Páginas

27 de abr. de 2011

Vigília Pascal: renovação da consagração batismal




 - Mulheres discípulas constatam:

. Sepulcro vazio

. Jesus ressuscitou

. Identidade única: Ressuscitado é o Crucificado

. Mulheres o adoram para anunciá-lo



- Alegrai-vos! Não temais! Jesus Ressuscitado é Sumo Sacerdote, causa de salvação eterna para todos que lhe obedecem (na fé).



- A liberdade nos dá a condição de nos entregarmos a alguém, a Deus ou até mesmo aos demônios. Pelo batismo nos tornamos de Jesus, somos consagrados a ele, postos sob o seu reinado de salvação, enxertados nele para vivermos por ele, com ele e para ele.



- Uma vez em Cristo, da mesma forma como ele morreu para o pecado, nós também morremos para o pecado com Ele, renunciando a tudo aquilo que nos separa da comunhão com Deus, sejam nossas paixões desordenadas, vícios e dizendo não aos demônios e suas obras. Se o salário do pecado é a morte, quando o renunciamos, então começamos a viver. Por isso, quando morremos com Cristo para o pecado, renunciando-o, é lógico que com Ele também ressuscitaremos para a vida.



- Era o que São Paulo dizia: “Não sabeis que todos nós que fomos batizados, consagrado-nos a Cristo Jesus, submergimos em sua morte? Se morremos com Cristo, cremos que também viveremos com ele. Morrendo, morreu para o pecado definitivamente; vivendo, vive para Deus. Da mesma forma vós, considerai-vos mortos para o pecado e vivos para Deus em Cristo Jesus” (Rm 6,3-11).



- Renovar o batismo significa atualizar esta consagração a Cristo Jesus mediante a fé da Igreja, renunciando com liberdade e consciência o pecado e Satanás. Novamente, decidimos ser de Cristo Jesus, viver enxertados nele e sob o seu reinado de salvação. Em Cristo Jesus vamos vencendo toda escravidão do pecado, todo tipo de sepultura e vivendo como novas criaturas.



- Neste momento teremos o batismo dos catecúmenos e também a renovação do nosso próprio batismo. Participemos com fé, pois Jesus Ressuscitado está aqui e acolhe a cada um de nós.



Cantemos: Vim para adorar-te...



Pe. Marcos Oliveira (23/04/11)