Páginas

20 de mai. de 2011

Introdução ao Temário de MOPDs 1 - Irmanação


Introdução ao

Temário de MOPDs 1 – Irmanação



Início de uma Fraternidade Cristã





Caminhada Discipular



Reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus, esta é a nossa vocação e missão como DJC (Jo 15; 2Pd 3,18).

Para tanto, precisamos observar o nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD), que se realiza na prática como uma Caminhada Discipular. O discípulo de Jesus não cresce com o “tempo”, mas de passo em passo, com irmandade, oração no Espírito Santo, meditação da Bíblia, vivência dos sacramentos, formação cristã e acompanhamento personalizado.

Os diversos responsáveis por organismos – Acompanhantes, Conselheiros, Articuladores, Coordenadores de Fraternidades Cristãs – devem ajudar os discípulos que acompanham a fazer esta Caminhada Discipular, discernindo um cronograma e fazendo uso das Publicações do Discipulado. Trata-se mesmo de zelar pela nossa vocação e missão como DJC diante de Deus e da Igreja.



Cronograma



O tempo da graça de Deus (kairós), acontece dentro do nosso tempo histórico (cronos). Por isso um cronograma é muito importante... Antes mesmo de iniciar uma Fraternidade Cristã[1], deve ser feito um cronograma para a mesma, discernindo datas, horários, locais e responsáveis pelo Reavivamento no Espírito Santo, encontros e atividades das duas fases da irmanação, encontros espontâneos, encontro de espiritualidade da irmanação e previsão para o início do segundo temário de MOPDs, que é sobre a oração cristã.

Este cronograma previamente discernido pelo Conselheiro Geral e demais responsáveis pela Fraternidade, mesmo que aberto a pequenas mudanças e emergências, tira o risco de atropelos ou “sufocamentos”, que são muito ruins para uma nova Fraternidade. Sendo assim, propomos que o cronograma seja feito lendo o texto a seguir, com papel e caneta em mãos:



- TEMÁRIO DO QUERIGMA (T0)



A experiência do amor salvífico de Deus mediante o encontro pessoal com Jesus e a efusão do Espírito Santo são fundamentais para toda a vida cristã. Por isso, o bom mesmo é iniciar a Fraternidade Cristã com pessoas que já participaram integralmente do Reavivamento no Espírito Santo. Quando isto não for possível, que os responsáveis favoreçam a participação dos membros da Fraternidade neste Reavivamento o quanto antes.



Cronograma: Os discípulos desta Fraternidade vão participar do Reavivamento no Espírito Santo quando, onde, como e com quem?



Uma vez tendo participado do Reavivamento, aconselha-se que todos voltem a participar de outros Reavivamentos ao menos uma vez por ano. Maiores informações no subsídio próprio.

Não é obrigatório que todos comprem o subsídio do Reavivamento no Espírito Santo, visto que o mesmo é realizado com uma metodologia de orações, pregações e vivências.

- TEMÁRIO DA IRMANAÇÃO (T1)



Com este primeiro Temário da Irmanação pretendemos construir uma Fraternidade alicerçada em Jesus Cristo, cheia de acolhimento, oração e evangelização.

Devido se tratar de inícios, na primeira fase, como veremos adiante, vão sendo repassados subsídios tipo folhetos ou cartões que favoreçam as primeiras reflexões, motivações e encaminhamentos. Porém quando iniciar a segunda fase, é necessário que todos os discípulos já tenham em mãos este Temário para facilitar a compreemsão da Identidade DJC dentro da Igreja Católica.



As duas fases da Irmanação



Este Temário da Irmanação é mais um “período de tempo” que um temário sistemático propriamente dito. Aqui, mais do que falar de irmanação, vamos tomar as primeiras iniciativas para motivar, acolher, dar os direcionamentos iniciais, fazer de tudo para que todos possam se sentir em casa, entusiasmados e motivados para perseverar na Fraternidade Cristã.

Quando é uma nova Fraternidade que está sendo iniciada, então se deve favorecer esta irmanação como um todo... Mas se é alguém ou alguns que estão chegando numa Fraternidade já existente, então mesmo que este órgão não tenha que retornar aos momentos iniciais, deve-se fazer por onde os novatos sintam-se realmente numa família e motivados a permanecerem na mesma. Tudo isso exige muito discernimento, criatividade e espírito de irmandade por parte de todos, sobretudo do Coordenador e demais Servidores.





1ª Fase da Irmanação: Construção da Fraternidade Cristã



Palavra-chave: coesão.



