Páginas

2 de mai. de 2011

Domingo da Misericórdia: O Ressuscitado institui o Sacramento do Perdão




- No primeiro dia da semana (domingo), Jesus aparece aos seus discípulos reunidos em oração. Atravessa a porta fechada: agora possui um corpo glorioso, transcendendo a história, também transcende a matéria. Mas não é um fantasma, pois possui a mesma identidade (o Ressuscitado é o Crucificado), fala e escuta, toca e é tocado, ama e é amado.



- Deseja a paz aos seus discípulos, o shalom, a vida em plenitude. A mesma fora estragada (quase perdida) pelo pecado. Agora, Ressuscitado dentre os mortos, vem restituí-la.  Para tanto, institui o sacramento do perdão mediante a confissão dos pecados aos sacerdotes da sua Igreja e a absolvição.



- O Sacramento da Confissão foi instituído por Cristo para que o seu povo tenha a vida em plenitude. O pecado não arrependido e confessado apodrece a pessoa por dentro e vai gerando a morte. A confissão possui algo de libertação psíquica (a pessoa sente-se livre ao confessar-se), mas é, sobretudo uma libertação espiritual: na absolvição o jugo do pecado é completamente quebrado, a pessoa fica cheia da graça e fica do jeito que foi batizada.



- É importante guardar no coração a vontade do Ressuscitado. O perdão para a vida em plenitude é concedido no Sacramento da Confissão, confiado por Cristo aos cuidados da Igreja. Na disciplina eclesiástica, cada fiel deve se confessar aos menos uma vez por ano.



- No batismo há um nascimento nas águas. Na Confissão há um nascimento nas lágrimas do arrependimento e na divina misericórdia.



- O Sacramento do Perdão é manifestação da misericórdia divina que sempre está disposta a nos acolher e a nos levantar todas as vezes que a buscamos de coração sincero e humilde.


- Jesus Ressuscitado continua salvando o homem  todo: salva no Batismo, alimenta na Eucaristia, Unge com seu Espírito, perdoa os pecados da alma, cura das doenças emocionais, liberta dos demônios... Ele vai realizando a Páscoa da vida nova em todos os que o acolhem mediante a fé e os Sacramentos. Pentecostes será a plenitude desta Páscoa!



- Depois Jesus continuou dialogando com Tomé. Este episódio também merece uma boa contemplação!


Pe. Marcos Oliveira