Páginas

8 de abr. de 2011

Temário do Vocacional - T10

Preço: R$ 8,00

Venda nas Publicações do Discipulado
Falar com Socorrinha


Considerações Iniciais

 Vocação é essencialmente chamado de Deus ao homem:

 - Vocação comum à santidade e à missão: pelo batismo, todos são chamados a ser Igreja, a viver na graça de Cristo Jesus e a evangelizar.

- Vocação específica: dentro do horizonte da grande vocação batismal, cada cristão também é chamado a viver de um modo específico.

A pessoa sente o chamado de Deus para viver como cristão de um modo específico através do exemplo de outras pessoas, na oração, pelos valores que a vão atraindo, pelo modo como o trabalho de evangelização é realizado... E não pode fugir deste chamado específico sob pena de não se realizar plenamente. A vocação que Deus faz a cada pessoa em particular tem a ver com a sua plena realização humana e cristã. Vocação acertada, futuro feliz!

O Discípulo Comprometido de Aliança, a exemplo do Apóstolo Paulo, é chamado a uma vida de espiritualidade, testemunho, apostolado e eclesialidade dentro da Fraternidade de Aliança, reavivando e desenvolvendo integralmente a sua vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus, ou seja, sendo discípulo de Jesus e fazendo novos discípulos, conforme a rica exortação do mesmo Jesus no Santo Evangelho:

“Eu sou a verdadeira videira , e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que não dá fruto em mim, o Pai o corta. Os ramos que dão fruto, ele os poda para que dêem mais fruto ainda. Vocês já estão limpos por causa da palavra que eu lhes falei. Fiquem unidos a mim, e eu ficarei unido a vocês. O ramo que não fica unido à videira não pode dar fruto. Vocês também não poderão dar fruto, se não ficarem unidos a mim. Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem fica unido a mim, e eu a ele, dará muito fruto, porque sem mim vocês não podem fazer nada. Quem não fica unido a mim será jogado fora como um ramo e secará. Esses ramos são ajuntados, jogados no fogo e queimados.

Se vocês ficam unidos a mim e minhas palavras permanecem em vocês, peçam o que
quiserem e será concedido a vocês. A glória de meu Pai se manifesta quando vocês são meus discípulos e dão muitos frutos. Assim como meu Pai me amou, eu também amei vocês: permaneçam no meu amor. Se vocês obedecem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como eu obedeci aos mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. Eu disse isso a vocês para que minha alegria esteja em vocês, e a alegria de vocês seja completa.

O meu mandamento é este: amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês. Não existe amor maior do que dar a vida pelos amigos. Vocês são meus amigos, se fizerem o que eu estou mandando. Eu já não chamo vocês de empregados, pois o empregado não sabe o que o seu patrão faz; eu chamo vocês de amigos, porque eu comuniquei a vocês tudo o que ouvi de meu Pai. Não foram vocês que me escolheram, mas fui eu que escolhi vocês. Eu os destinei para ir e dar fruto, e para que o fruto de vocês permaneça. O Pai dará a vocês qualquer coisa que vocês pedirem em meu nome. O que eu mando é isto: amem-se uns aos outros.

Se o mundo odiar vocês, saibam que odiou primeiro a mim. Se vocês fossem do mundo, o mundo amaria o que é dele. Mas o mundo odiará vocês, porque vocês não são do mundo, pois eu escolhi vocês e os tirei do mundo.

O Advogado, que eu mandarei para vocês de junto do Pai, é o Espírito da Verdade que procede do Pai. Quando ele vier, dará testemunho de mim. Vocês também darão testemunho de mim, porque vocês estão comigo desde o começo”. (João 15)

Nossa vocação coincide com a nossa missão: Ser e fazer discípulos! Por isso, neste temário do Vocacional para o Compromisso de Aliança, ao mesmo tempo que abordamos o “ser discípulo”, também refletimos sobre o “fazer discípulos”, sempre em sintonia com a Identidade DJC, tendo em vista que é dentro do mesmo que queremos seguir Jesus e evangelizar.

Com essas reflexões, o vocacionado vai discernir o chamado de Deus para a sua vida, ao mesmo tempo em que vai conhecer o que é necessário para ser fiel como DCA e sobre como evangelizar e acompanhar novos discípulos em comunhão com todo DJC.

Preferimos assim, pois como já foi dito, o DJC é essencialmente um movimento católico de evangelização e nunca queremos separar a nossa vocação da nossa missão.

Tendo em vista que o DCA é um cristão que vai viver a sua vocação específica na secularidade, direcionamos nossas reflexões para o ser discípulo e missionário no seguimento cotidiano de Jesus, animado por uma espiritualidade da caminhada com o ideal de uma santidade que não se contrapõe à verdadeira humanidade, mas a abrange e a contém.

Nesse temário o discípulo-vocacionado vai ser orientado a buscar as coisas do alto com os pés no chão.  E de tal forma encaminhamos as reflexões sobre o discernimento vocacional e a própria Identidade DJC, que cada passo está concatenado com o conjunto da vida cristã-batismal e a vocação e missão específica do DJC. Basta caminhar com oração, meditação e disciplina que o caminho vai sendo feito (sobre)naturalmente. Daí vai surgindo o discernimento vocacional almejado!

Cada vocação específica, com seu estilo próprio, comporta diversos estados de vida cristã (vida laical, vida consagrada e vida sacerdotal), e também as profissões. Mas o discernimento desses estados de vida e profissões vamos deixá-lo para outro momento.

Neste vocacional, o principal discernimento será para a vocação de ser Discípulo Comprometido de Aliança no DJC, independentemente do estado de vida e profissão que já tenha abraçado ou que venha a assumir no futuro.

Este temário é direcionado para todos vocacionados. Mas é bom que os já DCAs também possam sempre estudá-lo. Que a luz da vocação de cada DCA sempre brilhe pela paz, alegria, satisfação e fidelidade ao compromisso de aliança feito com Deus dentro do DJC.

Graça e Paz!

Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira