Páginas

18 de mai. de 2011

Introdução do Temário de MOPDs 8 - Demonologia

Temário da Demonologia (T8)



Caminhada Discipular



Reavivar e desenvolver integralmente a vida cristã-batismal na perspectiva do seguimento de Jesus, esta é a nossa vocação e missão como DJC (Jo 15; 2Pd 3,18). Para tanto, precisamos observar o nosso Método de Evangelização e Acompanhamento de Discípulos (MEAD), que se realiza na prática como uma Caminhada Discipular. O discípulo de Jesus não cresce com o “tempo”, mas de passo em passo, com irmandade, oração no Espírito Santo, meditação da Bíblia, vivência dos sacramentos, formação cristã e acompanhamento personalizado.

Os diversos responsáveis por organismos – Acompanhantes, Conselheiros, Articuladores, Coordenadores de Fraternidades Cristãs – devem ajudar os discípulos que acompanham a fazer esta Caminhada Discipular, discernindo um cronograma e fazendo uso das Publicações do Discipulado. Trata-se mesmo de zelar pela nossa vocação e missão como DJC diante de Deus e da Igreja.



Cronograma



O tempo da graça de Deus (kairós), acontece dentro do nosso tempo histórico (cronos). Por isso um cronograma é muito importante...

Antes mesmo de iniciar uma Fraternidade Cristã, e depois ao menos uma vez por ano, deve ser feito um cronograma para a mesma, incluindo-o dentro da Disciplina Comum, discernindo datas, horários, locais e responsáveis tanto pelos encontros espontâneos como pelos encontros temáticos.

Na caminhada discipular da Fraternidade Cristã, encontros espontâneos são aqueles que os próprios responsáveis fazem um discernimento direto de acordo com as circunstâncias próprias de cada realidade: encontros com uso do Irmanador, confraternizações, passeios, filmes, em comum com outras Fraternidades do seu respectivo Específico, etc. Já os encontros temáticos são aqueles que contemplam um determinado Temário de MOPDs editado pelo Ministério de Acompanhamento Geral e que devem ser estudados em todos os organismos do DJC ao longo do tempo.

A pedagogia básica é esta: encontros espontâneos – série de encontros temáticos de um determinado temário de MOPDs – encontros espontâneos – série de encontros temáticos de um determinado temário de MOPDs novamente, e assim sucessivamente. Nesse ínterim, ao menos uma vez por ano todos são convidados a sempre participar de um Reavivamento no Espírito Santo.

Este cronograma previamente discernido pelo Conselheiro Geral e demais responsáveis pela Fraternidade, incluido dentro da Disciplina Comum anual, mesmo que aberto a pequenas mudanças e emergências, tira o risco de atropelos ou “sufocamentos”, que são muito ruins para uma nova Fraternidade.

Sendo assim, já considerando a experiência que todos adquiriram, quando vai ser ministrado este Temário da Demonologia?

Lembramos que mesmo que haja uma numeração dos temários (este é o oitavo), os responsáveis não são obrigados a seguir tal numeração à risca. O importante mesmo é que todos os discípulos recebam todas as formações do DJC através desses temários ao menos uma vez. E embora os encontros de cada Temário possam servir de base para pregações no Siloé ou outros eventos, consideramos que um discípulo só o recebeu mesmo quando adquire o subsídio e o medita totalmente numa Fraternidade Cristã ou em um organismo do DJC que equivale a mesma, a saber, os Ministérios Gerais, Locais e Específicos, as Missões e as Extensões.

Este Temário da Demonologia, que aborda muitas questões importantes da nossa fé, e que tem relação direta com muitas coisas que acontecem na nossa vida, longe de causar medo ou gerar pesadelos, é um verdadeiro curso de espiritualidade. Com certeza, a compreensão de muitas coisas do além vai ajudar bastante os discípulos a ficarem atento ao essencial, que é o Bom Deus e a vida em comunhão com ele. O melhor é que os demônios sendo desmascarados, eles perdem muita força e poder, tendo em vista que o inimigo oculto escraviza mais do que quando é revelado na sua identidade e modo de agir. Trazemos à memória aquilo que o saudoso papa Paulo VI dizia em 1972: o grande desafio da Igreja é vencer o Inimigo Oculto. Para tanto, é muito importante que os estudos acerca dele e do modo como age no mundo deveria ser intensificado. É neste sentido que queremos meditar sobre demonologia.

