Páginas

3 de set. de 2011

Siloé com a Palavra de Deus

Setembro, mês da Bíblia, é um mês especial para contemplarmos Jesus, a Palavra de Deus em pessoa: “E a palavra se fez homem e habitou entre nós!” (Jo 1,14)



Nos Siloés deste mês, ou ao menos em um, proponho que seja ministrado um encontro totalmente voltado para a mística da Palavra de Deus:



- Na devoção mariana, suplicar a Maria a sua intercessão, ela que viveu como Serva da Palavra de Deus: “Faça-se em mim segundo a sua Palavra!”



- Na oração inicial, após o louvor inicial, entronizar a Bíblia e adorar Jesus Palavra. E suplicar o Espírito Santo na perspectiva de que Ele que inspirou os hagiógrafos (escritores sagrados da Bíblia), continue iluminando a Igreja e todos os fiéis tanto no ensino como na compreensão da Palavra de Deus. Que ele conceda a graça desta Palavra ser revelação na nossa vida.



- Na pregação, priorizar o que é a Palavra de Deus. Alguns textos bíblicos ajudam nesta pregação como Is 55, Jo 1, Sl 119. Aliás, bom seria que todos levassem a Bíblia Pastoral e antes do cântico de aclamação, cantassem partes do Sl 119! Não há nada melhor do que rezar com os salmos, a grande escola de oração. Criar este hábito nos discípulos é muito bom para a sua espiritualidade da caminhada.



- Na oração de bênção, após a pregação, suplicar a bênção da fé na Palavra de Deus, de viver de acordo com ela, de esperar nas suas promessas. Armar-se com esta Palavra Sagrada, pois ela é a nossa espada contra os demônios e todo mal.


xxx


Em outro Siloé deste mês, caso seja possível, poderia ser meditado Lc 24 (Discípulos de Emaús), enfatizando a necessidade da Meditação Orante da Palavra de Deus diariamente e nos encontros e reuniões do DJC. Existe um texto no temário da Irmanação que ajuda nesta perspectiva (O pão nosso de cada dia).



Tudo de bom!



Graça e Paz!



Pe. Marcos Oliveira