros de serviço e com aqueles que estão sob a sua responsabilidade, orar com eles e interceder por eles, ministrar o acompanhamento personalizado, cultivar a Identidade DJC e as quatro dimensões da vida cristã-batismal, etc Em suma, deverá SER e FAZER discípulos!

Por isso tudo, caso não consiga servir em mais que um Organismo, então entra o discernimento para servir só em um. Porém, como se trata de DCA, então o discernimento do Acompanhante Geral também deverá ser considerado, pois a Obra pode precisar do serviço de um DCA em determinado Organismo, e não necessariamente naquele aonde ele queria servir em primeiro lugar.

A este respeito, sobre servir em um só Organismo, lembramos que quem serve em um DJC Local sempre será simultaneamente de um Discipulado ou Apostolado Específico, e sempre deverá dar os passos locais e gerais. Pois o nível Específico sempre é local ou geral, e nunca é só específico.  Exemplo: Quem é do Ministério de Acolhimento de um DJC Local, sempre também o será do Apostolado da Infraestrutura, embora seu Ministério não seja geral, mais local. 

O sacrifício de cada um constrói esta obra. Esta obra é de Jesus e tão somente quer lhe ajudar a salvar a humanidade nos dias de hoje, sendo e fazendo discípulos. É justo que cada DCA assuma sempre a sua parte na missão, de acordo com a sub-fraternidade de aliança na qual está caminhando, sempre tendo como referência os nossos Estatutos e tudo o mais com ele relacionado.

Nossos Estatutos contém a nossa Identidade DJC e ao mesmo tempo preserva-a de toda distorção que possa vir a acontecer no decorrer da caminhada. Por isso eles são tão importantes e sempre devem ser lidos, relidos e rezados por cada DCA.

Não podemos ficar só na espera, nem podemos a primeira mochila a jogar fora ser a do DJC, e nem podemos ficar fazendo de tudo. O certo é que cada um assuma a sua responsabilidade, saiba se colocar e caminhar dentro da Obra naquilo que lhe é próprio e não ficar sempre cobrando e às vezes não assumindo o mínimo do seu dever. Por isso as sub-fraternidades de aliança são importantes para a nossa vida, missão e organização, a fim de que possamos continuar frutificando para a glória de Deus Pai, sem uns se cansarem muito e outros ficarem às vezes só se escorando.

Finalizando, repito: Os DCAs são os primeiros responsáveis pelo DJC. Cada DCA caminha em uma sub-fraternidade de Aliança. Esta é formada a partir dos que servem nos respectivos organismos (a organização prioriza primeiro os DJCs Locais, depois os Específicos e por último as Missões). Na sub-fraternidade todos devem se ajudar na vida e na missão do respectivo organismo. Cada qual se sacrificando e se compreendendo, indo além do seu mundinho e enxergar a realidade do outro, mais sem gerar escoramentos, pois é justo que todos assumam o compromisso de aliança prá valer!

xxx

 DCAs por sub-Fraternidades tendo como referência a Celebração da Aliança de 23 de janeiro de 2011:

- Ministério Geral de Acompanhamento:
Pe. Marcos Antonio de Oliveira (Acompanhante Geral)


- Ministério Geral de Reavivamento:


 - Ministério Geral de Desenvolvimento Integral:
Francisco Edmar de Sousa (Ministro Geral)
Joênio Mariano da Silva (Formador)


Ministério Geral das Vocações:
Lidiane Coelho Gondim (Ministra Geral)



- Discípulos Comprometidos de Aliança da sub-fraternidade do Apostolado Geral da Bênção

Leila Maria de Sousa Lemos (Conselheira Geral)



- Discípulos Comprometidos de Aliança da sub-fraternidade Apostolado Geral das Artes

Sheila Maria Sales (Conselheira Geral)



- Discípulos Comprometidos de Aliança da sub-fraternidade DJC Fortaleza

Antonieta Souza Lima

Aureniza Linhares Gonçalves

Claudia Maria Bezerra de Lima

Francisco Ercílio Ferreira

Francisca Barbosa de Sousa

Francisca Lúcia Tavares Jucá

José Ferreira de Freitas

Marlene Costa Ferreira

Maria Elisane Felipe de Sousa

Maria Evanda de Freitas

Maria de Fátima Santos Rodrigues

Maria Lucicleide de Sousa Silva

Maria do Socorro Ribeiro

Maria do Socorro Santos de Lima

Raimunda Lopes Sousa

Valdemar da Silva

Zuleide Lima da silva (Acompanhante Local)



- Discípulos Comprometidos de Aliança da sub-Fraternidade DJC Cascavel

Francisco Silva Lima (Acompanhante Local)

José Luciê Alves de Freitas

Joana Pereira Mourão Gonçalves (á espera da renovação do Compromisso de Aliança)

Maria Edilma Sabóia Santos



- Discípulos Comprometidos de Aliança da sub-fraternidade DJC Palmácia

Jaquelândia Barros da Silva

Maria Edinelda de Sousa Gomes (Acompanhante Local)

Vera Lúcia Lúcio

Roberlândia Maria de Sousa Rodrigues

José Eduardo Fernandes de Oliveira

Lourdirene Ananias de Sousa



- Discípulos Comprometidos de Aliança da sub-fraternidade DJC Pacoti

Antonio Ferreira de Souza

Andrelina Rosa de Oliveira de Souza (Acompanhante Local)

Francisca Graziela Martins Bezerra



- Discípulos Comprometidos de Aliança da sub-fraternidade DJC Rio Branco

Renata Naira de Oliveira (Acompanhante Local)

Cristiane



- Discípulos Comprometidos de Aliança da sub-fraternidade DJC Manoel Sátiro

Maria de Fátima Gondim Braga

Rizete Marques de Paiva (Acompanhante Local)

Maria do Carmo Pereira

Francisco Nogueira da Silva

Atenção DCA ...

Seu sacrifício constrói esta obra!

Cada um assumindo o seu serviço com parresia e determinação fica mais suave para todos.

É justo que todos façam a sua parte.

Mãos e coração à obra!