Gostaríamos de ter acrescentado mais exemplos de verdadeiras obras diabólicas que estão presentes no mundo de hoje.  Umas agem de modo claro, outras agem de modo oculto. Porém, preferimos lançar as reflexões, embasadas na Bíblia e na Doutrina da Igreja, bem como na experiência dos Santos e dos exorcistas autorizados pela Igreja. De modo que, orientados, os próprios discípulos saberão discernir os sinais dos tempos e separar o joio do trigo.

Alguns textos têm a indicação de que foram adaptados por mim a partir do livro do Pe. Fortea, Suma Demoníaca. Falo de adaptação por que nem é propriamente uma seleção de textos e nem um resumo propriamente dito. Colhi as idéias deste autor, que é um renomado exorcista, mas no meio fui traduzindo de uma linguagem mais técnica para uma linguagem mais popular, e escrevendo também minhas próprias conclusões, sempre dentro do horizonte bíblico e da doutrina da Igreja. De modo que, em tais textos, misturam-se textos meus com e do Pe. Fortea, num esforço de colocar em menos páginas explicações importantes que no livro acima citado estão contidas em muitas outras. Finalizando, além desse temário, será de bom proveito ler o livro do Pe. Fortea, publicado tanto na Palavra e Prece como na Paulus.



Encontro de Espiritualidade da Demonologia



Após terminar os encontros do Temário da Demonologia, com discernimento, o Coordenador poderá ministrar alguns encontros mais espontâneos, auxiliado pelo Irmanador Discipulado, ou fazer uma confraternização, e/ou um passeio, e/ou um encontro com um bom filme... Então, depois, será realizado o Encontro de Espiritualidade da Demologia. Neste encontro especial todos vão se aprofundar e, sobretudo, vivenciar tudo o que foi meditado e refletido sobre demonologia.

O Encontro de Espiritualidade da Demonologia é bom que seja realizado num sítio ou outro lugar bem favorável, com lanche/almoço, descontração, disciplina, devoção mariana, oração no Espírito Santo, pregação, súplicas e adoração. Também poderá ser realizado em comum com outras Fraternidades Cristãs. Mas é preciso ponderar todas as questões!

Cronograma: Depois dos Encontros da Demonologia, teremos encontros mais espontâneos antes do Encontro de Espiritualidade da Demonologia? Onde? Quando? Como?  ...  E quando e onde será o Encontro de Espiritualidade da Demonologia?



Seguindo adiante



É importante que cada momento da caminhada discipular seja sempre discernido e realizado da melhor maneira possível. O Espírito Santo age, mas é preciso que façamos a nossa parte com muito amor, discernimento e zelo, mesmo quando isto nos custe sacrifício.

Após concluir o Temário da Demonologia com o Encontro de Espiritualidade, o conteúdo básico sempre deverá ser revivenciado, pois a caminhada discipular não é feita de momentos estanques, mas num processo cíclico contínuo.

Mas é preciso olhar para frente, na perspectiva do seguimento de Jesus. Depois do Encontro de Espiritualidade da Demonologia, novamente poderão ser realizados encontros mais espontâneos, como já foi explicado anteriormente. Mas aí todos já vão se preparando para o 9º Temário de MOPDs, e assim sucessivamente.



Cronograma: Depois do encontro de espiritualidade da Demonologia teremos encontros mais espontâneos? Onde, quando? Quem? Como? E depois, quando será o início do próximo temário de MOPDs?



Quanto ao mais, bom senso, sintonia com a vocação e missão do DJC e mãos e coração à obra!



Fraternalmente,





Pe. Marcos Oliveira
Acompanhante Geral do Discipulado de Jesus Cristo


Você pode adquirir este
Temário da Demonologia
nas Publicações do Discipulado
Falar com Socorrinha
Preço: R$ 7,00