Páginas

19 de mai. de 2011

Tríplice Acompanhamento dos Discípulos

Uma reflexão às vésperas do encontro de todos os Discípulos Servidores do Apostolado Geral da Bênção

xxx

No nosso Discipulado de Jesus Cristo, temos a grande missão de SER e FAZER discípulos. Este é o nosso carisma inicial e dele não podemos fugir nem para um lado e nem para o outro.

De modo que a estrutura básica do DJC foi sendo construída nesta perspectiva, tornando-se parte constitutiva da Identidade do mesmo. Conforme consta nos nossos Estatutos, nossa estrutura é simples e eficaz para garantir a ministerialidade, a evangelização e o acompanhamento permanente dos discípulos.

Nossa história comprova que estamos no caminho certo porque, apesar de não termos ainda discípulos consagrados com tempo integral para a Obra, mesmo assim, aonde o DJC foi implantado ele permanece caminhando e produzindo muitos frutos de vida nova para o Reino de Deus, visto que não são poucas as pessoas que temos ajudado a crescer no seguimento de Jesus.


O tríplice acompanhamento...

Disso tudo, para irmos cada vez mais na direção que o Espírito Santo nos colocou, lembramos que no DJC todos os discípulos recebem, no mínimo, um tríplice acompanhamento:

1 – O acompanhamento geral ministrado direta ou indiretamente por mim, com a ajuda dos três Ministros Gerais do Reavivamento, do Desenvolvimento Integral e das Vocações.

2 – Os acompanhamentos específicos dos respectivos Conselheiros Gerais das Artes, da Bênção e da Infraestrutura, dos Jovens, dos Adultos e dos Casais.

3 – E o acompanhamento mais próximo e cotidiano dos Acompanhantes dos DJCs Locais e das Missões.

Além desse tríplice acompanhamento, ainda existem os diversos serviços dos Articuladores e Coordenadores.

Cada acompanhamento tem uma finalidade própria e é necessário para o conjunto da Obra DJC e para cada discípulo individualmente caminhar no rumo da nossa vocação e missão.

Para não haver confusão, eis algumas diretrizes importantes que têm conseqüências práticas na nossa caminhada discipular, seja ela pessoal ou comunitária, e seja esta de nível geral, local, específico ou de fraternidade:

- QUADRANTES: Nenhum discípulo pode assumir mais que um serviço por nível geral e por nível local (no máximo um em cada nível). Daí os quadrantes serem tão importantes.  Na falta de alguém para servir, o responsável imediato leva a responsabilidade para si. Pode até pedir o auxílio de algum discípulo até que surja alguém em condições de assumir tal serviço de modo oficial.

- DISCIPLINAS COMUNS ANUAIS: Cada organismo do DJC deve possuir uma Disciplina Comum Anual. Todos os Discípulos e todos os Organismos devem considerar tais Disciplinas. A dos níveis menores devem obedecer antes de tudo a dos níveis maiores, e todos os responsáveis devem ter o bom senso de que o conjunto de Disciplinas Anuais devem procurar o equilíbrio a fim de que os discípulos possam realmente colocá-las em prática.

- ORGANOGRAMA: No DJC os Organismos visualizados no Organograma são os três Discipulados e os três Apostolados Específicos, os quais subsistem nos seus respectivos níveis locais; os DJCs Locais e as Missões. De modo que todos são Organismos que têm determinados discípulos à frente do seu acompanhamento, os quais sempre devem estar em contato com o Acompanhante Geral. Ambos acompanhantes têm responsabilidade por igual junto aos respectivos discípulos que caminham no Organismo do DJC entregue aos seus cuidados. Por isso entre todos os responsáveis por Organismos do DJC deve haver diálogo a fim de que os discípulos sejam efetivamente acompanhados e não confundidos. Por exemplo: um discípulo que serve no Apostolado da Bênção de um DJC Local, é simultaneamente integrante do Apostolado Geral da Bênção. Por isso, é acompanhado tanto pelo Acompanhante Local, naquilo que se refere ao conjunto do DJC Local, mas também o é pelo Conselheiro Geral da Bênção, naquilo que se refere ao específico do Apostolado Geral da Bênção. De tal modo que todos os discípulos servidores da Bênção devem estar presentes tanto na caminhada do DJC Local como na caminhada do Apostolado Geral da Bênção.   

- ESTATUTOS: A referência de diálogo e encaminhamentos por parte dos diversos responsáveis por organismos do DJC sempre devem ser os nossos Estatutos. Sem eles, em vez do Exército em ordem de batalha, profetizado por Ezequiel, teremos torres faraônicas, mas que são Torres de Babel. Ninguém vai se entender, os discípulos ficarão confundidos e se cansarão com muitas atividades, mas sem disciplina, unção e passos concatenados.


Essas explicações visam a organização do nosso DJC, tendo em vista nossa responsabilidade de acompanhar todos os discípulos que Jesus nos confiou, incluindo os discípulos servidores, pois no DJC não nos interessa apenas aquilo que fazem, mas também e sobretudo o seu crescimento como discípulo, pois antes devemos SER para depois podermos FAZER discípulos. E quanto mais crescermos no SER mais teremos unção e sabedoria para FAZER... O que nasce da carne é carne, o que nasce do Espírito é espírito!!!

De modo imediato, esta exortação tem em vista não só o encontro de formação de todos os Discípulos do Apostolado Geral da Bênção marcado para o próximo domingo, mas também todos os outros encontros que os Conselheiros Gerais venham a encaminhar no futuro. Nós, Acompanhantes Geral e Locais, devemos ter sempre em mente que a missão do DJC vai além de nós mesmos e de que nunca vamos dominar todos os assuntos. Por isso cada Conselheiro Geral recebeu a missão de ajudar no acompanhamento específico dos discípulos do seu Organismo e desta forma todos nós só temos a ganhar.

Por sua vez, todos os Discípulos Servidores sempre devem estar presentes nos encontros gerais convocados pelos Conselheiros Gerais, devendo fazer inclusive sacrifícios para estar presentes, visto que tudo na vida exige sacrifícios. Um discípulo servidor que não se sacrifica não é digno de ser discípulo servidor, pois ainda não assumiu a cruz do serviço!!!

Também, por sua vez, os Conselheiros Gerais sempre devem acompanhar o seu Específico sempre tendo em mente a realidade do conjunto do DJC Geral e dos diversos DJCs Locais. Flexibilidade só na necessidade, mas mesmo assim a flexibilidade não pode virar regra. A regra são os nossos Estatutos e a Disciplina Comum Anual.

Em tempo: fiz esta reflexão para que nenhum Discípulo da Bênção cochile e perca a oportunidade do encontro geral do próximo domingo. Não tenho em mente um pessoa em particular, mas o exercício do meu ministério de acompanhamento geral do DJC. Como disse acima, estas exortações também têm em vista os outros futuros encontros gerais. Por isso é importante um discípulo só assumir um serviço, para poder arcar com todas as responsabilidades, seja no nível local, seja também no nível geral, pois sem isto o nosso DJC é que sai prejudicado.

Mãos e coração à obra!


Fraternalmente,

Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do DJC