Páginas

21 de set. de 2011

Siloé com a Bíblia Sagrada


Setembro, mês da Bíblia!



Tempo especial para celebrar a Palavra de Deus!



É importante que seja realizado um Siloé enfatizando a importância da Palavra de Deus posta por escrito na Bíblia Sagrada.



Onde for possível, pode ser realizado o Tríduo da Palavra de Deus ou todos os Siloés do mês voltados de um modo especial para a mesma.



Além do comum de cada Siloé, entronizar a Bíblia na oração inicial.



Todos com a Bíblia Pastoral em mãos, juntos recitar ou cantar partes do Salmo 119, que é como que o Ofício de louvor à Palavra de Deus



Na oração de bênção, pedir a graça da fé, a realização das promessas de Deus, a graça de caminhar conforme o Evangelho, etc



xxx



Texto para ajudar na pregação:



A palavra está muito perto de ti



Deuteronômio 30,11-14



Antes de iniciar a leitura desta página, peça o auxílio do Espírito Santo, Aquele que inspirou os autores sagrados a escreverem o que Deus quis, para que você entenda o quê e o para quê foi escrito.

Tomemos hoje o livro do Deuteronômio, capítulo 30,11-14 e façamos uma Lectio com ele. Leia pelo menos três vezes, com atenção, se possível à meia voz.

Partilhemos. Para você ter uma noção, o livro do Deuteronômio ou segunda lei é, em grande parte, uma recapitulação da história do povo hebreu relatada nos livros precedentes, a partir do monte Horeb onde Deus se revelou a Moisés.

O Deuteronômio repete também parcialmente, as leis. Essa recapitulação é inspirada e dominada por uma idéia: a história reflete o amor do Senhor para com seu povo escolhido. Ele escolheu livremente a Israel para ser o seu próprio povo e este deve reconhecer nele seu único Deus e oferecer-lhe culto no seu único santuário.

O livro foi concluído no cativeiro da Babilônia, entre os anos 587 a 538 a.C. O trecho que escolhemos para a nossa Lectio de hoje faz parte do terceiro discurso de Moisés que inicia em Dt 28,69 e se estende até o final do capítulo 30.

Veja o versículo 11: “Por que este mandamento que hoje te ordeno não é excessivo para ti, nem está fora do teu alcance.” Você acha que os mandamentos de Deus são pesados (excessivos) para você? Você conhece os dez mandamentos? Não lembra todos? Ou ainda troca a ordem de alguns? Bem, façamos uma revisão:

1) Amar a Deus sobre todas as coisas.

2) Não tomar seu santo nome em vão.

3) Guardar os domingos e dias de festas.

4) Honrar pai e mãe.

5) Não matar.

6) Não pecar contra a castidade.

7) Não furtar.

8) Não levantar falso testemunho.

9) Não desejar a mulher do próximo.

10) Não cobiçar as coisas alheias

(cf. Ex 20,1-21 e Dt 5,1-22; Veja também no Catecismo grande da Igreja Católica).



No tempo de Jesus, os fariseus perguntaram-lhe qual era o maior mandamento e Ele respondeu: “Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro dos mandamentos. E o segundo é semelhante ao primeiro: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas” (Mt 22,37-40). São Paulo resume bem ao dizer: “O amor é a plenitude da Lei.” (Rm 13,10).

 Para algumas pessoas uns mandamentos parecem mais pesados que outros. Para os jovens talvez o sexto mandamento seja um fardo. Para outros o oitavo é um peso grande, pois não conseguem deixar de “comentar” sobre a vida dos outros. Mas a Palavra de Deus garante que os mandamentos não são excessivos. Se você sente dificuldade em relação a um mandamento especial, peça hoje a graça para que este versículo de Dt 30,11 seja verdade em sua vida e que você não sinta peso em cumprir os mandamentos. Inicie assim: “Senhor, eu creio em tua Palavra. Dá-me neste dia a graça da fidelidade à tua Lei. Que (ela / este mandamento...) não seja um peso excessivo para mim... Que o teu Espírito me dê a força necessária e eu seja vencedor contigo...”

A continuação do versículo 11 diz ainda que os mandamentos não estão fora do nosso alcance. Você já imaginou se o que Deus nos pedisse fosse algo impossível. Que desânimo e frustração não nos causariam, não é mesmo? Como ser fiel a algo muito maior do que nós? Mas não, eles estão ao nosso alcance. Agradeça o Senhor por isso: “Eu te louvo e te agradeço Senhor, pois os teus mandamentos estão ao meu alcance. Obrigado por que eles são a nossa felicidade e cumpri-los é buscar a santidade a cada dia...”

 Os versículos 12 a 13 explicitam que a Palavra do Senhor não está longe de nós. Nem no alto céu e nem além-mar. Não temos desculpas. E conclui no versículo 14: “Sim, por que a palavra está muito perto de ti: está em tua boca e no teu coração, para que a ponhas em prática.” Note quão importante é a leitura em voz alta ou à meia voz. A Palavra pronunciada penetra pelos nossos ouvidos e alcança o coração e assim podemos pô-la em prática. Lembre-se que naquele tempo o principal meio de transmissão dos ensinamentos era por via oral, pois não existia o papel e os rolos e pergaminhos eram caros. Se naquele tempo a palavra já estava ao alcance do povo, imagine hoje.

Outro ponto importante é que com a Encarnação do Verbo realmente podemos afirmar: A Palavra está muito perto de ti. Jesus veio para ser o Emanuel, o Deus-conosco. Ele vem fazer morada em nós quando lhe abrimos o coração.

Inicie uma oração espontânea reafirmando sua fé na presença real de Jesus ao seu lado: “Senhor, eu creio que Tu estás perto de mim, ao meu lado... Obrigado pela tua Palavra, pelos hagiógrafos, os autores sagrados que o teu Espírito inspirou a escrever tudo e somente aquilo que é da tua Vontade. Obrigado pelos homens e mulheres que ao longo da história da Igreja, preservaram-na e transmitiram-na para que ele estivesse ao meu alcance... Obrigado pelos estudiosos e tradutores que me permitem lê-la no meu idioma... Perdão por toda negligência e falta de zelo na leitura e anúncio da tua Palavra... Ignorar as Escrituras é ignorar-te, Senhor! Dá-me a graça da fidelidade a cada dia do meu momento contigo através da Palavra... Dá-me também a graça de pô-la em prática e não perdê-la...” Continue da forma que o Espírito Santo o mover.

Continue mais um tempo de sua oração em contemplação, louvando e bendizendo este Deus tão perto de nós... Shalom!



José Ricardo Bezerra





xxx



Em outras pregações, poderia ser lido João 1, cuja ênfase é que a Palavra de Deus é uma pessoa, é Jesus.



Ou Isaías 55, que ressalta sua eficácia salvadora, etc



A Dei Verbum ou a Verbum Domini (documentos da Igreja) poderiam ser amplamente utilizadas nas pregações do mês de setembro.



C R I A Ç Ã O: Criatividade e ação a serviço da evangelização!



E olha que a Palavra de Deus tudo recria e faz novo novamente!!!



Ela mesma é fonte de unção e criatividade!



Pe. Marcos Oliveira

Atualizada aos 21/09/11, às 09h:37