Páginas

10 de set. de 2011

Kairós 2011



- O que é o Kairós?

O Kairós, uma palavra bíblica que significa tempo favorável para a salvação, é a festa do Senhor Jesus(Dominus Iesus), mais pela sua infinita misericórdia, o presente é para todos nós, seus filhos e filhas que lhe abrem o coração através da fé.

A fé entra pela pregação da Palavra no poder do Espírito Santo até alcançar o coração e todas as áreas da vida da pessoa.

Por isso o Kairós é a grande festa querigmática da salvação, com muito louvor, alegria, fraternidade, oração no Espírito Santo, pregação do Evangelho do Amor de Deus e oração de bênção e de salvação.

Em um mundo onde muitas pessoas têm sede da Verdade e da Vida, mais ao mesmo tempo com muitos relativismos e idolatrias, é necessário anunciar Jesus Cristo e seu Evangelho como dom de amor do Pai Celeste para a salvação de toda humanidade.

- Casamento entre Kairós, Siloé e Reavivamento no Espírito Santo

Dado que ambos são eventos querigmáticos do DJC, Kairós, Siloé e Reavivamento no Espírito Santo podem ser casados entre si.

Ou seja, por algumas semanas seguidas, ministra-se todo Reavivamento no Espírito Santo nos horários do Siloé, e o Kairós pode ser realizado como uma grande festa de conclusão do mesmo.

O povo vai fazendo o RES e ao mesmo tempo vai sendo convidado para celebrar o Kairós.
Em outras circunstâncias, mais sempre com discernimento, podem ser realizados Reavivamentos Específicos para jovens, adultos e casais no horário das próprias Fraternidades Cristãs, que também culminarão na celebração do Kairós.

Tudo discernido e meditado sempre dá certo, para não haver riscos de sufocamentos, atropelos e descaracterização dos eventos.

No que se refere ao Reavivamento, os responsávies deverão ler as considerações iniciais do subsídio próprio do Reavivamento, que é o Temário de MOPDs 0. No Manual do DJC existe uma ficha de inscrição para o Reavivamento (quando se julgar necessária).

- Tema do Kairós 2011:

"Eo sou o Alfa e o Ômega, o Primeiro e o Último, o Princípio e o Fim!" (Ap 22,13).

Dominus Iesus: Somente Jesus é o nosso Senhor e Salvador.

Somente Ele é o Deus Único e Verdadeiro na unidade do Pai e do Espírito Santo.

Para Ele todo louvor, toda honra, toda adoração e toda glória hoje e sempre e por toda eternidade.

Nós o acolhemos na nossa vida, pois sem Ele não somos nada, sem a sua graça a nossa vida não tem sentido. Acolhemos o seu amor que cura, salva e liberta e por causa dele renunciamos publicamente todos os falsos deuses, demônios e ídolos de ontem e de hoje. Mais a ênfase deve ser o querigma, não a denúncia das seitas!

- Data do Kairós

Não existe uma data fixa, mais um período nas mediações da Solenidade de Cristo Rei, advento e natal do Senhor. Por isso, o Kairós é realizado entre outubro, novembro e dezembro (quarto trimestre do ano).

- Responsável pelo Kairós

Os DJCs Locais, com a ajuda dos Ministérios Gerais de Assistência e dos três Discipulados e Apostolados Gerais do DJC.

Dado que em todas localidades o povo necessita de evangelização, e não devemos ter medo de avançar para águas mais profundas, o bom mesmo é que todos os DJCs Locais realizem o Kairós da melhor maneira possível na sua própria localidade e Jesus sempre vai fazer acontecer a pesca milagrosa.


- Antes do Kairós

Discernir tudo...

Ver local, data, horários, ministros, equipamentos...

Se vai ser casado ou não com o Siloé, Reavivamento no Espírtito Santo, etc


Se vai haver encontros de oração em preparação para o kairós (ver proposta lá embaixo).

Não esquecer divulgação com camisas, bonés, faixas, cartazes em locais estratégicos (comércios, escolas, igrejas, paradas de ônibus).

Além da divulgação, motivação, convite boca-a-boca, avisos em Missas, rádios...

Tudo com parresia, eficácia, beleza...

