Páginas

5 de abr. de 2011

Vocação: chamado de Deus



“Não fostes vós que me escolhestes mas eu que vos escolhi" (Jo 15,16)



O tema vocação é profundo e muito abrangente, uma vez que Deus está sempre a nos chamar. Ao sermos gerados, Deus nos concede nossa primeira vocação, que é o chamado à vida. Em seu desígnio de amor, chama-nos também à filiação divina, à santidade e a uma vocação específica, através da qual amaremos e serviremos mais e melhor a Ele, à Igreja e aos homens. Na verdade, até no momento da nossa morte Deus está nos chamando, e que grande chamado o dessa hora: habitar eternamente na casa do Senhor.



Partindo do significado etimológico, a palavra vocação vem do verbo latino "vocare", que significa "chamar", ou seja, toda vocação compreende um chamado. Assim, toda vocação comporta aquele que chama (Deus) e aquele que é chamado (o homem). Só que, ao chamar, Deus, antes de pedir Ele dá. Deus chamando o homem lhe dá a vida, a existência, e com a vida, dá-lhe também a liberdade.



Depois de ter chamado o homem para a vida, Deus torna a chamá-lo, porque há muitas coisas que Deus deseja fazer no mundo através do homem. Deus não quer mais agir sozinho. Por isso, quando Deus chama, Ele chama para pedir alguma coisa, confiar alguma missão.



Podemos dizer que, vocação é a oferta divina que exige uma resposta e um compromisso com Deus. Nesta definição percebemos três aspectos:



1. oferta (chamado) de Deus;

2. resposta do homem;

3. compromisso com Deus e com o irmão



Por isso que a resposta do homem deve ser constantemente reassumida. É no dia-a-dia que se deve ir fazendo caminho e assumindo os riscos do nosso SIM.



A vocação precisa de trato diário: conversão, oração, busca de Deus e assim nos despojarmos do homem velho, dos milindres que entrevam nossas vidas, que acorrentam a nossa historia e nos impede de darmos nosso passos em direção ao chamado de Deus de sermos santos como Ele é Santo, pois "nossa" vocação não é para nós. o Chamado de Deus é para que nos coloquemos a serviço do outro.



Precisamos ser testemunhas, homens e mulheres que se deixam seduzir por Deus e com coerência corresponder aos anseios do que Deus pede de nós.



Nosso sim precisa ir ganhando segurança, certeza, pois a nossa vocação e os dons de Deus são irrevogáveis. Precisamos vivê-la!O Deus que chama é o mesmo Deus que capacita e que nos prometeu sua presença até os confins dos dias. Não dar para pararmos frente as nossa limitações ou simplesmente vivê-la de qualquer jeito ou simplesmente justificar aquilo que não fizemos. Chega de covardia frente ao nosso chamado.



Se olharmos para nossa história, vamos ver que Deus chamou a cada um de nós que estamos no DJC e nos deu uma vocação que corresponde também a nossa missão: "Ser e formar discípulos". Confiou-nos o seu projeto de salvação, tem correspondido aos nossos anseios e agora é hora de nós darmos nossa resposta. Agora é a hora de encarnarmos o nosso chamado e não poupar esforços para alcançar os objetivos propostos.



Leila Lemos