Construção de uma Fraternidade Cristã, desde a pescaria e convites personalizados, promovendo antes de tudo, acolhimento, companheirismo, coesão e a motivação para permanecer e caminhar na Fraternidade.



Logo de início...

- Deve-se fazer por onde a Fraternidade seja o que realmente deve ser dentro do DJC: um grupo de irmãos com clima favorável de companheirismo e oração.

- É fundamental que, com muito amor e mansidão, seja posto o fundamento sobre o qual todo o edifício será construído: JESUS CRISTO(1Cor 3,9-17), e seja sempre favorecida a ação do Divino Espírito Santo.

- Para gerar a Identidade DJC, que os encontros sejam realizados preferencialmente numa casa do DJC.

- Para gerar motivação, também é bom colocar assuntos ou atividades do interesse mais imediato dos participantes... Se a Fraternidade é de Casais, é bom lançar assuntos que sejam do interesse mais imediato de casais... Se é de Jovens, algo que interesse os jovens, e assim por diante. Para tanto, o coordenador deverá utilizar a série de quatro encontros específicos desta primeira fase da Irmanação.

A duração desta primeira fase deve durar um mês, ou seja, quatro encontros semanais.



Cronograma: os quatro encontros da primeira fase da Irmanação serão de quando a quando? Onde? Quem? Como?

Observação: Os Conselheiros Gerais dos Discipulados Específicos estão organizando os respectivos encontros específicos desta primeira fase da Irmanação. Oportunamente, serão publicados. Por enquanto só temos os encontros da segunda fase da Irmanação.



2ª Fase da Irmanação: Estruturação da Fraternidade Cristã



Palavra-chave: organização



Na fase de estruturação da Fraternidade, todos os discípulos já tendo em mãos este Temário, dão-se algumas orientações e encaminhamentos para uma organização básica e passos fundamentais, sem muitos aprofundamentos, pois tudo vai amadurecendo mesmo no decorrer da caminhada discipular.

Embora logo nos inícios alguns já possam começar a estagiar em algum serviço, sobretudo se já fizeram o Reavivamento no Espírito Santo, deve-se ter o cuidado para não atarefar demais quem está chegando, pois pode ser ruim tanto para a pessoa como para a Fraternidade Cristã. Confiar muita responsabilidade para quem está iniciando a caminhada numa Fraternidade é um risco, pois a pessoa acaba sendo muito cobrada por aquilo que ainda tem dificuldade para oferecer.

A duração dessa segunda fase da Irmanação é de seis encontros semanais.



Cronograma: Os seis encontros da segunda fase da Irmanação serão de quando a quando? Onde? Quem?



Encontro de Espiritualidade da Irmanação



Após terminar os encontros das duas fases da Irmanação, com

discernimento, o Coordenador poderá ministrar alguns encontros mais espontâneos, auxiliado pelo Irmanador Discipulado, ou fazer uma confraternização, e/ou um passeio, e/ou um encontro com um bom filme... Então, depois, será realizado o Encontro de Espiritualidade da Irmanação.

Neste encontro especial todos vão se aprofundar e, sobretudo, vivenciar tudo o que foi meditado e refletido sobre irmanação e dom da fraternidade.

O Encontro de Espiritualidade da Irmanação é bom que seja realizado num sítio ou outro lugar bem favorável, com lanche/almoço, descontração, disciplina, devoção mariana, oração no Espírito Santo, pregação, súplicas e adoração. Também poderá ser realizado em comum com outras Fraternidades Cristãs. Mas é preciso ponderar todas as questões!

No entanto, caso não seja possível realizar o Encontro de Espiritualidade por todo um dia, o conteúdo do mesmo poderá ser ministrado em encontros normais da Fraternidade Cristã. Esta orientação é válida da mesma forma para todos os outros Temários de MOPDs do Discipulado de Jesus Cristo.



Cronograma: Depois dos seis encontros da segunda fase da irmanação, teremos encontros mais espontâneos antes do Encontro de Espiritualidade da Irmanação? Onde? Quando? Como?  ...  E quando e onde será o Encontro de Espiritualidade da Irmanação? Será um dia todo? Ou o conteúdo do mesmo será ministrado em encontros normais da Fraternidade Cristã?



Seguindo adiante



É importante que cada momento da caminhada discipular seja

sempre discernido e realizado da melhor maneira possível. O Espírito Santo age, mas é preciso que façamos a nossa parte com muito amor, discernimento e zelo, mesmo quando isto nos custe sacrifício.

Após concluir o Temário da Irmanação com o Encontro de Espiritualidade, o conteúdo básico sempre deverá ser revivenciado, pois a caminhada discipular não é feita de momentos estanques, mas num processo cíclico contínuo.

