Páginas

29 de abr. de 2011

Domingo da Ressurreição: Jesus Ressuscitado cura o nosso coração




- Jesus, em tudo que fez, tinha uma intenção.



- Neste sentido, antes de ser crucificado, lavou os pés dos seus discípulos, com a intenção de impactá-los com a mensagem de amor: toda sua vida tinha sido uma pró-existência, uma vida a serviço dos outros, e o mesmo deveríamos fazer em relação ao nosso próximo.



- Também instituiu o Sacramento da Eucaristia na Última Ceia. A Igreja logo entendeu que através do mesmo Ele haveria de continuar atualizando o Sacrifício da Cruz em benefício da salvação de toda humanidade. E em torno deste Santíssimo Sacramento da Eucaristia, a Igreja percebeu que giravam os outros seis, a começar pelo batismo, aquele que abre as portas da salvação, pois associa à pessoa a Jesus Ressuscitado. Por isso na noite do Sábado Santo, na Vigília Pascal, os catecúmenos são batizados e também é feita a renovação das promessas batismais.



- Jesus sempre tinha uma intenção. Ressuscitado dentre os mortos, ele também deixou a entender: a graça supõe a natureza, para experimentarem a força do meu amor e a vitória da ressurreição, além das culpas perdoadas, também é necessário que os corações sejam curados de todos os tipos de feridas e doenças emocionais, como traumas, complexos, sentimentos e pensamentos negativos. Por isso Jesus Ressuscitado nunca realizou cura física ou espiritual, mas somente cura psicoafetiva, a conhecida cura interior.



- Jesus venceu a sepultura e o inferno. Ele entrou lá para derrotar a morte e os demônios. As doenças emocionais tornam-se verdadeiras sepulturas interiores, verdadeiros infernos por dentro que sufocam, cegam, aprisionam, matam e fazem sofrer através de tristezas, angústias, depressões, medos, invejas, ódios, rancores, ressentimentos, crise de sentido, instintos suicidas, necessidades de compensações nos males ao próximo e nos vícios. Os demônios logo percebem essas situações difíceis e aproveitam para oprimir, escravizar e destruir.



- É necessário permitir através da fé que Jesus Ressuscitado, com todo seu amor revelado na cruz do Calvário, entre na nossa vida, passeie mesmo na nossa história, e vá tirando todas as pedras, curando todas as feridas, destruindo todas as sepulturas complexas de morte. Para tirar a pedra da sepultura onde estava, Jesus não encontrou nenhuma dificuldade. Porém, para tirar as pedras das situações de mortes formadas dentro do nosso interior, ele precisa da nossa vontade e do consentimento da nossa liberdade. Por isso, a cura interior é sempre um processo, pois por incrível que pareça, normalmente, é aos poucos que a gente vai permitindo Jesus ir adentrando nas diversas áreas da nossa vida, ir derramando seu amor nos diversos momentos da nossa história; E ele respeita este processo, pois a nossa restauração precisa da nossa livre cooperação.



- Que nesse tempo de páscoa, ao mesmo tempo que celebramos a ressurreição de Jesus e caminhamos para Pentecostes, abramos o nosso coração e deixemos Ele nos curar interiormente. Ele deseja que sejamos felizes, seguros e tenhamos a vida em abundância. Simplesmente nos rendamos ao seu amor, acolhamos o seu Espírito e a sua ação amorosa na nossa história. Amém!



Pe. Marcos Oliveira