- Programação do Kairós:

Para que o Kairós alcance seus objetivos específicos, propomos o seguinte roteiro básico:

Manhã: Acolhimento, louvor e fraternidade, oração no Espírito Santo, entronização e pregação da Palavra de Deus e oração na Palavra.

Tarde: Devoção mariana, louvor e fraternidade, pregação da Palavra de Deus, entronização do Santíssimo Sacramento, adoração e oração de salvação.

Noite: Santa Missa direcionada para as famílias.

- Pós-Kairós

O Kairós é um evento de evangelização aberto a todas as pessoas. Porém, sempre é importante convidar para participar do Siloé e das Fraternidsades Cristãs.

Por isso é importante que o Ministério de Acolhimento do DJC Local esteja de prontidão para convidar para o Siloé e cada Discipulado Específico também convide para uma Fraternidade Cristã (se possível, de iniciantes).


Depois voltaremos a esta postagem com novas explicações e propostas!

Desde já, bom Kairós!

Jesus Cristo vive e é o Senhor!!!



xxx




Encontros de Oração rumo ao Kairós


O kairós é a festa da salvação. Por isso é muito bom que haja uma grande preparação das pessoas antes da realização do mesmo.


Uma das maneiras de prepará-lo é realizar uma série de encontros de oração tendo por referência os capítulos 40 – 55 de Isaías. A própria Palavra de Deus que “se cumpre sempre” (Is 40,8) vai criando a mística do Kairós no coração dos discípulos e em todo ambiente também.


Estes capítulos constituem o que os exegetas chamam de Segundo Isaías. O profeta anuncia um novo êxodo para o povo, quando o Senhor vai realizar maravilhas de salvação muito maiores do que no primeiro. Com toda propriedade, o profeta Isaías é chamado de evangelista, arauto de boas notícias. “A profecia do Segundo Isaías é um dos textos mais citados do Novo testamento; o evangelho de João, mesmo sem citá-lo, está sob o seu influxo” (Schokel).


Esses encontros de oração podem ser realizados no horário do Siloé. Vão nos ajudando a meditar cada aspecto da salvação, para que possamos melhor vivenciá-la, o que a Bíblia chama de “tomar posse da bênção de Deus”.


Aos poucos, à medida que o tempo nos possibilite, vamos selecionar passagens e colocar algumas dicas de pregação e oração.


1º Encontro de Oração rumo ao kairós: O Senhor é nossa força
Is 40,6-11.27-31
Mt 11,25-30
Jesus é força para os cansados, paz para os angustiados.


2º Encontro de Oração rumo ao kairós: Fonte de água viva
Is 41,17-20
Jo (Jesus e a Samaritana)
Jesus vai ao nosso cotidiano e sacia nossa sede. Samaritana vivia sem sentido, de galjo em galho (muitos maridos), como uma pessoa que não persevera na profissão, nos estudos, na vida afetiva, quebrando a cara nos vícios... Jesus vai ao seu cotidiano, dá-lhe de beber. A Samaritana transborda desta água: sai evangelizando.



3o Encontro de Oração rumo ao kairós: Em Jesus, Justo e Misericordioso, colocamos a nossa esperança 
Is 42,1-13

O Servo de Deus, Jesus, o Cristo, “cheio do Espírito”: será justo (implantará o direito) e misericordioso (não quebrará a cana rachada nem apagará o pavio que ainda fumega).

Javé que dá respiração e o Espírito aos habitantes da terra, colocará Jesus como aliança de um povo e luz para as nações.

Jesus abrirá os olhos dos cegos, libertará os presos da cadeira e os que vivem na escuridão.

Em Jesus Salvador, Javé não dará a outros a sua glória. Somente a Ele deveremos render glória (não aos demônios, espíritos de mortos e nem a homem algum).

As primeiras coisas já aconteceram (primeira criação). Coisas novas vão acontecer (segunda criação = homens novos em Jesus).

Por isso, cantem a Javé um cântico novo (das novas criaturas).



Mt 12,15-21

Jesus é o cumprimento das promessas de Deus. Com Ele o tempo da salvação (Kairós) já é realidade. Nele depositamos toda a nossa esperança, pois somente ele levará o julgamento à vitória!





Cânticos oportunos:

Louvor:

Súplica ao Espírito Santo:

Oração de bênção:



Continuaremos depois...