Mas é necessário olhar para frente, na perspectiva do seguimento de Jesus. Depois do Encontro de Espiritualidade da Irmanação, novamente poderão ser realizados encontros mais espontâneos, como já foi explicado anteriormente. Mas aí todos já vão se preparando para o 2º Temário de MOPDs (Temário da Oração Cristã), e assim sucessivamente.



Cronograma: Depois do encontro de espiritualidade da Irmanação teremos encontros mais espontâneos? Onde, quando? Quem? Como? E depois, quando será o início do segundo temário de MOPDs?



Quanto ao mais, bom senso, sintonia com a vocação e missão do DJC e mãos e coração à obra!





Fraternalmente,



Pe. Marcos Oliveira

Acompanhante Geral do Discipulado de Jesus Cristo









1

No Discipulado de Jesus Cristo todos os discípulos, sem exceção, devem caminhar em uma Fraternidade onde receberão acompanhamento personalizado e comunitário na perspectiva do reavivamento e desenvolvimento integral da sua vida cristã-batismal.

Por causa deste acompanhamento personalizado, que é missão primeira do DJC e por isso deve ser sempre ministrado, o discípulo pode até servir em mais que uma Fraternidade/Ministério, desde que em níveis diferentes, mas só pode caminhar mesmo em uma.  

Os DCAs sempre caminham na Fraternidade de Aliança, de onde partem em missão para servir nos diversos organismos e órgãos do DJC.

Os demais discípulos devem caminhar nas Fraternidades Cristãs. Por conta disso, os Ministérios equivalem a Fraternidades Cristãs. Porém, a Fraternidade Cristã propriamente dita sempre tem preferência em relação ao Ministério, e também em relação às Extensões e Missões no que se refere ao lugar primeiro onde deve ser feita a caminhada discipular.

Desta forma, quando acontecer de um discípulo servir em uma Fraternidade Cristã e/ou em um Ministério Geral, e/ou em uma Extensão ou Missão, sua caminhada discipular propriamente dita será na Fraternidade Cristã, devendo por isso priorizá-la. E quando servir em um Ministério e em uma Missão, e/ou em uma Extensão, sua caminhada será no Ministério, devendo portanto priorizá-lo em relação à Missão e à Extensão. Desta forma, a prioridade sempre deve ser para o órgão no qual se faz a caminhada discipular, não para aquele no qual se presta um serviço.

Estas diretrizes devem ser sempre lembradas porque têm relação direta com a Identidade DJC, divisão de responsabilidades, acompanhamento personalizado e organização da agenda pessoal e comunitária!

Quando o número de discípulos que caminham em um determinado Ministério Geral for pequeno, o conjunto de Ministérios Gerias de um Apostolado ou de um Discipulado Específico podem equivaler entre si a uma Fraternidade Cristã, sob a coordenação direta do respectivo Conselheiro Geral.

De igual forma, quando o número dos que caminham em um determinado Ministério Local for pequeno, o conjunto dos Ministérios Locais de um Apostolado Local podem equivaler entre si a uma Fraternidade Cristã, sob a coordenação direta do respectivo Articulador Local. Então o Apostolado Local será iniciado com este Temário da Irmanação, e continuará caminhando ora com formações específicas, ora estudando os Temários de MOPDS comuns a todo DJC.

De igual forma, os Ministérios Específicos de um determinado Discipulado Específico, podem se integrar e equivaler entre si a uma só Fraternidade Cristã e fazer caminhada semelhante aos Ministérios Locais dos Apostolados. Mas nestes casos também é necessário diferenciar os Serviços de uma Fraternidade Cristã constitutiva de um determinado Discipulado Específico dos Ministérios Específicos destes mesmos Discipulados. Ou seja, um Discipulado Específico possui Fraternidades e Ministérios. E as Fraternidades por sua vez também possuem seus Serviços internos.

Os responsáveis pelos Organismos do DJC (DJCs Locais, Missões e Discipulados/Apostolados Específicos) sempre deverão discernir a Disciplina Comum anual conforme a natureza de cada Organismo. Lembrando que nos órgãos constitutivos do seu respectivo Organismo sempre deverão haver as condições para que todos os discípulos sejam sempre reavivados e cresçam realmente na vida cristã-batismal, observando sempre a Identidade DJC.

Cada Fraternidade Cristã deverá se encontrar semanalmente. Os órgãos que equivalem às mesmas devem se encontrar ao menos quinzenalmente. Sendo assim, lembramos mais uma vez que um discípulo só pode caminhar em uma Fraternidade.

Atualizado em 04/08/11, às 21:17h